domingo, 2 de janeiro de 2011

Os inquéritos ao emprego do INE

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) adoptou um novo modelo de recolha de informação, a partir de 1 de Janeiro de 2011.
Assim, a partir de Janeiro de 2011 o INE passa a adoptar o modo de recolha CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing na recolha de informação do Inquérito ao Emprego. Consequentemente, as estimativas para os agregados do mercado de trabalho passarão, a partir do 1º trimestre de 2011, a ser calculadas com base na informação disponibilizada pelas famílias através de recolha telefónica.
Chegados aqui cumpre-me, em nome da minha tia, apresentar publicamente a minha indignação por esta alteração que irá ter consequências dramáticas junto de milhares de famílias, designadamente dos impropriamente chamados integrantes de "amostra populacional".
Por causa do estudo do INE - "Inquéritos ao Emprego" -, a minha tia era visitada todos os trimestres por um/a entrevistador/a do INE, que tinha com responsabilidade auscultar e registar a sua douta opinião sobre o emprego em Portugal.
A minha tia, reformada, de 84 anos, que praticamente não sai de casa, era uma informadora privilegiada do INE nas questões do emprego! Sei agora, pelo site do INE, que foi despedida, sem aviso prévio.
Na sua inocência sobre esta alteração, a minha tia continua em reflexão, processando toda a informação recolhida desde Outubro passado, sobre a empregabilidade em Portugal.
Coitada, da minha tia! Passou o reveillon a estudar séries estatísticas sobre emprego, investimento, empregabilidade e, agora, é dispensada! Nem provou uma mousse, que esteve sempre a seu lado na mesa de trabalho!
Guardarei este segredo para mim. É penoso demais dar-lhe esta notícia, logo hoje que estava sentada no sofá (ou será maple?) a analisar o Orçamento de Estado de 2011, publicado no último dia do ano!
Sem a informação e o contributo da minha tia sobre as condições do emprego, a partir do sofá da sala, Portugal jamais será como dantes!
...
Para quem não sabe, aqui fica "O que é o Inquérito ao Emprego?"
O Inquérito ao Emprego é um inquérito trimestral por amostragem conduzido pelo INE que fornece resultados trimestrais e anuais e que cobre todo o território nacional.

Sem comentários: