quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O ranking das escolas do ensino básico 2009 (actualizado)

A EBI de Barrancos surge este ano posicionada no 1257º lugar numa lista de 1304 estabelecimentos de ensino básico.
O ranking é elaborado a partir da média aritmética simples das classificações dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, do 9º ano de escolaridade. Na EBI de Barrancos, ano lectivo 2008/09, foram realizados 24 exames, sendo a média final de 2,38 nas duas disciplinas.
Por disciplinas os alunos obtiveram as seguintes médias: 2,38 a Língua Portuguesa e 2,58 a Matemática, sendo esta última "quasi" positiva (escala de 1-5 valores).
À escala do Distrito de Beja, num universo de 30 escolas, a EBI de Barrancos surge no penúltimo lugar, precedida da EBI da Amareleja (1148º), com a média de 2,59. Encerra a lista a EB 2,3 José Gomes Ferreira, de Ferreira do Alentejo, (1260º), com classificação média de 2,36.
Recorda-se que este é o terceiro ano consecutivo que são publicadas as listas de posições/ranking. Em 2008, numa lista de 1292 escolas, a EBI de Barrancos ficou posicionada em 1233, com uma média de 2,56 valores (a melhor média dos três anos analisados). No ano lectivo 2006/2007 estava posicionada no lugar 1232º (2,20 valores).
Tal como no ano passado, a divulgação pelo terceiro ano consecutivo do mau desempenho escolar dos nossos alunos, à excepção de Matemática, deverá ser objecto de reflexão por parte dos pais/encarregados de educação, escola, docentes e comunidade em geral, com especial atenção para a disciplina de Língua Portuguesa.
Sem querer desvalorizar a divulgação destes dados, não nos podemos esquecer que o ranking (o lugar ou a posição) não mede a qualidade da EBI de Barrancos, tendo como único parâmetro as classificações obtidas pelos alunos do 9º ano nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática.
Termino como terminei em 2008 (http://estadodebarrancos.blogspot.com/search?q=ranking) “A EBI de Barrancos tem recursos, assim o queiramos aproveitar!”
Actualização 17/10/2009:
1 - Segundo o jornal Público desta data, dos 1304 estabelecimentos de ensino básico, só 1292 realizaram exames do 9º ano. Significa isto que a "EBI de Barrancos" continua nos últimos 35º lugares da tabela! De 2008 para 2009 desceu 24 lugares, passando de uma média de 2,56 para 2,38!
2 - Para que não restem dúvidas, recorda-se uma vez mais que esta classificação não foi atribuída à EBI de Barrancos (que não foi avaliada);
2.1 - A posição (1257º)  foi determinada com base na média dos resultados obtidos pelos alunos do 9º ano (2008/2009) nos exames de Língua Portuguesa e de Matemática.

11 comentários:

romcadur@gmail.com disse...

Acabo de ver na TV um programa sobre o tema e não me espantou que um dos melhores Liceus da Capital "O Liceu Camões" por onde passaram Sá Carneiro, os irmãos Lobo Antunes, Alvaro Cunhal, enfim muitos muitos e muitos boas cabeças e mesma para quem frequentava o ensino particular na altura em casa particulares e no final do ano tinha que fazer exame no Camões, era uma pedrada no charco, pois bem esse licu está não sei em que nº da lista, o liceu de Barrancos há-de subir mas com a comprometendo um trio, professores/alunos/pais.

Anónimo disse...

Esta classificação não me surpreende muito pois os alunos desse 9º que marcaram essa classificação tavam-se a "borrifar" para a escola.. Na minha opinião, os alunos que se encontram neste momento a frequentar o terceiro ciclo vão ser arrastados pelo mesmo caminho que esses que marcaram esse resultado. Por isso, o melhor a fazer é uma reflexão como o JDMS disse e muito bem entre os principais responsaveis encarregados de educação e conselho executivo para começarem a construir um novo caminho para aqueles que se encontram no primeiro ciclo, porque para as coisas serem bem feitas tem de se começar pela base. Porque não á muito tempo que sai dessa escola e sei mais ou menos como isso funciona, quem tem sempre a culpa são os professores o que nem sempre é verdade. E tal como eu, so quando esses alunos forem estudar para fora é que vão dar o valor a barrancos, á escola de barrancos e aos professores que os ajudaram na sua formação escolar em barrancos. Acho que este POST é muito importante porque vem levantar algumas questões que se não forem resolvidas atempadamente poderão trazer algumas consequências para os ensino em barrancos e para á nossa escola.

