A paróquia de Barrancos cancelou a procissão das velas, prevista para esta noite. A procissão das velas, que tradicionalmente decorre a 12 de Maio, por volta das 21h00, foi este ano adiada para a noite do dia 15, sábado. Segundo a informação chegada ao estado de Barrancos, este adiamento não se deve à instabilidade climatérica, mas a atrasos na preparação do cortejo religioso, por motivos da visita papal.
27 comentários:
Acho mal!
Se supõe que as tradições são para cumprir! TODAS!
O pápa nem sequer vem cá por isso também não compreendo o atraso!
Enfim... ELAS lá...
Nunca tive hábito de escrever, nem responder a estes comentários, mas hoje achei que devia.
Como habitualmente vou á missa, escutei o Sr.Padre Leonardo informar na missa do dia 2 de Maio que pelo facto da visita do Santo Padre a Portugal, ele teria de estar em Fátima(O Santo Padre é o Chefe da Igreja Católica), e como tal todo o Clero tem de lá estar(é obvio!).
A Procissão das Velas não me parece uma questão de tradição mas de fé!!
Susana Pulido Mira
parece que a intervenção susana é muito pertinente.Ela conseguiu transmitir a diferença entre FÉ e tradição.Senhor anónimo não confunda nem julgue.Não acenda o rastrilho acusando os outros sem fundamento.
Pois a fé diz que a procissão é todos os anos dia 12 a noite, uma procissão dia 15 não faz sentido...
Cada vez que aparece uma notícia sobre a” igreja” aparece a polémica…
A sorte é que já não existem os autos de fé.
Kiko bergano
Bom Dia
Não há autos de fé?! Então e as expulsões da comunidade?
Outra coisa que também há, um pouco por todo o lado e entre nós: Mofinas Mendes.
Saludos barranquenhos.
Caro anonimo das 09.11 o que entendes tu sobre Fé?
é vergonhoso ao estado que a igreja tem chegado... antes servia de ajuda/refugio dos pobres, hoje o vaticano é o Estado mais rico do mundo guardando tudo para eles e para os seus luxos!
Aqui em Barrancos, na minha modesta opinião, penso que há pessoas que "fazem mal" à igreja, e a estas pessoas, que por respeito não vou dizer os nomes, não se esqueçam do que disse Bento XVI quando chegou a território nacional ainda no interior do avião: "o problema não vem de fora, vem de dentro da própria Igreja..." pensem nistos e nas vossas atitudes, lembrem-se quando o povo era unido pela fé...
Amigo kiko,ñ são só as noticias da igreja k dão polémicas, são todas as noticias, pois somos um povo de criticos, e é das polémicas que gostamos, senão for a igreja, encontra-se outra coisa, mas sempre há de haver polémicas,(a ultima foi a da caravana do benfica)
Saudações a todos.
É verdade k de fé percebo pouco ou nada, sou católico não praticante, fiz a 1ª comunhão e fiquei por ai.
Mas sei que o ser humano ñ é perfeito e que todos pecamos, e pelo visto voçé têm se esquecido k ultimamente a igreja no mundo tem sido falada pelos piores motivos.
Voltando a nossa igreja, quem está a frente dela são seres humanos k só olham para os interesses delas, pois a maoria da população de Barrancos queria e teria agradecido a procissão no dia 12 de Maio, dia que lhe pertence, e não dia 15, mas estas pessoas puseram os interesses delas primeiro que os do povo, como tal também pecaram e com a desculpa da fé esqueceram o zé povinho...
concordo anónimo das 14:14 :P
o proximo slogan das t.shirt em barrancos "terra pequena de grandes criticões".LOOOOOOL
acho bastante engraçado anónimos duvidarem da fé de outro anónimos.LOL
E JA agora ninguem viu o miguel cavaco a acompanhar o papa????
o rapaz até apareceu na tv :D
cumprimentos
kiko bergano
As criticas fazem falta e assim vou fazer a minha!
Em minha opinião e estou a falar apenas da "Igreja" de Barrancos está a afastar os fieis da mesma!!
Hoje para ser padrinho é uma carga de trabalhos então uma pessoa só por não estar casada pela igreja não é uma pessoa onesta ou não tem fé?? Para casar a mesma coisa!! Então pergunto eu antes as pessoas não tinham fé???
Nota do autor:
1 - Interessante o debate acerca da fé, das tradições, do secularismo, dos dogmas, do proselitismo!...
2 - Comentário a comentário do anónimo de 13/05-18h00: A Igreja, como todas as associações religiosas (e seitas), tem regras, e como tal, quem for seguidor (neste caso católico), terá de submeter-se a elas.
Ainda mais explicito: na Igreja Católica apostólica romana, os divorciados, ainda que recasados, e os não casados pela igreja, estão impedidos de praticar e participar em determinados rituais.
