sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Autárquicas em Barrancos: O programa eleitoral do PS


Já foi divulgado o programa eleitoral da lista do PS para Barrancos o qual, dada a extensão,  pode ser consultado em http://barrancostemfuturo.blogspot.com/.

Brevemente poderá encontrar aqui o Programa Eleitoral da CDU, esperando também poder divulgar o do CDS/PP, que só concorre à Câmara Municipal.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sr. JS, na sequência do email identificando-me, permita-me os seguintes comentários ao programa eleitoral do PS:

1º - o programa, que aqui e ali pode ter uma outra acção que pode ser válida, não é exequível, nem física, nem financeiramente.

2º - os barranquenhos (e isto não é politicamente correcto dizer) são desde há muito extremamente dependentes da CM. Mas este programa, ao generalizar e alargar todo o tipo de benefícios, de apoios, de isenções de taxas/tarifas, de ofertas, etc..., torna-os anda mais dependentes. A CMB passaria a ser uma espécie de “Mãe Protectora”, ou algo pareccido.

3º. Uma Casa em Moura (?!), com lanche, recepção às crianças,,,, e porque não em Évora, onde talvez haja mais jovens de Barrancos a estudar do que em Moura? E, porque não pressionar o Governo para trazer para Barrancos o ensino secundário, que já existiu até finais da década de 90?

4º - Não consigo visualizar qualquer medidas/projectos para uma faixa etária maioritária em Barrancos: os idosos. Barrancos é uma terra envelhecida. A questão das fraldas, não conta porque são ajudas técnicas já financiadas pela SS.
Outra lacuna grave do programa: a construção do Lar de Idosos de Barrancos, que neste momento está a decorrer sob a responsabilidade do programa PARES e a comparticipação municipal. Não há uma única palavra de apoio financeiro ao Lar?! Se ganhar a candidatura PS, o que irá fazer? Corta o financiamento municipal? Manda acaba com a obra? A CMB assume o investimento? A CMB "rompe" o protocolo com o LAR? dúvidas...

5º - As isenções de taxas, reduções de “impostos”, etc; - só quem não conhece a realidade local é que ficará contente com estas medidas! Mas que redução, se a CMB praticamente não “cobra” nada pelos serviços prestados. Aliás, nos termos da Lei das Finanças Locais e da Lei das Taxas, a CMB e todos os municípios do País terão de fazer o contrário: actualizar as taxas e as tarifas, devendo estas cobrir os custos dos bens e serviços prestados. Para não falar da água, que apesar de não ser de boa qualidade, é praticamente oferecida.

6º - Ainda, em relação á agua, quer o programa do PS (quer o da CDU, que ainda não conheço), deveria explicar aos seus munícipes que a tarifa da água vai aumentar (e não será pouco), por força da uniformização dos tarifários em fase de conclusão pelo regulador (o Instituto da Água e dos Resíduos). Para quem não percebe, veja-se o caso da electricidade: o seu custo é igual em Barancos, em Beja, em Lisboa ou em qualquer outra parte do País.

7º - Ainda, seguindo o raciocínio de “oferecer” tudo e isentar de taxas toda a gente: onde vai a CMB buscar dinheiro para as suas obrigações legais? Ao FEF (Fundo Equilíbrio Financeiro)? Não me parecer, por que este é cada vez menor… vem sendo reduzido 2% todos os anos, “graças” à Lei aprovada por este Governo, sob o patrocínio do actual Presidente da CM de Lisboa (António Costa), na altura com a tutela das autarquias locais.


8º - A Marcha dos Pinguins, perdão, a caminhada pela Restauração, parece um guião para um filme de Hollywood. Mas reivindicamos o quê?: a entrega da herdade da Contenda, propriedade da CM de Moura? a anexação do território correspomdente à herdade, que faz parte da freguesia de Santo Aleixo?

9º - O presente programa eleitoral parece copy paste do programa deste governo (vejam-se os simplex, a eficiência energética, apoio às energias renováveis, higiene e segurança,!!!!..), dai que a maioria dos seus compromissos não sendo competência municipal também não seriam financeiramente exequíveis´.

Um abraço.
Anónimo identificado.

Jacinto Saramago disse...

Srº/ª "Anónimo/a Identificado/a: Contrariamete ao que diz no início, não recebi qualquer mail com a sua identificação (pelo menos até esta hora). No entanto, dado que o comentário é uma critica ao programa e não às pessoas, entendi que o podia publicar.

Entretanto, à boleia do seu comentário à "COntenda": uma observação: O tema da contenda, ou melhor, das "Terras de Contenda" foi analisado num colóquio organizado em 14/04/2009 pelo Museu (ver http://estadodebarrancos.blogspot.com/search?q=contenda. NO imaginário colectivo dos barranquenhos, a Contenda constitui um território natural de Barrancos, indevidamente "usurpado" por Moura. Todos sabemos que não é bem assim! Não há evidências histórias, de facto ou de direito, que atestem que este território tenha sido alguma vez integrado o concelho de Noudar (ou de Barrancos).

NO entanto, a Contenda (ou melhor a freguesia a que pertence), poderá um dia, quem sabe num futuro próximo, contribuir para a manutenção da nossa independência municipal. Um tema interessante para seguir com atenção.

Cpts.

Jacinto Saramago