Tói Guerreiro disse...

Caro Jacinto!

Após alguma ausência,na participação do teu blogue,por falta de alguma disponibilidade,nunca deixei de estar atento às informações oportunas e úteis,que publicas nesta interessante página.
De facto a EBI de Barrancos,tem recursos,agora o aproveitamento de forma positíva tal não acontece.Julgo que esta Escola foi construída,como modelo referencial,para futuras instalações similares a nível nacional.
Todavia,o insucesso escolar é desastroso,à semelhança do resto do país.
Vou transcrever um discurso do Medina Ferreira,um indivíduo algo polémico em minha opinião.Mas nalguns pareceres subscrevo totalmente,então disse:

"A educação em Portugal é um crime de «lesa-juventude»: Com a fantasia do ensino dito «inclusivo», têm lá uma data de gente que não quer estudar, que não faz nada, não fará nada, nem deixa ninguém estudar. Para que é que serve estar lá gente que não quer estudar? Claro que o pessoal que não quer estudar está lá a atrapalhar a vida aqueles que querem estudar. Mas é inclusiva.... O que é inclusiva? É para formar tontos? Analfabetos?"
.
"Isto da avaliação dos professores não é começar por lado nenhum. Eu já disse à Ministra uma vez «A senhora tem uma agenda errada"» Porque sem pôr disciplina na escola, não lhe interessa os professores. Quer grandes professores? Eu também, agora, para quê? Chegam lá os meninos fazem o que lhes dá na cabeça, insultam, batem, partem a carteira e não acontece coisa nenhuma. Vale a pena ter lá o grande professor? Ele não está para aturar aquilo...
.
Portanto tem que haver uma agenda para a Educação.
Eu sou contra a autonomia das escolas. Isso é descentralizar a «bandalheira»."
.
"Há dias circulava na Internet uma noticía sobre um atleta olímpico que andou numa "nova oportunidade" uns meses, fez o 12ºano e agora vai seguir Medicina... Quer dizer, o homem andava aí distraído, disseram «meta-se nas novas oportunidades» e agora entra em Medicina... Bem, quando ele acabar o curso já eu não devo cá andar felizmente, mas quem vai apanhar esse atleta olímpico com este tipo de preparação...
Quer dizer, isto é tudo uma trafulhice..."
.
MEDINA CARREIRA

Sintetizando o ensino em Portugal é isto!

Tói Guerreiro

Anónimo disse...

Cada vez mais são os jovens que estão a colocar a escola e os estudos de lado, isto muito influênciado pelos cursos de formação profissional com equivalência escolar, onde eles e os seus próprios encarregados de educação vêm uma saida mais vantajosa, pois além de ser bem mais fácil ficar com o 9ºano ou até mesmo o 12ºano, recebem ainda uma bolsa para os meninos(as) gastarem numas roupas ou em copos aos fim-de-semana... que tristeza miudos de 20anos a frequentar estes cursos com homens/mulheres de 45/50 que infelizmente não tiveram a oportunidade de estudar quando eram crianças...
Jovens a desistir do ensino secundário para frequentar este tipo de cursos, onde já se viu?!
Estes cursos devem ser bem repensados, e as pessoas responsáveis pela organização dos mesmos e pela selecção dos formandos, devem ter este tipo de requisitos em consideração, não apenas FORMAR POR FORMAR, pois qualquer dia não temos alunos nas escolas ditas normais...
Enfim...

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónimo/a:
Permita-me que lhe diga que não concordo com a ligeireza da sua observação. Os cursos EFA estão devidamente regulados e os requisitos fixados de acordo com normas nacionais e comunitárias. No caso, para o ingresso num curso EFA de 9º ano (dupla certificação) a idade mínima é 18 anos e o 6º ano de escolaridade; para o 12º ano (B4, Nivel III) o ingresso só possível para maiores de 23 anos, com 9º, 10º, 11º ou 12º incompleto.
Para completar a informação sobre esta modalidade de aprendizagens, sugiro que consulte o site da Agência Nacional de Qualificação (ANQ).
Cpts.
Jacinto Saramago

Anónimo disse...

Caro jacinto desde ja digo que não sei o que significa "B4, Nivel III", mas, de uma coisa tenho a certeza é que colegas meus que andaram comigo na escola secundária em Moura, não tiveram aquilo que tinham de ter para tirar o 12º de maneira normal agora, apenas com 19 e 20 anos estão em cursos desses das novas opurtuninades não so para ficarem com equivalência ao 12º mas sim tambem porque ganham dinheiro que muito util se torna. Nesses cursos muito pouco se faz comparado com o sacrificio que Moura exige(quem diz moura dz outro sitio "qualquer"). Acho que os regulamentos desses curos deviam ser verificados porque na minha opinião uma pessoa que obtenha o 12º ano de maenira normal tem de ter mais opções que uma pessoa que obtenha equivalencia ao 12º atraves dos cursos da EFA. Posso ser confrotado com outros opniões diferentes da minha, respeito isso, mas, de uma coisa estou bastante certo e é que os encarregados de educação exercem qualquer tipo de "pressão" para que os seus educandos continuem os estudo em escolas normais e ate digo mais, os pais gostam que os filhos saiam da escola para irem frequentar esses cursos da EFA para depois ajudarem nas despesas do dia a dia só que, os filhos tão-se completamente a borrifar para essas despesas e guardam o dinheiro para gastar naquilo que bem lhes entender.

Anónimo disse...

A lei terá sido alterada, mas sei de curso efa que sao dados pelo centro de empego onde a idade minima é de 23 anos..

Jacinto Saramago disse...

Cara/o Anónimo/a de 19/10 - 09:55:

Como antes tinha dito, a frequência dos cursos EFA a seguinte:

a) para cursos B2 ou B3 ou Nível II (6º - 9º ano) - idade mínima 18 anos;
b) para cursos B4 ou Nível III (12º ano) - idade mínima 23 anos.

Para informação complementar, consultar IEFP ou ANQ.

Cpts.

Jacinto Saramago

Anónimo disse...

Ola jacinto, sei de varios cursos em barrancos de nivel 4 com miudos com 18 anos...
Abraço.

Jacinto Saramago disse...

Nota do Autor:
Consultada a Agência Nacional de Qualificação fui informado que a matéria que tem vindo a ser debatida (idades), se encontra regulada pela Portaria nº 230/2008, de 7/3, a qual vai ao encontro daquilo que tenho vindo a dizer.

De acordo com o art. 2º:
" — Os Cursos EFA e as formações modulares destinam-
-se a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos à data
do início da formação, sem a qualificação adequada para
efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho
e, prioritariamente, sem a conclusão do ensino básico ou
do ensino secundário.
2 — Os Cursos EFA de nível secundário, ministrados
em regime diurno ou a tempo integral, só podem ser
frequentados por adultos com idade igual ou superior a
23 anos.
3 — A título excepcional e sempre que as condições
o aconselhem, nomeadamente em função das características
do candidato e da distribuição territorial das ofertas
qualificantes, o serviço competente para a autorização do
funcionamento do curso EFA pode aprovar a frequência por
formandos com idade inferior a 18 anos, à data do início
da formação, desde que comprovadamente inseridos no
mercado de trabalho.
4 — A formação modular pode ainda abranger formandos
com idade inferior a 18 anos, que pretendam elevar as
suas qualificações, desde que, comprovadamente inseridos
no mercado de trabalho ou em centros educativos, nos
termos da legislação aplicável a estes centros."

È admissível a execpção, conforme nº 3 e 4 do artigo citado, mas esta tem de ser sempre fundamentada.

Para mais esclarecimentos, consultar o site da ANQ ou MInistério da educação.

Cpts.
Jacinto Saramago

Anónimo disse...

Ola Jacinto. Tambem eu sei de pessoas que querem tirar o 12ºano sem saberem abrir um documento no Word e pensam que o 12º ano é entregue assim tão facilmente.Tambem tenho alunos que nem sabem o que é um paragrafo.E num 12ºano de escolaridade o básico deveria estar bem presente em cada aluno.
Esta sera a ultima vez que falaremos em anonimo desde que os anonimos tambem dem os seus respectivos nomes.
Cpts.