A Comissão de Festas de Barrancos 2011/2012 divulgou no início desta semana o seu balancete anual, no qual regista um saldo positivo de € 4031,84, dos quais € 813,84 transitam para a Comissão de 2013:
€ 430,00, de donativo à Associação Humanitária dos BVB;
€ 50,00, donativo ao pároco de Barrancos;
€ 700,00 "pagamento do baile do dia 1 de setembro" (Comissão de Festas 2013);
€ 1.500,00, donativos ao pessoal que colaborou com a Comissão;
€ 538,00, jantar de agradecimento a todos aqueles que colaboraram com a Comissão 2012.
€ 50,00, donativo ao pároco de Barrancos;
€ 700,00 "pagamento do baile do dia 1 de setembro" (Comissão de Festas 2013);
€ 1.500,00, donativos ao pessoal que colaborou com a Comissão;
€ 538,00, jantar de agradecimento a todos aqueles que colaboraram com a Comissão 2012.
A título de curiosidade e de serviço público, abaixo publico os saldos das Comissões de Festas anteriores, que recordo:
Em 2012: € 4.031,00, dos quais € 813,84 transitaram para a Comissão de 2013;
Em 2011: € 5.691,10, dos quais € 1.504,81 transitaram para 2012 (retificado pela CF 2011)
Em 2010: € 1.722,00, dos quais € 722,00 transitaram para 2011;
Em 2009: € 9.972,62, dos quais € 1.022,62 transitaram para 2010;
Em 2008: € 3.319,50, dos quais € 510,00 transitaram para 2009;
Em 2007: € 1500,00 (não confirmado);
Em 2006: constava, à data, que "não pagaram os touros";
Em 2005: constava, á data, que "não pagaram a orquestra".
Em 2012: € 4.031,00, dos quais € 813,84 transitaram para a Comissão de 2013;
Em 2011: € 5.691,10, dos quais € 1.504,81 transitaram para 2012 (retificado pela CF 2011)
Em 2010: € 1.722,00, dos quais € 722,00 transitaram para 2011;
Em 2009: € 9.972,62, dos quais € 1.022,62 transitaram para 2010;
Em 2008: € 3.319,50, dos quais € 510,00 transitaram para 2009;
Em 2007: € 1500,00 (não confirmado);
Em 2006: constava, à data, que "não pagaram os touros";
Em 2005: constava, á data, que "não pagaram a orquestra".
(...)
Em 1993: € 12.540,00 (2508 contos, em moeda da época), que transitaram para 1994;
Em 1992: € 8.735,00 (1380 contos, idem) que transitaram para 1993;
Em 1991: € 3.735,00 (747 contos, idem) que transitaram para 1992;
Em 1990: € 330,00 (66 contos, idem) que transitaram para 1991.
Em 1993: € 12.540,00 (2508 contos, em moeda da época), que transitaram para 1994;
Em 1992: € 8.735,00 (1380 contos, idem) que transitaram para 1993;
Em 1991: € 3.735,00 (747 contos, idem) que transitaram para 1992;
Em 1990: € 330,00 (66 contos, idem) que transitaram para 1991.
18 comentários:
Os BVB são um bem precioso na nossa terra sem duvidas, mas que do saldo final da festa entreguem aos BVB um donativo superior ao que é colocado a favor da futura comissão de festas acho um abuso ou mesmo um absurdo.
BVB - 1.519,36 (430 donativo e 1089.36 peditório de dia 30)
Comissão 2012/13 - 1.513,84 (700 baile e 813.84 donativo).
Verifico ainda que este ano não foi concedido qualquer verba ao lar de idosos (também ipss de grande valor para barrancos), será que este ano não havia ninguem ligado à direção ou com familiares ligados à instituição? (atenção: simples questão por curiosidade, nada de ataques pessoal)
Boa sorte à futura comissão de festas, e façam umas boas festas e não pensem nas instituições a fazer doação nenhuma, a voces ninguem vos dá nada a não ser o povo
Foi uma boa fêra sem dúvidas...
