sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dia Internacional dos Museus: Exposição “Ciclo do Pão"

O Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos, vai inaugurar no próximo dia 18 de Maio, a exposição etnográfica “O CICLO DO PÃO”, integrada nas Comemorações do Dia Internacional dos Museus.
A exposição tem como finalidade a “recriação” do ciclo do pão, aproveitando o acervo etnográfico do museu relacionado com o tema, proveniente de doações dos naturais de Barrancos que de uma forma ou outra estiveram ligados a essa actividade. Ou seja, desde o cultivo do trigo (porque era de farinha de trigo que o pão em Barrancos era feito), até o produto final, o pão, base alimentar da população de Barrancos e de todo o Alentejo.

Numa terra sem tradição de forno comunitário e onde os fornos domésticos existentes em muitas casas foram demolidos, para ampliar cozinhas ou constuir casas-de-banho, vale a pena conhecer o Ciclo do Pão para compreender como uma amassadura (pão) durava dantes duas semanas, e hoje não "aguenta" dois dias...
A exposição ficará patente ao público, na Sala de Exposições Temporárias (com entrada grátis) até ao dia 1 de Agosto de 2010.

Sem comentários: