quinta-feira, 30 de abril de 2009
XX Passeio a cavalo em Barrancos
A partida, prevista para as 9h00, do largo do Celeiro, tem como destino as Russianas. O almoço, “por conta e risco” do cavaleiro, acompanhante e equídeo, está marcado para as 13h00.
Para informação complementar, a associação organizadora tem sede na Travessa do Arco, n.º 4, em Barrancos
quarta-feira, 29 de abril de 2009
Poços e furos artesanais: esclarecimento complementar
Para compreender a importância do assunto, abaixo publico as questões colocadas à ARH bem como a resposta desta entidade:
Questões colocadas:
"Sr. Presidente da ARH do Alentejo
Pelo presente solicito se digne mandar informar-me do seguinte:
- Se é necessário/obrigatório a declaração de existência de poços ou de furos artesanais, existentes à data de publicação do DL 226-A/2007 e, em caso afirmativo, como proceder.
Para enquadramento da questão, tenha em atenção os seguites exemplos:
- Tenho uma pequena parcela de terreno, na qual existe desde tempos imemoriais um pequeno poço que serve para consumo de água para os animais e ocasionalmente para rega.
- Um familiar, na parcela confinante à minha, possui desde o início dos anos 90, um furo artesanal com cerca de 60 mts, destinado a rega."
Resposta da ARH do Alentejo:
"Ex. Senhor J...
O início da utilização de recursos hídricos particulares, nomeadamente poço e furos (conforme o V. exemplo), nos termos da legislação supra-referida, carece de atribuição de título de utilização próprio – Autorização.
Esta autorização pode ser substituída por uma comunicação prévia quando estejam em causa captações de água com potência igual ou inferior a 5cv.
Para que se proceda à instrução do processo deverão ser devidamente preenchidos e devolvidos os seguintes documentos enviados em anexo: requerimento e respectivos elementos necessários à instrução do processo de utilização de recursos hídricos.
Com a entrega e satisfação plena do acima solicitado procede-se à avaliação do V. pedido tendo em vista a eventual atribuição do título de utilização dos recursos hídricos.
Os anexos referidos estão disponíveis em: http://www.arhalentejo.pt/formularios.html
ass) Ana Rosária Gonçalves"
Conclusão:
Pela resposta, parece-me que todos os leitores que se encontrem nas condições indicadas deverão proceder à entrega na ARH do Alentejo dos documentos que se encontram disponíveis no site acima referenciado.
Atenção às coimas!
Passeio BTT - Um dia no campo
Reunião da assembleia municipal de Barrancos
A reunião, como é habitual, realiza-se no Salão Nobre dos Paços do Município de Barrancos.
terça-feira, 28 de abril de 2009
Oliva de la Frontera homenageia Tenente Seixas
Fonte: www.hoy.es/20090426/regional/agradecimiento-hermanos-portugueses-20090426.html
A escolaridade alargada até ao 12º ano
Foi aprovada em Conselho de Ministros uma proposta de lei que alarga a escolaridade obrigatória para 12 anos e a idade de frequência de instituições de ensino ou formação até aos 18 anos.
Esta mesma proposta de lei consagra igualmente a universalidade e gratuitidade da educação pré-escolar para crianças com 5 anos de idade.
Prevê-se que a obrigatoriedade se aplique aos alunos que, no próximo ano lectivo, ingressem no 7.º ano de escolaridade ou em todos os anos anteriores.
No caso de Barrancos, a questão da universalidade e gratuitidade da educação pré-escolar para as crianças com 5 (e menos anos) de idade está garantida.
A aplicação da medida pode complicar-se ao nível do ensino secundário. O alargamento da escolaridade até ao 12º ano implica, na minha opinião, a criação do ensino secundário na EBI de Barrancos, nível de ensino que, recorda-se, já funcionou até finais da década de 90.
A Carta Educativa do Município de Barrancos, aprovada em 2006, já definia este assunto com prioritário (pág. 147). Vamos ver!
Barrancos acolhe reunião da Turismo do Alentejo com agentes económicos locais
A “Turismo do Alentejo, ERT” encontra-se, hoje de manhã, com os agentes económicos de Barrancos.
A Entidade que gere o Turismo pretende continuar a “estreitar a sua relação com o território”, ao abrigo do projecto “Agir para o Turismo com a Região”.
A reunião, que decorre nos Paços do Município de Barrancos, aberta a todos os agentes económicos, entidades públicas e associativas, tem como objectivo dar a conhecer os projectos e acções que a Turismo do Alentejo, se encontra a desenvolver, procurando identificar dinâmicas locais que convirjam para os objectivos do Plano de Acção da nova entidade regional de turismo do Alentejo.
Na reunião participam o presidente (Ceia da Silva) e os vice-presidentes (Vitor Silva e José Godinho) da Turismo do Alentejo.