Não esquecer que a Igreja Católica foi e continua a ser ultraconservadora(moral!?), exigindo dos outros aquilo que dispensava para si: "a maior perseguição à Igreja nasce do pecado dentro da Igreja" (Bento XVI dixit)
Cpts.
Jacinto Saramago
Faço uma proposta para a utilização do cine teatro:
Já que o tema religião gera tanto debate em Barrancos, porque não fazer um colóquio tipo pós e contras no cine teatro, para de uma vez por todas por os pontos nos iiiis, quanto a este tema.
O Colóquio poderia chamar-se:
“A Igreja católica na comunidade Barranquenha.”
1º Será que os católicos, dito praticantes de Barrancos, vulgo seita ou o próprio clero, teriam a coragem de ir defender os seus ideais ultraconservadores fora dos “muros” da Igreja?
2º Será que os blogistas que criticam a Igreja barranquenha a encoberto do anonimato dos blogs teriam coragem de ir defender as suas ideias laicas, ideias não tão conservadoras ou tem medo de dar a cara perante a seita?
O autor deste blog como sociólogo certamente daria um bom moderador para o evento.
Bem , que eu saiba ainda não houve explusões da comunidade....
Simplesmente foram "convidadas a sair"! Ja,ja,ja,ja...
Contra o meu primeiro instinto que me gritava para não participar desta discussão, a impetuosidade falou mais alto e então aqui vai:
1º - É certo que a igreja católica, como qualquer organização feita por Homens(incluindo a forma mais basica e primordial de organização que é a família), está longe de ser perfeita.
2º - Pese embora o facto aludido no 1º ponto, ninguém poderá por em causa, sob pena de ser catalogado imediatamente de ignorante, que a igreja católica, com os seus "modestos" 2000 anos de existência (mais coisa, menos coisa), é responsável por grande parte dos princípios culturais e morais que moldaram as chamadas sociedades ocidentais e que tornou abstracismos como a piedade, a misericórdia, a comiseração pelo próximo, a solidariedade e mesmo os direitos humanos, realidades palpáveis e com a dimensão que todos hoje conhecemos.
3º - Os pecados que hoje se apontam à igreja católica não são mais nem menos graves do que aqueles que sempre lhe foram apontados ao longo dos tempos e não são esses pecados que afastam a enorme dimensão social e pastoral da igreja, sendo que, volto a lembrar, a mesma é feita por e de Homens (neste ponto aproveito para lembrar a parábola da ovelha negra...).
4º - A fé é maior que a igreja...
5º - O papa é apenas um homem...
6º - A visita do Pescador ao nosso país não podia, quanto a mim, ser mais oportuna, pois só quem esteve frente ao mesmo e ouviu as suas palavras é que poderá perceber que a mensagem de esperança que Bento XVI trouxe é inestimável. António Lobo Antunes Chamou a um livro seu "Que farei quando tudo arde?". Eu humildemente respondo: nada, a não ser ter esperança que tudo se recomponha. A esperança é uma parte dimensional do espírito humano que não pode nunca ser descurada. Sem esperança não existe vida. Nunca se esqueçam disso!
7º - Aconselho vivamente os críticos da igreja a estudarem melhor a sua história e intervenção junto dos mais desfavorecidos. Pode ser que mudem de opinião.
Cumprimentos.
Marcos Fretes
Em Barrancos como noutras localidades e procisão não se realizou no dia 12 pelos motivos jà explicados no post, numas realizou-se antes e noutras, como é o caso de Barrancos depois do dia "oficial". Em realção ao resto dos comentários!?.
Simplesmente sem comentários.
Cpts Barranquenhos, porque parecem que a moda pegou, o que me deixou feliz.... eheheh
Vânia Reganha
lanço aqui um desafiu, quem tiver contra esta mudança não vá à procisão e vá ao circo (sempre ajuda alguém...)!!!
E ainda "a procisão vai no adro", porque criticar o que os outros fazem de livre vontade e acreditando naquilo que seguem?
Haja um pouco de respeito por nós e pelos outros.
A Igreja é composta por pessoas e em Barrancos como em toda`a parte há quem siga o dogma e quem não siga, isso eu não tenho o direito de impedir.
Pertencer ao Benfica, Sporting, Porto ou outro qualquer club, é um bom exemplo para as Igrejas e não é só a Católica há muitas mais que também tem direito a existir e existem.
Por pertencer a um club, não quer com isso dizer que tenho que eliminar todos os outros. Em democracia a minha liberdade acaba onde começa a liberdade dos outros.
Respeito, não quer isso dizer que não se possa discutir sobre isto e sobre tudo o que nos rodeias. Penso, penso eu, que em Portugal não há censura, será melhor viver em armonia do que em comfronto permanente.
