quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Cinco grifos e dois abutres-pretos libertados no Alentejo

O Centro de Estudos de Avifauna Ibérica (CEAI) e a associação ambientalista Quercus vão devolver à natureza cinco grifos (Gyps fulvus) e dois abutres-pretos (Aegypius monachus), em Mourão, Évora. Após a libertação, na quinta-feira, as aves vão ser uma ajuda preciosa na luta contra o uso ilegal de venenos, uma das maiores ameaças a estas espécies protegidas.
(...)
Uma das medidas do projecto LIFE – Inovação contra envenenamentos, co-financiado pela União Europeia, é a “marcação e monitorização de espécies bioindicadoras do uso de venenos”, por serem necrófagas. O projecto está em curso em oito áreas-piloto distribuídas por Espanha, Grécia e Portugal, onde há duas: uma na Zona de Protecção Especial (ZPE) Moura-Mourão-Barrancos, dinamizada pelo CEAI, e outra na ZPE para Aves do Tejo Internacional, Erges e Ponsul, dinamizada pela Quercus. Nesta última foram libertadas 106 aves.
(...)
Aves foram previamente marcadas e vão contribuir para aumentar o conhecimento sobre as rotas migratórias e a respectiva taxa de mortalidade por envenenamento.
Fonte: Texto e fotos, Público
Sobre este assunto, valen a pena recordar, aqui e aquinotícias relacionadas.

Sem comentários: