terça-feira, 13 de outubro de 2009

Iniciativa Limpar Portugal em Barrancos

O Movimento Limpar Portugal (LP) é um movimento cívico cujo objectivo é promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010.
Esta iniciativa pretende reeditar em Portugal uma operação de limpeza da floresta que ocorreu na Estónia em 2008 (http://www.youtube.com/watch?v=ctjJps7SmEI)
Em Portugal a iniciativa será adaptada à realidade administrativa do nosso País. O resultado final será a soma do resultado obtido por cada grupo local, sendo o sucesso dependente de todos os grupos.
Tendo já sido decidido que a base da estrutura são os grupos locais (a nível municipal), deverá desde já ser organizada uma reunião por cada município, de forma a eleger os responsáveis de coordenação do mesmo.
.A actividade prioritária deste Movimento, nesta fase, é conseguir a sua divulgação de forma a que todos os concelhos (grupos) mobilizem um numero de voluntários significativo para procederem à organização das actividades no seu território municipal, nomeadamente, a identificação de lixeiras, divulgação nas escolas e nos locais públicos,  actividades de divulgação ambiental, etc.
.Este movimento aceita a colaboração de todas as entidades públicas ou privadas que a ele se queiram associar e com ele colaborar, tais como Associações, ONG, Empresas,   etc.
As parcerias com o LP, terão de ser sempre em bens ou serviços, e nunca em dinheiro, pois um dos principais objectivos é não movimentar qualquer euro.”
.No site oficial http://www.limparportugal.org/ oficial encontras toda a informação relacionada com este movimento. Para aderires ao grupo do teu concelho clica em http://limparportugal.ning.com/groups .
.O grupo BRC-Barrancos já foi criado e conta neste momento com vários membros, número que esperamos aumente consideravelmente.
.A estrutura organizativa está a ser dinamizada por Margarida Vazquez Valério e Patrícia Alexandra Costa, que podem ser contactadas no Gabinete Técnico Florestal da CMB. A primeira reunião do grupo deverá ocorrer brevemente para identificar as áreas prioritárias de intervenção em Barrancos.
Adere.

Sem comentários: