domingo, 2 de maio de 2010

Visita do Presidente da República a Barrancos (revista e actualizada)

O Presidente da República, Cavaco Silva, esteve hoje em visita oficial à Vila de Barrancos, onde inaugurou o Parque Empresarial (1ª fase) e o Cineteatro.
Retrospectiva de uma visita:
Às 10h50 já estavam praticamente todas as autoridades civis e militares, personalidades convidadas e muito Povo barranquenho, à espera de Sua Excelência o Presidente da República (PR). 
O presidente da Câmara Municipal de Barrancos, o anfitrião, enquanto aguardava, ia cumprimentando as entidades e personalidades que iam chegando.
Nas duas entradas do Parque, a GNR controlava os acessos e encaminhava as viaturas para os locais de estacionamento.
11h02, entra no Parque, pelo acesso da ponte primeira, a comitiva oficial que acompanha o Presidente da República.
11h03, a viatura da Presidência estaciona, saindo logo de seguido o Presidente da República, que é  recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Barrancos, Dr. António Pica Tereno e pelo Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Emílio Domingues. Ouvem-se palmas e o PR agradece. Algumas palavras de boas-vindas e de agradecimento.  O Presidente da República dirige-se para junto das autoridades civis, militares e convidados que cumprimenta, depois das apresentações efectuadas pelo anfitrião.
11h05 é "destapada" a placa que celebra a inauguração oficial do Parque Empresarial de Barrancos (1ª fase), por "Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Doutor Anibal Cavaco Silva, sendo Presidente da Câmara Municipal de Barrancos, o Dr. António Pica Tereno". Palmas, muitas palmas... mais palmas. O Presidente diz-se impressionado com a "grandiosidade do Parque", esperando que as primeiras unidades empresariais ali sejam instaladas, aproveitando as sinergias locais.
11h10, Presidente da República, Presidentes da CMB, da AMB e comitiva, dirigem-se para a Barrancanes (Casa do Porco Preto), que irá visitar. À porta, dirigentes e trabalhadores da Barrancarnes recebem o Presidente da República, que posa com todos para a fotografia "oficial". Segue-se a visita às instalações e a degustação do Presunto de Barrancos DOP (Denominação de Origem Protegida). Na Casa do Porco Preto houve tempo observar e ver in loco como é feita a cura natural dos presuntos  e dos nossos enchidos tradicionais locais.
11h25, parte da comitiva que acompanha o Presidente desloca-se para junto do novo Cineteatro a inaugurar, onde já o aguardam algumas centenas de pessoas. O PR continua na Casa do Porco Preto.
11h30, a Banda de Música Fim-de-Século de Barrancos, que veio a tocar pelas ruas da Vila, desde a sua sede,  chega e instala-se frente à porta do Cineteatro. Muita gente apinha-se nas zonas próximas, e na berma da estrada, desde a Rotunda até à Rua de Espanha.
11h50, chega o Presidente da Câmara e algumas altas individualidades nacionais. Cumprimentam os presentes e aguardam a chegada do PR.
11h54, chegada do Presidente da República. É recebido pelos Presidentes da Câmara e da Assembleia. Ouvem-se muitas palmas e o PR aproxima-se das pessoas da fila da frente, cumprimenta-as, questiona-as e agredece a recepção.
11h56, a Banda Filarmónica toca o Hino Nacional. Enquanto ecoa o Hino, silêncio de toda a gente. Terminado o Hino o PR cumprimenta o Maestro, Francisco Roque Nunes, e os elementos da Banda.  Duas crianças entregaram ofertas-lembranças: uma zambomba e uma cesta com produtos locais. O PR experimenta a zombomba, sem sucesso, e agredece às crianças. Está visivelmente satisfeito.
12h00, seguem-se conversas entre autoridades e convidados, é descerrada a "placa inaugurativa", ouvem-se palmas;  as portas do Cineteatro são abertas e as pessoas começam a entrar para o auditório.
12h10, o auditório, com 240 lugares sentados, torna-se pequeno para tanta gente que se associou ao acto de inauguração e à recepção ao Presidente da República. À frente, junto ao palco, os convidados oficiais, de pé, aguardam a entrada do PR. As pessoas continuam a entrar; sentam-se nos degraus das escadarias.
12h12, entrada no auditório, sob a aplausos, do Presidente da República, acompanhado dos Presidentes da Câmara e da Assembleia, e algums membros da sua Casa Civil.
12h14, a vice-presidente da CMB, Drª Isabel Sabino, dá as boas-vindas e, sob autorização do PR, declara aberto o espectáculo inaugural do Cineteatro de Barrancos "Alma Barraquenha".
12h17, abre-se o cortinado (tela) e, no palco, começa a actuação da Banda Filarmónica de Barrancos, que dá um masgistral concerto. Muitos aplausos entre cada partitura. No palco, tocou uma das melhores bandas portuguesas. Nalguns compassos, via-se o PR a trautear a letra das músicas tocadas... o público, também participou.
12h36, os grupos locais de Sevilhanas começam o "seu espectáculo". Crianças da Escola Municipal de Dança, as Zapatito de Tacon e o grupo adulto Alma Raiana, dançam e encantam o público. Foi mais um brilhante espectáculo da alma e da cultura barranquenha, onde as sevilhanas também se integram.
12h55, começa a cerimonia protocolar. Sobe ao palco o Presidente da CMB, dá as boas-vidas ao PR, agradece a presença das autoridades e convidados e do "meu Povo Barranquenho" (sic). Relembra um pouco a última visita do PR, em 1988, investido noutras funções, para a inauguração da EBI e o seu apoio institucional à criação da DOP Presunto de Barrancos. Prosseguindo, desculpou-se  que "Sua Excelência" tenha sido "obrigado a vir a Barrancos pelas piores estradas do País". Foi um discurso claro, sem metáforas, com destinatários. Seguiu, recordando os sonhos e os projectos municipais para Barrancos, dois dos quais concretizados neste dia, bem como as dificuldades que teve de enfrentar para a sua realização. Termina, dizendo que o Município de Barrancos, leia-se Câmara e Assembleia, fizeram questão de conceder a "Sua Exª, Sr. Presidente da República, o mais alto galardão municipal, a Medalha de Ouro da Vila de Barrancos".
13h08, já no palco, o Presidente da República recebe das mãos do Presidente da CMB, a Medalha de Ouro da Vila, atribuída pelo Municípío. Palmas. Muitas palmas.
13h12, o Presidente da República agradece e num brilhante discurso de improviso, reconhece o estado de degradação das estradas, que espera "sejam renovadas tão rápido quanto as autoridades consigam". Continuou, parafraseando, que "veio a Barrancos de propósito", mas com a vontade de conhecer os problemas e os anseios desta comunidade, cujas festas e cultura conhece e respeita. Prosseguiu referindo, que Barrancos está longe, mas não está "no fim do Mundo". Vindo de Nascente, aqui começa Portugal (sic). Para o PR, Barrancos está na Porta da Europa, no centro da Peninsula, reune por isso condições favoráveis para, desenvolvendo-se, crescendo, criando emprego, fixando jovens, ajudar Portugal. No final do discurso, muitas palmas.
13h19, a vice-presidente da CMB, Drª Isabel Sabino, dá por encerrada a sessão, convidando as pessoas presentes a conhecer o Cineteatro de Barrancos, este novo espaço cultural barranquenho.
13h22, o Presidente da República, autoridades civis e militares retiram-se, abandonam o auditório, e vão almoçar no bar/cafetaria do Cineteatro, situado na cave, com vista para o Parque de Feiras e Exposições e para o Estádio Municipal de Futebol.
Está terminado o dia. Barrancos, recebeu o mais alto Magistrado da Nação, o Presidente da República e inaugurou duas importantes infraestruturas - uma virada para o desenvolvimento económico e outra para o enriquecimento cultural . o Presidente da República. Os Barranquenhos, que são portadores de uma cultura singular, têm Portugal no coração (Cavaco Silva, disse-o).
Parque Empresarial: autoridades aguardam a chegada do Presidente
Chegada ao Parque Empresarial
Apresentação e cumprimentos às autoridades presentes
Recepção na Casa do Porco Preto (Barrancarnes)
Visita à Barrancarnes - cave dos Presuntos
Placa de inauguração do Parque Empresarial
À espera do Presidente da República, junto ao Cineteatro
Recepção à chegada ao Cineteatro
O PR a receber das mãos da Xica P. um prenda para a Maria (Dia da Mãe)
Enquanto se ouvia o Hino Nacional
Zambombita, zambombita...
 
