segunda-feira, 28 de junho de 2010

O Banco de Ajudas Técnicas de Barrancos

O Banco de Ajudas Técnicas (BaT) de Barrancos é um programa municipal que teve o seu embrião no Projecto Luta Contra a Pobreza (1999-2003), tendo sido melhorado e aperfeiçoado durante o processo de implementação da Rede Rocial. No âmbito do BaT são concedidos, a título temporário, ajudas técnicas (equipamentos) para compensar a perda de autonomia física ou psicológica das pessoas, impedindo o agravamento da situação clínica e/ou permitindo o exercício das actividades diárias.
São exemplos de equipamentos (Ajudas Técnicas) disponibilizadas pelo Banco:
-Cadeiras de Rodas;
-Camas;
-Colchão Anti-escaras;


BaT, gerido pela CMB, tem como parceiros o Lar de Barrancos e o Centro de Saúde local, não substituindo os apoios concedidos pela Segurança Social.
A solicitação de Ajudas Técnicas é feita na Câmara Municipal de Barrancos, na DASC/Acção Social.
Para alargar a oferta  do equipamento disponível, o BaT está aberto à contribuição de particulares, podendo receber, a título de depósito temporário ou definitivo, todo o tipo de equipamentos, tais como cadeiras de rodas, andarilhos, camas, muletas, entre outros que serão depois utilizados pela comunidade em geral.

4 comentários:

Anónimo disse...

ora bos,quando se fala em "ajudas"tecnicas mais especificamente estao a falar de objectos que server para facilitar a vida de quem precisa ou de apoio humano para quem esta acamado e precisa de apoio e vigilancia nos dia a dia?cumprimentos

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor.
Quando se fala de ajudas tecnicas falamos dos "objectos", equipamentos, citados: cadeiras de roda, camas articuladas, colchões anti-escaras, bancos de banho, muletas, andarilhos, entre outros.

Cpts.
Jacinto Saramago

Anónimo disse...

sr.jacinto muito obrigado pelo esclarecimento.sempre a considerar

Anónimo disse...

Infelizmente já algumas pessoas da minha família beneficiaram destes objectos e é sempre de agradecer que haja essa disponibilidade para emprestar estes objectos a quem precisa. Espero que esta ajuda não acabe porque há sempre pessoas a precisar.