Concordo o dinheiro k se dá para a comissão devia ser so para as festas. nada de instituições... pk o povo kando ajuda é para a festa....
Mas o donativo dos BVB foi o k receberam na praça kando fizeram o peditório k toda a gente sabia k era para eles...
O problema é que quando se deixa dinheiro para as novas comissões, por norma este é gasto em outras coisas que ñ seja a festa, e já tivemos provas disso. Sorteio dum fim de semana a portimão, tocou a um festeiro que fazia parte dessa comissão ou nunca tocou, touros que ficaram por pagar, etc, etc...
Cumprimentos.
anonimo de 13 de Setembro de 2012 20:41, ficar para a nova comissão é mau porque se gasta no que não se deve gastar, mas têm a obrigação de realizar a fêra ou não? estas associações ajudam a comissão para receber tais donativos ou é o povo e a verba deve ser canalisada para o povo e para a festa diretamente por quem organiza?
Não quero ser mal-interpretado, mas isto é "una putada" como dizem nuestros hermanos. O dinheiro da festa é da festa e para a festa, até que as pessoas não metam isto na cabeça continuaremos na cepa torta!
O que deve ser criado é um órgão que regule e fiscalize as contas/movimentos efetuados pela comissão de festas (responsavél das finanças por exemplo), para evitar que o dinheiro seja gasto sem contrapartidas (faturas, talões comprovativos, etc) evitando deste modo o desvio de verbas para fins pessoais que não o interesses das festas, conforme é a responsabilidade assumida pelos membros que integram a comissão de festas antes de assumir funções.
É só uma ideia, e como disse, não quero que seja mal interpretada
Mas isso o problema é deles o dinheiro que sobrar deveria ficar para a nova comissão afinal de contas estes anos para trás nem sempre têm conseguido pagar tudo por exemplo os touros.Este anos e o transato conseguiram, muito bem melhor ainda. Seria mais do que justo ficar toda esse dinheiro para a comissão afinal é o povo que dá para a mesma.
Não para as instituição!
meus queridos conterraneos fico impressionado como conseguem ser tão más pessoas, enfim... que eu saiba o dinheiro que foi dado aos bombeiros não é nada de outro mundo farei questão de conversar com a atual comandante para que no próximo anos alias este já, cobre todos os serviços que efetuar a essa instituião/associação entenda-se comissão de festa. Não se esqueçam que eles garantem um serviço de 24 horas com certa de 23 elementos por dia para todas as situações a custo zero, ainda por cima têm que andar a pedinxar para que se lhes paguem a alimentação nesses dias, tem que pedir reforços a outros corpos de bombeiros que gentilmente e a custo zero se solidarizam com barrancos, pela cara de quem os representa e não só e o pagamento que o povo e reconhecimento que se lhes dá é este???? Pois a banda recebeu 1500euros, os bombeiros só pediram 430 para comprar material que não podiam ficar no prejuizo como todos os anos e o restante foi o povo que deu a eles próprios enfim. Mais vale ir a encinasola no dia de flores que sempre nuestros hermanos pagam bem mais e melhor e sabem porque pk dão valor ao que não tem e este povo se queixa de barriga cheia, até o pedro moita que tanta gente falou mal pagou a esta associação por umas horas de tourada uma boa quantia e depois os de fora é que são maus, enfim........
Vou deixar já aqui bem claro para estas pessoas que se escondem no anónimato, o qual acho a maior falta de respeito para com aqueles ,que de uma ou outra forma deram ao longo de um ano o seu melhor para conseguirem realizar, e dar ao povo barranquenho e a todos aqueles que nos visitam umas optimas festas, o favor de não julgarem o outro sem saber.
Quanto ao donativo de 430€ aos BVB, passo a explicar o seguinte:
A quantia mencionada foi paga aos BVB, antes das festas para adquirirem material de logistica/farmâcia para as ambulâncias atuarem nos dias de festa, do qual por sua vez em acordo com a comissão organizadora, caso o saldo no final das festas desse positivo a mesma quantia(430€), seria doada á instituição(BVB).
Espero que tenha ficado bem claro.
Bem hajam
Vitor Marcelo
Para esclarecer!!!
Os 430,00€ foram para akisição de material de socorro para as ambulâncias antes do inicio das Festas tendo sido entregue a Fatura da Medical empresa onde foi pedido o material, á comissão de Festas! Concordo com os anónimos k dizem k o peditório foi um donativo dado pela populção aos BVB e não pela Comissão pk o peditório foi feito diretamente para os BVB e pelos BVB juntamente com a Comissão de Festas sabendo toda a gente k o dinheiro k tavam a dar era para os BVB!
Os BVB tiveram diariamente cerca de 25 elementos ( Total final cerca de 75 elementos ) no socorro da população 24 h por dia durante os 4 dias de Festa e ainda mais os BVB colocam 4 ambulâncias junto á praça no encerro e na tourada tudo isto a custo zero bem como o apoio dado á comissão de festas durante o resto do ano em tudo o k nos é solicitado, e como já fizemos este ano na vacada do dia 01/09/2012 da nova comisão.
A Banda cobrou 1700,00 € a GNR 498,99 € ( Patrulhamento no Baile ) e o problema está nos BVB? Gostava k os anónimos repondessem.
João Agulhas
Caro João e Vitor
Num artigo anterior apelava a uma debate sobre as festas. Apareceram meia dúzia de comentários, a maioria impublicável. Anónimos.
Agora estamos na mesma. Deixei passar uma amostra, legível. Dos mesmos comentaristas anónimos.
Até para dizer "gostei da festa", escondem-se no anonimato.
Felizmemte há alguns leitores que escrevem, comentam e pedem resposta sob reserva para endereços de email que enviam.
Outros, e há vários, deixam contato telefónico para esclarecimento de dúvidas ou alguma sugestão.
Vitor: Foi uma boa fêra. Há coisas a melhorar, mas foi uma boa Fêra. E fizeram muito bem em entregar donativos aos BVB. Faltaram outras instituições? Faltaram. Mas a escolha foi vossa e por isso são responsáveis.
Abç.
O que eu acho é que fizéssemos o que fosse feito com o dinheiro estavamos sempre na lingua do povo,assim nós barranquenhos nos arriscamos a um dia ninguém apanhar as festas na volta se n pagássemos as coisas as pessoas ficariam mais contentes.Eu n sou bombeiro sou músico á 24 anos e n demos donativo algum á Banda q bem preciza mas para n falarem n demos mas afinal andamos sempre mal na língua de certas pessoas.O que me interessa realmente é que saímos da festa de cara limpa n ficamos nada por pagar e se certas pessoas em vez de ajudar mais e falássem menos ganhavam mais.Deviam é ficar contentes por nós termos pago tudo com a crise que Portugal está e com as pessoas num modo geral passarem mais tempo nos bares e só aparecerem aos eventos da comissão a partir das 4:30 da manhã.É dificil fazer dinheiro para pagar as festas da nossa terra se antes sobrava mto não sei,agora tá complicado porque qualquer evento durante o ano ou dá pouco lucro ou dá prejuízo pq são raras as pessoas que comparecem,ajudem a nova comissão se querem uma boa festa!!!
Victor Cortegano
Diz um anónimo (bombeiro quase de certeza porque fala em "Nós") que "meus queridos conterraneos fico impressionado como conseguem ser tão más pessoas (...) farei questão de conversar com a atual comandante para que no próximo anos alias este já, cobre todos os serviços que efetuar a essa instituião/associação entenda-se comissão de festa" acho ridiculo e vergonhoso ofender no anonimato todo o povo, mas atenção que nem toda a gente participou nas ofensas se é que podemos chamar assim.
É de louvar sem duvida o apoio prestado à população, mas valorizo muito mais o apoio dado pelas corporações de fora, pois muitos dos meus amigos bombeiros que fizeram serviço este ano, eles proprios disseram-me que estavam a ganhar pois estavam a integrar as equipas dos fogos, assim que não se queixem tanto.
Quanto ao Sr. João Agulhas, 2º Comandante, devia moderar a sua lingua e escrita, e ponderar bastante as suas palavras, pois esta a falar de outras duas entidades sem qualquer direito ou razão. A Banda cobrou 1700,00€, não sabe que a banda cobra nas suas saidas, quantos serviços estão ai incluidos, quantos dias e quantos elementos? Quanto à GNR 498,99 € é o serviço gratificado, impossivel não cobrar... até parece que não se lembra de quando foi da Comissão de Festas. Ah e faz bem as contas que do material comprado cerca de 90% sobrou, assim que agradece e não seja ingrato.
Vitor Marcelo, membro da comissão de festas cessante, vocês estão de parabéns pela excelente fêra que proporcionaram à população e pela excelente explicação dada aqui neste blogue a todos sobre o motivo da doação.
Parabéns também ao dr. Saramago pelos excelentes artigos que nos proporcionou ao longo do mês de agosto e durante os dias de fêra... incluvise na sua ressaca!
Não percebo porque há pessoas que estão contra que a comissão tenha entregue donativos aos bombeiros afinal eles nos ajudaram durante o ano nas vacadas eles estavam lá com ambulâncias, a regar a praça tem os seus custos nunca nos cobraram nada, durante as festas a mesma coisa mas qtas associações ajudaram a comissão?até posso tar esquecido mas n me lembro só a igreja mas como a mãe do meu colega Vitor è a presidente achámos melhor n dar para n falarem mas ela e as festeiras sim ajudaram!!!agora n me lembro de mais instituição que ajude.
Victor Cortegano
Só relembrar aos festeiros que criticam o facto do povo não aparecer a eventos organizado pela comissão, que todo o dinheiro arrecadado ao longo do ano foi fruto do mesmo povo, pois se não aparecem, a verdade é que o dinheiro não caiu do céu, seja receita, péditório, leilão, touradas, bar, etc, sai todo do mesmo bolso, o do povo.
Mas afinal, o burro sou eu!
Cumprimentos e boa sorte a nova comissão.
Ao anónimo 14/09/2012 20:33 o seguinte! Não modero a lingua pk não ofendi ninguém! Quanto á GNR e á Banda eram apenas exemplos de instituições k receberam gratificação pelos seus serviços o k axo mt bem e era apenas um termo de comparação ou seja se essas instituições recebem kual o problema de os BVB terem recebido o material no valor de 430,00 € e os 1089,36 € do peditório, se vc compreendeu de outra forma compreendeu mal! Kuanto aos 90% do material k sobrou será gasto como os restantes 10% ou seja no socorro á população e não sei onde escrevi as palavras de ingratidão k vc diz, eu apenas esclareci k tal donativo da comissão não foi em dinheiro mas sim em material! kuanto aos seus amigos bombeiros da ekipa dos fogos não podiam ser muitos pois eram apenas os unicos 5 k estavam a ser gratificados pois os BVB têm uma equipa de ECIN'S composta por 5 elementos durante os meses de junho, julho, agosto e setembro equipa essa k bastante apoio tem dado as corporações vizinhas no combate aos incêndidos florestais, todos os restantes elementos incluindo os das corporações vizinhas não ganharam um cêntimo!
Kuanto á Comissão de Festas 2008/2009 da kual fiz parte e do k me orgulho mt no final repartimos o dinheiro como na altura entendemos ser a melhor maneira e tb fomos criticados por isso sei dar o valor ao k esta e todas as outras comissões têm de ouvir nesta altura de apresentar o balancete.
Se mesmo assim ficar com duvidas pode vir falar cmg pessoalmente ou então sempre pode assinar os comentários e assim eu tb (o) ou (a) poderei esclarecer melhor.
João Agulhas
Ja não sei o que este povo quer,deixem trabalhar quem trabalha seja a Comissão,seja os BVB......
Nota do autor:
À "professora" anónima: talvez seja melhor falar pessoalmente com a pessoa em questão, por que ela sim está identificada.
Cpts
Enviar um comentário