A inauguração oficial do Cineteatro de Barrancos
Convidados a aguardar a entrada do PR e Comitiva
 
Pormenor do Auditório - momento prévios ao início do espectáculo
Drª Isabel Sabino  a "declarar" a abertura oficial do espectáculo
 Presidente da República durante o espectáculo
O concerto da Banda Filarmónica Fim de Século de Barrancos
A Banda Filarmónica Fim de Século durante a actuação
As crianças das Sevilhanas...
... mais salero...
Alma Raiana, em palco
Presidente da CMB no discurso oficial da recepção
A entrega da Medalha de Ouro da Vila de Barrancos
Início da intervenção do Presidente da República
O Presidente da República a falar para Barrancos... e para Portugal

8 comentários:

Franky disse...

Hoje, mais do que nunca, Barrancos e a sua gente está de parabéns!

SEMPRE ATENTO disse...

Muito bem ambos os Presidentes com discursos simples e objectivos.Quanto ao Cine-Teatro um espaço magnífico, que espero tenha o aproveitamento que todos sonhamos, cinema, tetaro, enfim ...cultura.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos Barranquenhos só tenho pena de uma coisa é que nem todos podem ser Barranquenhos e pelo que vi neste post só me orgulho de o ser.
Só faltou mesmo para fechar este dia com chave de ouro a grande nata, O Grupo Coral de Barrancos.

Cumprimentos

romcadur disse...

Só hoje posso vberter aqui a senssação de ter estado presente na recepção ao Sr. Presidente da República portuguesa.

Foi com atenção que segui toda a comitiva que se deslocou com o PR a fi de inaugurar o parque industrial e o cine Teatro, dois equipamento que já vem sendo ajustados de há uns anitos a esta parte e foi com tristeza que não vi individualidades Barranquenhas que contribuiram para estes equipamentos não comparecerem meusa senhores isto não tem dono é de todos os que passaram e os que ainda hão-de passar e bem assim dos Barranquenhos.

Andei sempre quase colado à comitiva como "penetra" sem interferir, mas o que não gostei mesmo foi de não se ter feito silêncio quando os presidentes discursavam, parecia uma peixaria feira cá fora em outras ocasiões que de certo haverá, deveria ser lotação esgotada, porta fechada.

Gostei de houvir a referência aos nossos meios de comunicação terrestre e de dizer que "poderiam ser menos curvas" é verdade mas o maior problema vai ser se um dia uma das pontes centenárias der alerta de ruir ou de condições de inseguranças, vou gostar de ver.

Ai estão os equipamentos e pelo que houvi o PR gostou da forma como foi recebido. Ainda Bem.

Gostei ainda de hpuvir uma frase do PR "Isto é para que fiquem a saber que, Barrancos não é uma terra de sangue, tem tambèm a cultura e o projecto de desenvolvimento indu«strial"

No final dei por muito bem empregue o facto de me ter deslocado para cumprir o calendário.

Antónia disse...

Obrigada Jacinto pela espectacular reportagem que fizeste, não foste parco nem em palavras nem em imagens. Só falta o som (mas imagina-se), de resto parece que estamos a assistir a tudo na primeira fila.
Muitos parabéns.
Bem hajas,
Antónia

Anónimo disse...

Uma obra muito bonita, só falta mesmo alcatroar os acessos para ficarmos com um complexo fantastico, espero que seja para breve.
Abraço...

Anónimo disse...

como é bem visivel nas fotos o cavaco silva comprou uma 4 latas para poupar em gasolina para ajudar o país a sair da crise, e ainda emprestamos dinheiros aos coitadinhos da grecia...

cumprimentos kiko bergano

romcadur disse...

Depois da tempestade....... Como não vi comentários que reconhecessem oa forma e o tom em que decorrereu a visita fica aqui o meu comentário.

Dou de bom grado os meus PARABENS a todo o elenco camarário CMB,AMB,JFB. Banda, Grupos de Baile, Reformados e funcionários, pela forma como souberam receber o PR e representar este povo da Vila de Barrancos.