quarta-feira, 12 de maio de 2010

Mina de Apariz - Barrancos, Maio 2010

Imagens actuais da Mina de Apariz, Barrancos, que foi um importante couto mineiro até finais da década de 60 (Séc. XX), quando começou o deu declínio e abandono definitivo em 1975.  Aqui moraram cerca de 500 pessoas, entre trabalhadores e seus familiares.

Casa do Encarregado
Escola da Mina
Escola da Mina
Bairro Mineiro - Sul

Bairro Mineiro - Poente

Bairro Mineiro - Poente (traseiras)

Pormenor das casas dos Mineiros

 
Bairro dos Mineiros (lado sul)
Forno Comunitário

Gerador
Peças, destroços, lixo...

Maquinaria - gerador2 
Placa do Gerador

Maquinaria abandonada 

Lavandaria

Lavandaria

 
Acesso à lavandaria
Lamas

4 comentários:

Anónimo disse...

Já alguem dizia, há alguns anitos atrás, que este pode ser um dos pólos de desenvolvimento de Barrancos. veremos se tem razão, mas acho que sim, o futuro o dirá -mina - museu - turismo rural, bela conjugação.
Cmptos.

Anónimo disse...

ai se eu tivesse a oportunidade de ter essas instalações... que turismo rural de excelencia fazia desse local...

Anónimo disse...

Não se esqueça/m que a mina está em terrenos privados e as instalações são duma entidade pública, mas acho que á dinheiro da UE para descontaminar os solos e porque não para a vertente museu e turismo rural.
E já agora, a mina da apariz, noudar, mercês/botefa, contenda, enfim tudo aqui e ainda dizem que Barrancos tá no fim do mundo, ou tá no principio???
Cmptos

romcadur disse...

Lá diz a canção "fazer casa de penhores o que foi viveiro de amores", muita c oisa pode avançar ali e já é tarde, deveria ter sido ontem, nlo entanto o complex não favorece antes pelo contrario as iniciativas que a determinados grupos podem não interessar, que venham de alguém que não é do seu grupo, por isso não se esqueçam de portarem-se b em com a familia.

O que há que fazer é relmente aproveitar com todos os cuidados o que ainda há