terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Acesso à universidade - maiores de 23 anos


11 comentários:

Anónimo disse...

infelizmente não estamos em situação de pensar em estudar com os custos que tem, até porque ter um curso superior já não é sinónimo de ter trabalho e ser pago como tal. Hoje em dia mais vale ter padrinho do que curso, porque até aos licenciados querem pagar como um 9º ano ou 12º via RVCC.
Quantos licenciados existem atualmente em barrancos no desemprego e sem trabalho?

Anónimo disse...

"O saber não ocupa espaço, e sim o vazio de nada saber." Eça

Anónimo disse...

Bom dia

Ai está uma das razões de haver tantos licenciados desempregados, querem receber ordenados de "chefes" porque tiraram um curso mas na realidade não sabem fazer nada. 1º à que saber fazer e depois é que se pode pedir um salário alto. Alguns 9º ano ou 12º fazem mais e sabem mais do que muitos licenciados...
E sim o saber não ocupa lugar mas perder anos a tirar cursos sem "saida profissional" é só para quem pode!

Jony

Anónimo disse...

estou de acordo com o Anónimo das 07:41..ñao desvalorizo e até acho que tem muito mérito quem tiver um curso superior e quem tenha tido possibilidades de o tirar,mas alguns ja se pensam Doutores.. e talvez aqueles que tenhem o 12º sabem e tenhem mais conhecimentos do que os " DOUTORES", e atenção nao é para todos alguns licenciados são um exemplo a seguir..

Anónimo disse...

Caro Jony, já vi muitos 9º e 12º bem formados e desempregados, mas também já vi muitos (bastantes) formados nos RVCC em meia duzia de dias, sem qualquer custo ou dificuldade, onde nem sequer aprenderam a escrever o nome deles sem erros e têm bons empregos. Infelizmente o que conta é o padrinho não as habilitações.
Quem tira um curso superior, paga um disparate de euros (independentemente de quem os pague), está com uma formação superior deve ser pago como tal e não ser equiparado a um 9º ano de RVCC.
Se eu tivesse um, não me armaria em esperto, mas gostaria de ser melhor remunerado que sou, de forma a poder repor os custos do curso

Anónimo disse...

Caro Jony, uma das principais razões de existirem tantos licenciados no desemprego prende-se com o facto de as empresas, por exemplo, preferirem usufruir dos serviços de um licenciado durante o período de "estágio profissional" e depois em vez de o contratar o que faz? Arranja mais um "estagiário" para continuar o trabalho, pois os custos são muito menores. No que diz respeito ao "saber fazer", temos que ter em conta que nem todas as licenciaturas tem como objectivo "meter a mão na massa", mas sim saber como se "deve meter a mão na massa", são coisas diferentes."Alguns 9.º ano ou 12.º fazem mais e sabem mais do que muitos licenciados...", a resposta é simples, nem sempre existe vontade de ensinar ou de deixar fazer. Não nascemos ensinados e é com os erros que se aprende, quer a nível pessoal quer a nível profissional. Em relação à remuneração como "chefes", penso que uma pessoa que dedica 3 ou 4 anos da sua vida a tirar uma licenciatura, no final, tem sempre esperanças de ver o seu esforço recompensado a nível monetário. Em relação à parte dos "Doutores", penso que isso depende de pessoa para pessoa. O facto de se ter um curso superior, não significa que devem ser superiores a ninguém...

Anthony

Anónimo disse...

Bom dia

Concordo que isso dos RVCC é injusto para quem esteve/está a estudar uma série de anos, alguém que fica 1 disciplina ou 2 pendentes e para poder terminar os estudos faz um desses testes é uma coisa agora ficar com um grau de escolaridade (por exemplo 12º ano) fazendo esse tipo de cursos “RVCC” em poucos dias é bastante injusto mas é o que temos.
Sem dúvida que o que mais conta hoje em dia é o padrinho mas por muito padrinho que tenhas se não sabes fazer não vais durar muito, pelo menos na realidade que eu vivo (sector privado).
Penso que as pessoas devem ser remuneradas pelas funções e responsabilidades que desempenham não por ter curso superior ou não.
Quanto aos estágios é uma realidade que acontece sim, mais uma vez na minha realidade até nem tem sido assim, normalmente quem tem feito estágio tem acabado por fazer contrato, a termo, por vários meses.
Temos de tudo Caro anónimo das 9:24, temos aqueles que sabem a teórica e não têm problemas em meter a mão da massa e temos os que têm e teórica e não querem meter a mão na massa. Também muitas vezes não existem vontade de aprender…. Todos aspiramos a ganhar mais mas não podemos partir do principio que vamos ganhar mais por ter um curso superior, depois de demostrar o teu valor EXIGE mais isso sim.
Isso dos doutores comentado pelo outro anónimo pois como dizes, depende de pessoa para pessoa. Para mim se começam a armar-se em “superiores” por terem o curso superior fica logo apresentado ;).

Jony

Anónimo disse...

a realidade é que cada um se safa como pode, sejam licenciados, "doutores", ou tenham frequentado o RVCC.. não vamos discriminar ninguém.. todos temos os mesmos direitos.e como tal todos temos direito a trabalhar, com licenciatura, 9º ano ,12º ano através de um RVCC..

Anónimo disse...

Quem tem inveja de quem tem um curso superior que estude, afinal a noticia é da abertura das inscrições ou não?
Em portugal vemos é aqueles que estudam a sério, e os que estudam para nada fazer e com pouco trabalho e sem esforço ou dedicação se safarem, essa sim é uma triste realidade, a nossa realidade.

Anónimo disse...

Concordo contigo, anónimo das 9:46. Acho é que há muita gente com dor de cotovelo dos estudos dos outros. E se os dos 9º anos e 12º anos realmente acham que sabem mais que os se esforçaram por tirar um curso superior que o provem no mesmo sitio destes.

Anónimo disse...

Caro Jony, concordo com quase tudo o que referiu. Espero que compreenda que não quis generalizar com o meu comentário. E sim, primeiro temos que demonstrar trabalho e só depois é que podemos ver o esforço recompensado com um "aumento". No entanto, ter um curso superior ou exercer funções com esse mesmo curso, normalmente (atenção ao normalmente) acresce responsabilidades no desempenho das funções. Não sei onde o Sr. trabalha, mas se na sua empresa os estagiários no final são recompensados com um contrato (quando o merecem como é óbvio), os meus parabéns ao sua empresa. Deveriam ser todas assim e não deveriam aproveitar-se dos "sonhos e esperanças" de alguém com expectativas de futuro, como um mero estagiário...
Aos anónimos das 9:46 e 11:24, existe uma grande diferença entre tirar um curso superior que tem saída e tirar um curso superior só por dizer que se tem uma licenciatura. Normalmente os cursos com saída requerem muito esforço e dedicação e não são "fáceis" (nenhum curso superior é fácil, mas não podemos comparar uma licenciatura em Física com um curso de Acção Social, por exemplo). Temos que perceber que nem todos podem ser Doutores, também precisamos de bons profissionais, formados em escolas profissionais!! Mas pronto, isto é outro assunto diferente. Anónimo das 9:29, "a realidade é que cada um se safa como pode, sejam licenciados, "doutores", ou tenham frequentado o RVCC", o problema é que não podemos meter todos no mesmo saco. O nível de conhecimento é diferente. E sabe perfeitamente, que nem todos têm as mesmas oportunidades...

Cumprimentos a todos.

Anthony