Já vai longo o c omentário mas, sempre que se fala em religião ou politica as palavras são poucas.
Que a Igreja cumpra com o que lhe está cometido e que o faça o melhor que enterder. Ela não obriga ninguém como também os clubes de futebol não obrigam.
Depois da tempestade vem a calma....
Foi a Procissao mais bonita que se recorda nos últimos anos...
Bem Haja a todos que n'Ela participaram...
um Abraço
Paulo Nazaré
Palavras bonitas de um papa que recordo a todos pertenceu a juventude Nazi, mas parece que ninguém se recorda disso ou faz de conta que ñ se recorda...
Neste momento a atituda da igreja está de tal maneira que em vez de chamar a elas mais pessoa, está afastando-las, e só ñ ver quem ñ quer ver, basta pensar em quantos casamentos havia uns anos atrás, e quanto há por esta altura, e cada vez vai havendo menos.
A igreja, como recorda o Marcos, tem 2000 anos, e o problema está ai, ainda age e pensa como há 2000 anos atrás, ñ se adaptou a realidade da sociedade de hoje e ñ faz quaqlquer esforço para isso...
Cumprimentos para todos!
Caro anónimo das 15:54,
Na altura em que o papa pertenceu à juventude hitleriana era obrigatório num país ditatorial como era a Alemanha Nazi, pertencer a essa organização, pelo que Ratzinger não teve escolha. Mas já agora lhe digo, pertenceu também ao exército, do qual desertou assim que teve oportunidade.
Marcos Fretes
Caro anónimo das 15:54,
Na altura em que o papa pertenceu à juventude hitleriana era obrigatório num país ditatorial como era a Alemanha Nazi, pertencer a essa organização, pelo que Ratzinger não teve escolha. Mas já agora lhe digo, pertenceu também ao exército, do qual desertou assim que teve oportunidade.
Marcos Fretes
Caro Marcos!
E quando encobriu vários crimes de pedofilia atribuidos á igreja, também foi obrigado???
Pois deixe me dizer lhe mais uma coisa, falam tanto em combater a fome e a pobreza no mundo, e k fazem eles? Pouco ou nada, e relembro-lhe que o vaticano é uma das maiores fortunas do mundo, em vez de terem tectos, estatuas e sei lá o que de ouro, podiam aproveitar essa fortuna para pôr em prática as boas palavras que dizem...
Acredito em Deus, pelo menos na sua imagem, mas as pessoas que estão a frente da minha religião(católica) têm cada vez menos credibilidade, meditem nisso.
Cumprimentos a todos.
falando do papa....acho que ha muita coisas escondida por de tras desse homem....que nunca irao ser descobertas devido ao estatuto que possui!(na minha opinião): em relação a fé... as pessoas sao livres de acreditar no que quer que seja.... e tem o DEVER de respeitar as crenças dos outros! eu tbm ja TIVE a minha, deixei de ter porque discordava com muita coisa dita e feita, ou nao feita na igreja...mas nao é por isso que nao respeito quem a tenha....! em relaçao a mudança de horarios da procissao....nao concordo em o pais parar para ir ver o papa....mas acredito que havera pessoas que isso tenha lógica.... mas tambem aposto que as pessoas que estao criticando a a mudança de horario nem a procissão vao....enfim.... diferentes maneiras de ver a fé.....
Inês Santos
Critiquei e fui a procissão, mas digo mais, o que se ouvia no povo é k ninguém deveria ter ido, mas que a santa ñ tinha culpa de nada, e é verdade, a santa de de nada tem culpa, e por isso fui, mas continuo a dizer k estava contra o facto de, como diz a inés, o país parar por causa da visita do papa...
Cumprimentos.
A igreja católica conta o tempoo a partir do nascimento de Cristo, tem havio dentro da igreja convulsões de altos e baixos, não falo só na inquisição, das bulas que eram necessárias simplesmente para dar alvará a criação de um novo País, como por exemplo Portugal, mas falo também do tempo em que houve dentro da igreja dois Papas um em Roma e outro em Avignon - França, criando crivagens que ainda hoje são dissonantes dentro da própria igreja.
As cruzadas antes disto tudo foram períodos bastantes flagelantes, mas disto tudo a igreja de hoje não se orgulha, hoje enquadra-se tanto quanto possível na sociedade onde está e cumprindo. isso sim, cumprindo porque a isso é obrigada, as leis dos Países democráticos, com consequência de se não cumprir será punida como outra entidade.
Por tudo isto creio que quem não tem nada a v er com as várias igrejas que democraticamente as deixem em paz, a não ser que elas se tornem perigosas para a sociedade civil.
Enviar um comentário