sexta-feira, 21 de setembro de 2012

À tia Remédios Maruja

Faleceu hoje em Barrancos a Srª Maria dos Remédios Torrado Guerreiro, de 88 anos (12/07/1924), tia Remédios Maruja, para toda a gente.
Cinco meses depois da morte do seu marido (tio Marujo), junta-se a ele para continuar a contar-nos, como só eles sabiam, as tristes histórias da guerra Civil de Espanha, que vivenciaram e nos conseguiram contar, para que não nos esqueçamos!
Descansa em paz.
Em sua homenagem, recordo o vídeo publicado em 15/12/2011 por ocasião do doutoramento da Dulce Simões, com quem colaborou:
Vídeo-síntese do trabalho da Dulce
Canção da Guerra Civil de Espanha
Em 36 que a Guerra foi começada.
No mês de Julho comecei esta perdida
Mas já me vejo de todos destroçada
Eu sou a triste pobre Espanha desvalida

Eu sou a triste pobre Espanha desvalida
São os meus filhos que me têm devorado
Eu vejo além no campo a Cruz erguida
Dos corpos humanos que lá têm sepultado.

Até por fim deixarei de ser Espanha
Ou perderei este meu ser de toda a vida
Pelos flagelos dos abusos de campanha
Eu vejo além e no campo a Cruz erguida.

4 comentários:

Maria Agostinha disse...

com muita pena dessa triste novidada da tia Remedio eu conhecia beim quando era pequena murava perto da minha avo 'eu gostava muito dos figos da india e ela sabia e sempre os apanhava para mim 'um grande abraço para a sua familia da minha parte e dos meus pais (Antonico lalo) obrigado pelas noticias do teu blog boas o mal (desculpe dos eros)

Jacinto Saramago disse...

Cara Mª Agostinha, Obrigado.

Cpts.

isabel Barrocal Torrado disse...

Igualmente como a miha prima eu tambem cohecia bem a tia Remedios era amiga da familia .um abraco de st pessames para a familia .e obrigada a ti Jacinto por todas as noticias que vao chegando um abraco IBT

Jacinto Saramago disse...

Um abraço para si, Isabel Barrocal Torrado.