A Turismo do Alentejo é a entidade regional de turismo que substituiu a ex-Região de Turismo Planície Dourada.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Sessão de Abril da Assembleia Municipal de Barrancos
Ordem de Trabalhos
1 – Apreciação e aprovação da acta da sessão ordinária de 25/02/2009.
2 - Apreciação de expediente diverso e prestação de informações ou esclarecimentos.
3 – Apresentação de Relatório de Actividades da CPCJ de Barrancos - 2008.
4 - Apreciação da informação escrita do presidente da câmara e análise da situação financeira do Município.
5 - Apreciação e avaliação do inventário de todos os bens, direitos e obrigações patrimoniais e apreciação e votação do “Relatório de Gestão 2008”.
6 - Votação do “Regulamento do Serviços Municipal de Protecção Civil”.
7 - Desafectação de terreno do domínio público para o domínio privado do Município – Zona Desportiva Municipal do Baldio.
8 - Votação da proposta de adesão à ARECBA – Agência Regional de Energia do Centro e Baixo Alentejo.
9 - Apreciação e aprovação do Convénio e Estatutos do “Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Guadiana Central ” (AECT – Guadiana Central).
10 – Eleição de membros da assembleia municipal para integrar a Comunidade Interurbana de Municípios do Baixo Alentejo (CIMBAL)
Fonte: Edital AMB nº 9/2009, de 22/4.
domingo, 26 de abril de 2009
Parque de Noudar: Guia digital
O Parque de Natureza de Noudar, em Barrancos, apresentou este sábado, dia 25, o guia digital da flora existente na zona que consiste numa aplicação para computador de bolso (PDA) com informação para ajudar os visitantes a identificar as espécies vegetais directamente no campo.
O guia reúne mais de 1100 fotografias e uma base de dados detalhada das características morfológicas de mais de 300 espécies vegetais existentes no parque.
Para informação complementar: www.parquenoudar.com/pt/index.php
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Barrancos exige reparação de estradas
A CMB "sublinha que tem, ao longo dos últimos anos, reivindicado melhores acessibilidades através de exposições ao Presidente da Republica, ao Primeiro-Ministro, ao Ministro das Obras Publicas, à Assembleia da Republica e às Estradas de Portugal, S.A., sem quaisquer resultados visíveis. Na Moção pode ler-se que “assistimos incrédulos aos pseudo-arranjos na Estrada Nacional 386 (de ligação à Amareleja), onde se gastam dinheiros públicos sem qualquer benefício para os utentes”.A Câmara “desespera” pelo prometido arranjo da Estrada Nacional 258.
Face ao estado do piso, à falta de sinalização e à “ruína” das obras de arte das EN 258 e EN 386, a autarquia exige o seu rápido arranjo, “de forma a evitar os prejuízos e possíveis desastres, responsabilizando por este facto o Governo e as Estradas de Portugal, S.A”."
Fonte: www.radiopax.com/noticias.php?d=noticias&id=5843&c=1
quinta-feira, 23 de abril de 2009
CMB regulamenta o uso de fogo, queimadas e fogo de artifício
O documento encontra-se a apreciação pública até ao dia 22 de Maio de 2009, podendo os interessados apresentar as suas sugestões e/ou propostas no Gabinete Florestal do Município, pessoalmente, pelo correio, por telefone (285 950 630), por fax (285 950 638) ou pelo mail (gabinete.florestal@cm-barrancos.pt ).
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Minerais, Rochas e Fósseis em Barrancos
O 25 de Abril de 2009 em Barrancos
De 1 a 30 de Abril - Exposição "O espelho de Salomão", restrospectiva da obra de Zandre, no Posto de Turismo.
De 17 a 26 de Abril - Feira do Livro, no Posto de Turismo de Barrancos
Dia 24 de Abril, às 23h00: Baile com a orquestra espanhola "La Gran Orquesta", no Quintalão de Festas.
Dia 25 de Abril
- às 00h00 - Espectáculo de fogo de artifício
- 08h00 - Alvorada pelas principais ruas da Vila: Banda Filarmónica Fim de Século
- 10h00 - Provas Desportivas - Corrida da Liberdade (Praça da Liberdade)
- 11h00 - Manhã Infantil - Pinturas e animação para as crianças (Praça do Município)
- 17h00 - Espectáculo de variedades no Quintalão de Festas com: Grupo de Música Popular "Voz Amiga"
terça-feira, 21 de abril de 2009
Observatório das Políticas Locais da Educação: Barrancos
O ministério da Educação, em parceria com os Municípios portugueses, através da sua associação nacional, apresentou publicamente o Observatório das Políticas Locais da Educação.
O Observatório é uma estrutura independente que visa a promoção de reflexão teórica sobre as questões da descentralização de competências para as autarquias e o aprofundamento de conhecimento sobre as políticas educativas locais.
Se estiver interessado(a) em informação estatística na área da educação sobre o município de Barrancos, consulte a página electrónica:
www.observatoriople.gov.pt/np4/municipios/?c=204
segunda-feira, 20 de abril de 2009
O sonho de Susan Boyle
É fantástico como a simplicidade consegue destruir a arrogância, a vaidade, as ideias e os estereotipos culturais.
Atenção, não fiquem envergonhado(a) se ao ver e ouvir a Susam deixarem cair uma lágrima! Não serás o(a) único(a).
A Guerra da Restauração portuguesa na Serra de Aroche (1640-1645)
domingo, 19 de abril de 2009
Estudantes de Barrancos recebem bolsa de estudo
As bolsas de estudo concedidas mediante contrato-programa, são uma prestação pecuniária financiada pelo Município de Barrancos, paga em nove prestações mensais, correspondente ao ano lectivo.
Com este contrato-programa são concedidas 22 bolsas de estudo, cujos montantes mensais variam entre os € 21,60 e os e € 106,50, de acordo com os rendimentos per capita dos respectivos agregados familiares.
sábado, 18 de abril de 2009
As antigas Minas de Barrancos e os minerais extraídos
Mina da Botefa, Barrancos
www.mindat.org/gallery.phpcform_is_valid=1&site=1&loc=135186&cf_pager_page=2
www.mindat.org/gallery.php?loc=135186
Mina de Apariz, Barrancos
www.mindat.org/sitegallery.php?loc=46419
www.mindat.org/gallery.php?loc=46419
Mina de Minancos, Barrancos
www.mindat.org/sitegallery.php?loc=46425
www.mindat.org/gallery.php?loc=46425
Sobre este assunto ver ainda a notícia publicada neste blogue em 19/11/2006:
http://estadodebarrancos.blogspot.com/2006/11/mina-de-apariz-as-riquezas-do-subsolo.html
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - vs Contenda de Barrancos
Hoje comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Aproveite o dia para passear e visitar um museu, um monumento, um sítio, uma paisagem...
Se estiver em Barrancos visite o Museu Municipal de Arqueologia e Etnografia. Para além do espólio arqueológico, etnográfico e numismático poderá surpreender-se com a cartografia histórica utilizada para divisão da Contenda.
Recordo que a Contenda é um vasto território "repartido" pelos municípios de Moura, Aroche e Encinasola em 1893-94, do qual misteriosamente foi afastado Barrancos.
A Contenda, que começa na ribeira de Murtigão, a cerca de 2 Km da Vila de Barrancos constitui, no imaginário dos barranquenhos, o seu território natural.
Será de admitir a reabertura do processo/contencioso da Contenda?
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Feira do Livro - Posto de Turismo de Barrancos
Este ano a Feira do Livro, com sede no Posto de Turismo de Barrancos, vai à procura de públicos e de leitores...
Sob o lema "À volta com os livros", a feira terá uma componente de itinerância, estando disponível no Mercado Municipal, na Bibloteca de Barrancos e nas Sociedades Recreativas e União.
A Feira do Livro é inaugurada hoje, sexta-feira, pelas 17h30, podendo ser visitada até ao dia 26 de Abril.
Descubra, com um livro adquirido na Feira, a preços muito competitivos, o prazer da leitura!quinta-feira, 16 de abril de 2009
EBI promove feira dos Minerais, Rochas, Fósseis e Bijuteria
Zafra - apresentação do livro: Barrancos... Guerra Civil de Espanha
- "EL próximo viernes, 17 de abril de 2009, a las 21 horas, en el Centro Sociocultural “Santa Marina” de Caja Badajoz, Zafra, se presentará el libro "Barrancos en la encrucijada de la guerra civil española", de Maria Dulce Antunes Simões, publicado por la Editora Regional de Extremadura y el documental "Los refugiados de Barrancos" de Producciones Mórrimer.
- Organizan: Editora Regional de Extremadura, Asociación de Recuperación de la Memoria Histórica “José González Barrero”- Zafra, Instituto de Educación Secundaria “Suárez de Figueroa” y Excmo. Ayuntamiento de Zafra."
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Encontros do Museu - Barrancos
Esta tarde, pelas 18h00 será inaugurada no Museu Municipal a exposição "Cartografia histórica da Contenda de Moura - 1752-1887", cedidos temporariamnete por D. Manuel Fructos, de Aroche. Seguidamente, às 18h30, no Salão Nobre do Município, será apresentado o livro "La Guerra de la Restauracion portuguesa em la sierra de Aroche - 1640-1645", de D. Félix Sancha Soria.
terça-feira, 14 de abril de 2009
Receitas do Lar na expoBARRANCOS 2009
De acordo com o comunicado hoje distribuído, no qual se apresenta o balancete-resumo do stand/bar, a direcção "aproveita para agradecer publicamente a todas as trabalhadoras da associação (técnicas, encarregada, ajudantes familiares, cozinheiras, lavadeiras e auxiliares de serviços gerais), às colaboradoras Marta Mondragão, Psicóloga e Ana Jesus, animadora, às voluntárias Maria Isabel Lérias e Ana Almeida, (...), a motivação, a disponibilidade e a colaboração prestada, sem a qual não teria sido possível concretizar esta iniciativa."
domingo, 12 de abril de 2009
A licença para os poços e os furos artesanais
Esta situação está prevista no Decreto-Lei nº 226-A/2007, de 31/5, que regulamenta a Lei nº 58/2005, de 29/12, sendo necessário uma licença para a abertura de poços e furos artesanais, destinados a captação de água para consumo humano ou rega.
A legislação citada prevê o regime sobre as utilizações dos recursos hídricos e os respectivos títulos (autorizações, licenças e concessões), devendo os pedidos de emissão de títulos de utilização dos recursos hídricos ser instruídos conforme o regulamentado na Portaria n.º 1450/2007, de 12 de Novembro.
De acordo com o art. 89º do DL nº 226-A/2007, de 31/5, os utilizadores de recursos hídricos que à data da entrada deste decreto-lei não disponham de título que permita essa utilização, devem regularizar a situação, junto das autoridades competentes, no prazo de dois anos, isto é, até 31 de Maio de 2009! Faltam menos de dois meses!
Já imagino, em Barrancos, o Verão que as "autoridades competentes" vão passar a saltar de curral em curral, de ferragial em ferragial - serra acima, serra abaixo -, de caneta e bloco de notas na mão a registar os furos, os poços, as fontes, os buracos com água e similares, ... no cumprimento da Lei!
Para informação complementar consultar:
www.arhalentejo.pt/formularios.html
www.dre.pt/pdf1sdip/2007/05/10502/00240049.PDF
sábado, 11 de abril de 2009
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Município de Barrancos e outros constituem AECT Guadiana Central
Esta entidade tem como objectivo facilitar e promover a cooperação transfronteiriço, a cooperação transeuropeia e a cooperação entre os seus membros, exclivamente no intuito de reforçar a coesão económica e social do terrirório.
Os AECT têm por atribuições específicas a execução de projectos ou acções de cooperação territorial co-financiados pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, do Fundo Social Europeu e do Fundo de Coesão.
(..)
Cada município vai agora aprovar a intenção de constituição do AECT (...) e aprovação dos respectivos estatutos pelos órgãos municipais.
Os projectos de convénio e estatutos serão discutidos entre todas as autarquias (municípios) em reunião a realizar no dia 21 (de Abril), em Oliva de la Frontera."
Fonte: Jornal Público, de 10/04/2009, pág. 19.
______________
Para informação complementar sobre os AECT, consultar:
- Regulamento (CE) nº 1082/2006, de 5/7:
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2006:210:0019:0024:PT:PDF
- Decreto-Lei nº 376/2007, de 8/11:
http://dre.pt/pdf1sdip/2007/11/21500/0822008221.pdf
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Presunto de Barrancos DOP e os produtos tradicionais em debate durante a ExpoBARRANCOS 2009
Esta iniciativa, integrada no âmbito das actividades da ExpoBARRANCOS 2009, pretendia criar um espaço de debate sobre a importância dos produtos locais tradicionais para o desenvolvimento de Barrancos, tendo oradores:
- António Tereno, Presidente da Câmara Municipal de Barrancos, que salientou a qualidade dos produtos existentes no concelho e a importância da aposta nestes, nomeadamente através da criação de novas empresas a instalar no PEB, enquanto forma de criação de emprego e preservação da identidade local;
- Seita Coelho, engenheiro do Instituto Nacional de Recursos Biológicos, que sublinhou a necessidade de preservar a qualidade e a tradição relacionada com os produtos alimentares, que são parte do património de um determinado território, sendo por isso fundamental democratizar o seu consumo, mantendo a excelência e criando ao mesmo tempo, dinâmicas que apostem no consumo local destes produtos;
- António Baena, responsável pela Barrancarnes, S.A., que apresentou as principais perspectivas para o Presunto de Barrancos DOP, sublinhando as características que fazem deste produto um produto de excelência;
- Marta Cortegano, engenheira florestal da Associação de Defesa do Património de Mértola, em representação do Projecto RECURSUS, que fez um balanço das actividades do Projecto e salientou a importância da exploração RFNL (recursos florestais não lenhosos) para o desenvolvimento do Concelho.
- Rui Domingues, economista, da câmara municipal de Barrancos, afecto ao projecto Recursus, que salientou a importância da exploração dos produtos referidos aliando a mesma à criação/instalação de pequenas empresas no Parque Empresarial de Barrancos enquanto empreendimento integrador da aposta neste tipo de produtos.
A moderação do debate esteve a cargo da Dra. Célia Chamorro, também do Projecto RECURSUS, em representação da Câmara Municipal de Barrancos.
Para além do Presunto de Barrancos DOP, produto de excelência reconhecida, estiveram em debate outros produtos locais, tais como os cogumelos, os espargos, as plantas aromáticas e medicinais e outras plantas comestíveis. (...)
Para além de debater sobre a oportunidade que estes recursos representam, o colóquio teve também como objectivo fazer um balanço das actividades do Projecto junto da comunidade em geral, tendo sido apresentadas e debatidas as principais tarefas desenvolvidas pela equipa, até ao momento.
No Colóquio, que foi muito participado, participaram empresários locais e nacionais, potenciais empresários, técnicos, colectores de diversos RFNL, formandos e formadores de cursos de Educação e Formação de Adultos ligados à Pastelaria e Panificação e Jardinagem, para além dos técnicos da Parceria, entre outros elementos da comunidade em geral.
Nota: Notícia elaborada com base nos apontamentos e informações transmitidas pela moderadora do debate, que aqui publicamente agradeço.
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Encontros do Museu - Debate "Terras de Contenda"
Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Barrancos
O Regulamento Interno é um dos instrumentos de autonomia do Agrupamento, nos termos do qual compete à escola e aos seus órgãos de gestão tomar decisão nos "domínios da organização pedagógica, da organização curricular, da gestão dos recursos humanos, da acção social escolar e da gestão estratégica, patrimonial, administrativa e financeira, no quadro das funções, competências e recursos que lhe estão atribuídos."
De acordo com o novo Regulamento Interno, são órgãos de administração e gestão do Agrupamento de Escolas de Barrancos:
a) O Conselho Geral;
b) O Director;
c) O Conselho Pedagógico;
d) O Conselho Administrativo.
O Conselho Geral é o órgão de direcção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da actividade da escola, assegurando a participação e representação da comunidade educativa, nos termos e para os efeitos do n.º 4 do artigo 48.º da Lei de Bases do Sistema Educativo, sendo constituído da seguinte forma:
a) Quatro docentes representando cada nível de ensino do Agrupamento (educação pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo);
b) Dois representantes do pessoal não docente;
c) Três representantes da Associação de Pais e Encarregados de Educação;
d) Dois representantes do Município de Barrancos;
e) Dois representantes de entidades ou organizações locais, cujas actividades sejam de reconhecido interesse para o Agrupamento.
O Director é o órgão de administração e gestão do Agrupamento de Escolas de Barrancos, nas áreas pedagógica, cultural, administrativa, financeira e patrimonial.
O Director, a eleger brevemente pelo Conselho Geral (que substitui os actual conselho executivo), será apoiado/coadjuvado por um subdirector e um adjunto, para um mandato de quatro anos.
O Conselho Pedagógico é o órgão de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa do agrupamento, nomeadamente nos domínios pedagógico-didáctico, da orientação e acompanhamento dos alunos e da formação inicial e contínua do pessoal docente e não docente.
O Conselho Administrativo é o órgão deliberativo em matéria administrativo- financeira do Agrupamento, nos termos da legislação em vigor.
Fonte: www.ebi-barrancos.edu.pt/images/arquivo/regulamento-interno-do-ae-barrancos.pdf
Receita do Festival Taurino dos Bombeiros de Barrancos
"COMUNICADO
A ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BARRANCOS VEM POR ESTE MEIO INFORMAR OS SÓCIOS E A POPULAÇÃO EM GERAL, QUE A RECEITA OBTIDA COM A REALIZAÇÃO DO FESTIVAL TAURINO DO DIA 4 DE ABRIL (SÁBADO) FOI DE: 5.476.79 EUROS.
MAIS SE INFORMA QUE AS DESPESAS COM A PRAÇA (MONTAGEM, ALUGUER E SEGURO) FORAM SUPORTADAS INTEIRAMENTE POR ESTA ASSOCIAÇÃO, QUER AS DA TOURADA QUER AS DO ESPECTÁCULO DE RECORTADORES, REALIZADO NO DOMINGO DIA 5 DE ABRIL.
POR ÚLTIMO, AGRADECER AOS GANADEIROS QUE OFERECERAM AS RESES, AOS INTERVENIENTES (TOUREIROS, APODERADOS, BANDARILHEIROS), À CÂMARA MUNICIPAL DE BARRANCOS, À JUNTA DE FREGUESIA DE BARRANCOS, AO GRUPO DE FORCADOS DE MOURA, À BANDA DE MÚSICA DE BARRANCOS E A TODO O CORPO DE BOMBEIROS. AO PÚBLICO PRESENTE NO EVENTO, UM AGRADECIMENTO MUITO ESPECIAL.
A DIRECÇÃO"
terça-feira, 7 de abril de 2009
Zonas de Caça em Barrancos
O que talvez não saiba é que mais de 70% desta área está “ocupada” por zonas de caça (10 zonas turísticas e 5 zonas associativas), mais precisamente 11.834,55 ha, sem contabilizar os espaços de "não caça" designados aparcamentos de gado.
Para melhor enquadramento, publica-se a listagem, actualizada a 19/03/2009 da Zonas de Caça existentes em Barrancos, com a indicação sua designação, áreas, concessionário e respectiva sede/morada:
Zona de Caça Turística nº 474 – ZCT Mercês e Outras
Área: 1.004,55 ha
Concessionário: Hercaza – caça e Turismo, Unipessoal, Lda
Sede: R Castilho, 75-1º - Lisboa
Zona de Caça Associativa nº 666 – ZCA Herdade da Courela do Seixo Branco e Matança
Área: 396,00 ha
Concessionário: Urbanização Quinta da Romeira – Lote 15 – 1º E - Coimbra
Sede: R Castilho, 75-1º - Lisboa
Zona de Caça Turística nº 748 – ZCT Herdade Russianas e outras
Área: 661,97
Concessionário: António Maria S C Fialho
Sede: Qt da Cardeira - Évora
Zona de Caça Associativa nº 996 – ZCA Monte da Carrasca
Área: 249,00 ha
Concessionário: As Caçadores do Monte da Carrasca
Sede: EN nº 249/4 – Km 2,55 – Vivenda Neves – Albarraque – Rio de Mouro
Zona de Caça Turística nº 1108 – ZCT Herdade da Nova Russiana Baixa de Cima
Área: 678,00 ha
Concessionário: Francisco Fialho Pereira Janeiro
Sede: R Dr. Filipe Figueiredo, 25 – Barrancos
Zona de Caça Turística nº 1109 – ZCT Herdade da Nova Russiana Baixa do Meio
Área: 759,00 ha
Concessionário: José Augusto Lopes Fialho
Sede: R Duque Cadaval, 2 – Barrancos
Zona de Caça Turística nº 1826 – ZCT Lanchita
Área: 388,00 ha
Concessionário: António Rodrigues Vitorino
Sede: Monte da Lanchita – Barrancos
Zona de Caça Turística nº 1926 – ZCT Herdade Viadeira
Área: 942,21 ha
Concessionário: Maria Céu F P G Vidal Da Gama
Sede: R Serpa Pinto, 7 – Moura
Zona de Caça Turística nº 2129 – ZCT Pintado
Área: 942,42 ha
Concessionário: Maria Conceição Sousa Cabral Fialho
Sede: R Fontainhas, 12 – Barrancos
Zona de Caça Associativa nº 2677 – ZCA Barrancos
Área: 2.489,00 ha
Concessionário: CL Desportivo de Caça - Caçadores de Barrancos
Sede: Travessa do Arco, 6 – Barrancos
Zona de Caça Turística nº 3769 – ZCT Herdade da Coitadinha
Área: 995,00 ha
Concessionário: EDIA, SA
Sede: Rua Zeca Afonso, 2 – Beja
Zona de Caça Associativa nº 4401 – ZCA Herdade do Pé-de-Cão
Área: 351,00 ha
Concessionário: As Desportiva de Caça e Pesca da H Pé de Cão
Sede: Rua do Cerro, 49, 7230-007 Barrancos
Zona de Caça Turística nº 4683 – ZCT Taberneira
Área: 420,00 ha
Concessionário: Pinto Correia, Irmãos, Ldª
Sede: Rua Alfredo da Silva, 9 - Lisboa
Zona de Caça Turística nº 4800 – ZCT Butefa
Área: 1268,00 ha
Concessionário: Sociedade Agrícola da Butefa, Lda
Sede: Rua André Gonçalves, 8A - Elvas
Zona de Caça Turística nº 4926 – ZCT Alta Courela
Área: 254,00 ha
Concessionário: Ecomurtica- Associação Pela Natureza e Tradição
Sede: Monte das Courelas - Barrancos
Fonte: Autoridade Florestal Nacional
www.afn.min-agricultura.pt/portal/Caca.qry?Distrito=2&Concelho=204&Circunscricao=4&Nucleo=7&TipoZona=&template%3Amethod=Pesquisar
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Encontro de Tamborileiros em Puebla de Guzman
O encontro é dia 17 de Abril, com conferência às 19h00.
O concerto, com demonstrações de vários tamborileiros, tem início às 21h00, no qual participa, entre outros, Diogo Leal da Associação Pédexumbo, fazendo uma demonstração da flauta e tamboril de Trás-os-Montes e Alentejo
No dia 18 faz-se uma arruada pela povoação, pelas 12h00.
Será que em Barrancos não há nenhum Tamborileiro que possa participar?
Mais informação
O Presunto do Lar de Barrancos
Dos 260 números em sorteio, cerca de 50 foram oferecidos à IPSS pelos seus adquirentes. No canhoto do número sorteado, na parte relativa ao contacto, estava escrito "tmv LAR", presumindo-se que este seja um dos bilhetes oferecidos.
A rifa destinava-se a angariação de fundos para as obras do novo Lar, na componente não financiada.
domingo, 5 de abril de 2009
expoBARRANCOS 2009 (4º e último dia)
10h30 - Manhãs infantis na feira com "Pantufa & Barnabé"; Pinturas faciais, Jogos, Balões, Pinturas murais e animação q.b.
12h20 - Arruada e animação circulante com "Los Ilegales", de Encinasola.
12h30 - Prova e Degustação de enchidos de Barrancos nas arcadas centrais da área do Presunto.
14h30 - Arruada e animação circulante com "Los Ilegales".
15h00 - Espectáculo Acrobático Taurino "Arte sem capote - recortadores, organizado pela Comissão de Festas de N. Sª da Conceição de Barrancos (ver cartaz próprio)
16h00 - Actuação musical do duo "Sons do Sul", no palco principal.
17h00 - Demonstração de corte, prova/degustação de Presunto DOP de Barrancos, nas arcadas centrais da área do Presunto.
18h00 - Espectáculo e fim de tarde com: Grupo Coral os Ceifeiros, de Cuba e Grupo Coral os Ceifeiros, de Serpa.
20h30 - Arruada e animação circulante com "Los Ilegales".
21h00 - Encerramento ao Público das Áreas de Exposição.
21h30 - Espectáculo de encerramento na Tenda Multiusos, com a actuação dos grupos de baile Alma Raiana e Zapatito de Tacon, de Barrancos.
24h00 - Encerramento oficial da expoBARRANCOS 2009.
sábado, 4 de abril de 2009
"O Letrinhas" nº 6, jornal escolar de Barrancos
Nesta edição, para além do editorial da professora Maria Purificação Almeida, coordenadora pedagógica da BB, acerca da desmotivação dos alunos pela aquisição de conhecimentos e o seu desinteresse pela escola - muito pertinente este alerta/preocupação! - o leitor será informado sobre:
- a visita de estudo a Arraiolos;
- O logotipo da Associação de Pais e Encarregados de Educação;
- A origem do Pai Natal
- Comemoraçoes do Dia do Pai;
- Um bonito poema da Núria Carvalho, sobre o Dia do Pai.
- A explicação da origem do "fanzine".
- Jogos e passatempos do Departamento de Matemáticas e Ciências Experimentais.
- O dia de Flores, em Barrancos.
Na secção dos "nossos jornalistas":
- O Desfile de Carnaval, um trabalho colectivo dos alunos Adriano Ramos, David Fernandes, Inês Durão, João Marcelo, Luís Lérias e Núria Carvalho.
- O Carnaval, do Tiago (6º ano).
- A Banda de Barrancos, do Dani Barrocal.
- Filho és Pais Serás, da Inês Durão.
- O relatório da visita de estudos a Lisboa, ver a peça de teatro "Meu pé de laranja de lima", de José Mauro Vasconcelos, com passagem pelo Freeport de Alcochete.
Nota-se uma preocupação do editor e da escola em ser abrangente e informativo. São 20 páginas que vale a pena ler e recomendo! Talvez falte um pouco do envolvimento da comunidade educativa, em especial dos diferentes Departamentos do agrupamento.
O Letrinhas pode ser adquirido no stand do Agrupamento de Escolas de Barrancos, no Parque de Feiras e Exposições (expoBARRANCOS).
A expoBARRANCOS,... esta tarde.
Esta tarde, com uma temperatura agradável de 20º, às 13h30, a corrida de touros prevista para as 15h00 promete...
- sete novilhos/touros, de sete ganadarias, para um cartel de luxo: Rui Salvador, Vitor Ribeiro, João Soller Garcia e Salvador Cortes.
- Forcados Amadores de Moura, no qual se integra o jovem forcado barranquenho Xavier Cortegano, que vai tentar a pega do primeiro touro.
A corrida, organizada pela AH-BVB, reverte a favor do corpo de Bombeiros de Barrancos.
expoBARRANCOS 2009 (3º dia)
10h30 - Manhãs infantis na feira com "Pantufa & Barnabé"; Pinturas faciais, Jogos, Balões, Pinturas murais e animação q.b.
12h20 - Arruada e animação circulante com "Los Ilegales", de Encinasola.
12h30 - Prova e Degustação de enchidos de Barrancos nas arcadas centrais da área do Presunto.
14h30 - Arruada e animação circulante com "Los Ilegales".
15h00 - Corrida de Touros à Portuguesa, a favor dos Bombeiros Voluntários de Barrancos (ver cartaz próprio)
16h00 - Actuação musical do duo "Sons do Sul", no palco principal.
17h00 - Demonstração de corte, prova/degustação de Presunto DOP de Barrancos, nas arcadas centrais da área do Presunto.
18h00 - Espectáculo com: Rancho Folclórico N. Srª da Alegria, de Castelo de Vide e o Grupo de Música Popular "Campos do Alentejo", de Alvito.
20h30 - Arruada e animação circulante com "Los Ilegales".
22h30 - Actuação da orquestra "La Decada Prodigiosa", no palco principal.
24h00 - Início da animação nocturna na Tenda Multiusos e actuação da Orquestra "Manhattan"
sexta-feira, 3 de abril de 2009
expoBARRANCOS 2009 (2º Dia)
10h30 - Manhãs infantis na feira com "Pantufa & Barnabé"; Pinturas faciais, Jogos, Balões, Pinturas murais e animação q.b.
12h20 - Arruada circulante com "Modas e Gaitadas".
12h30 - Prova e Degustação de enchidos de Barrancos nas arcadas centrais da área do Presunto.
14h30 - Arruada circulante com "Modas e Gaitadas".
15h00 - Colóquio "O Presunto DOP de Barrancos e os produtos tradicionais no contexto sócio-económico do concelho de Barrancos" na tenda Multiusos (iniciativa a não perder).
16h00 - Actuaçao musical do duo "Sons do Sul", no palco principal.
17h00 - Demonstração de corte, prova/degustação de Presunto DOP de Barrancos, nas arcadas centrais da área do Presunto.
18h00 - Espectáculo da Escola Municipal de Dança de Barrancos (Infantil/Adultos), no anfiteatro.
20h30 - Arruada circulante com "Modas & Gaitadas".
22h30 - Actuação de Fernando Correia Marques, no palco principal.
24h00 - Início da animação nocturna na Tenda Multusos.
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Assinatura contrato de empreitada do novo Lar de Barrancos
"COMUNICADO PÚBLICO
(Assinatura do contrato de empreitada de construção do novo Lar)
Torna-se público que o contrato administrativo da empreitada da construção do no novo “Equipamento Social, com Valências de Lar, Centro de Dia, SAD e Creche”, vai decorrer amanhã, dia 3 de Abril de 2009, na sede desta associação.
Mais, informa-se o seguinte:
1 - A empreitada foi adjudicada à empresa Transfor II – Engenharia e Construção, SA, com sede em Fátima, pelo preço de € 1.800.647,83 (IVA excluído).
2 – A obra, que terá uma prazo de execução de 420 dias, deverá ter início durante o corrente mês de Abril, prevendo-se que o auto de consignação da mesma seja celebrado até ao dia 25.
3 – O desenho dos alçados e a planta do edifício, poderão ser apreciados no pavilhão desta associação na área da Restauração da expoBARRANCOS 2009."
expoBARRANCOS 2009 (1º DIA)
A feira será inaugurada às 17h00 pelo presidente da câmara municipal de Barrancos e pelo director regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAP), em representação do ministro da tutela.
Do programa para hoje, destaca-se:
17h30 - Visita protocolar com a participação do presidente da CMB e DRAP do Alentejo.
18h00 - Demonstração de Corte, Prova e Degustação de Presunto DOP "Jamon de Huelva".
18h30 - Espectáculo inaugural no anfi-teatro, com a actuação da Banda Filarmónica Fim de Século, de Barrancos;
19h30 - Arruada/Animação circulante nas áreas de exposição: Tuna Académica da Universidade de Évora e Tuna da ESTIG-Beja;
22h30 - Espectáculos de variedades no anfi-teatro, com a a alegria contagiante dos Tunos universitários.
23h00 - Encerramento do Público das Áreas de Exposição;
24h00 - Encerramento do Parque e início da animaçãop nocturna na Tenda Multi-usos com o DJ's Luigy e Funkyou.
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Colóquio - O Presunto de Barrancos DOP e os Produtos Tradicionais
Os produtos tradicionais de Barrancos são um dos mais importantes cartões de visita desta vila. Embora o presunto de Barrancos DOP seja o mais conhecido, muito mais há para conhecer!
Por esta razão, vale a pena participar no Colóquio sobre o Presunto de Barrancos DOP e os Produtos Tradicionais no contexto socioeconómico do Concelho de Barrancos (cartaz acima publicado).
Esta iniciativa promovida pela Parceria do Projecto EEAGRANTS integra-se na ExpoBARRANCOS 2009.