sexta-feira, 9 de maio de 2014

Barrancos - visto por revista francesa por ocasião dos 40 anos do 25 de abril

Uma equipa de jornalistas da revista francesa VISÓ, Magazine, que esteve em Portugal por ocasião do 40º aniversário do 25 de abril, passou por Barrancos e, sob o titulo "le reméde insólite de Barrancos" (o caso atípico de Barrancos, em tradução livre) publicou uma extensa reportagem sobre o "sistema de rotatividade de emprego/trabalho criado pelo município para atenuar o problema do desemprego", especialmente entre os jovens.
Imagem daqui
Imagens do eB, 08-05-2014

7 comentários:

Anónimo disse...

Émigration Zero?

Têm a certeza que tiveram em Barrancos e a entrevista é sobre Barrancos, o nosso Barrancos que nós conhecemos? Acho que não...

Jacinto Saramago disse...

Infelizmente a emigração é uma realidade que Barrancos conhece desde os anos 1960, diminuindo gradualmente e quase desaparecendo em finais da 1990/2000. Agora, com esta crise troikiana, Portugal está a registar um aumento assustador da emigração. Em Barrancos também, mas com muitíssima menos expressão que a nível nacional.

Mas mesmo assim preocupante, mas mais ainda a migração interna para outros pontos do país.

Cpts

Anónimo disse...

"quase desaparecendo em finais da 1990/2000" será Jacinto? Quase todos os emigrantes que saíram de Barrancos na década de 80/90 não têm regressado, tendo ainda arrastado consigo filhos e familiares. Se a memória não me falha, apenas regressaram 5 famílias (2 completa e 3 só os pais já reformados)

Jacinto Saramago disse...

Tem razão no anónimo/a das 10h16. Mas eu estava a referir-me ao fluxo de saídas, que nessas datas parou.

Cpts

Anónimo disse...

E quanto à imigração? Quantos já saíram de Barrancos? Este resultado seria bem mais interessante...

Cumprimentos,
Anthony

Jacinto Saramago disse...

Antony, Antony, parece-e que trocou o E pelo I!!!

Mas já agora, para não o desiludir, venham eles, oxalá tivéssemos muitos Imigrantes! Seria sinal de ... progresso.

Cpts.

Anónimo disse...

Tem razão Jacinto. O que eu queria dizer com imigrante, era I de interior. Ou seja Emigração dentro do próprio pais. Podemos chamar-lhe Êxodo para não levantar dúvidas. =

Cpts.