terça-feira, 10 de dezembro de 2019

O que sabemos sobre a recolha de lixo porta-a-porta “sistema payt” - (parte 2)

Na sequência da sessão de esclarecimentos do passado dia 30 de outubro, que decorreu no cineteatro de Barrancos, da informação prestada pelos “monitores” que andaram a fazer a distribuição dos contentores pela população (ver fotos abaixo), bem das “FAQ” aqui divulgadas, vamos lá tentar “saber o que já sabemos” sobre a recolha do lixo porta-a-porta “payt”, que será implementado brevemente:
1 – Sabe qual a entidade ou empresa responsável pela recolha do lixo em Barrancos?
Resposta (R): A empresa responsável pela implementação do sistema, que pretende fazer de Barrancos um projeto piloto, por ser a única localidade do município, é a Resialentejo, com sede em Beja, com o apoio local do Município e da Freguesia. 
De acordo com o art. 5º do regulamento atual, que deverá ser revisto para este efeito: 
"- O Município de Barrancos é a entidade titular que, nos termos da lei, tem por atribuição assegurar a provisão do serviço de gestão de resíduos urbanos e limpeza urbana no respetivo território. 
- Em toda a área do concelho de Barrancos, o Município de Barrancos é a Entidade Gestora responsável pela recolha e encaminhamento para destino final adequado dos resíduos urbanos indiferenciado
- Em toda a área do Município de Barrancos, a Resialentejo é a Entidade Gestora responsável pela recolha seletiva, triagem, valorização e eliminação dos resíduos urbanos recolhidos seletivamente."
 2 Sabe como vai funcionar o sistema de recolha de lixo “payt”?
R: Ainda não. Nesta data, "os cidadãos pagam uma tarifa de resíduos, calculada em função do consumo de água". Com o sistema payt (novo), "pretende-se criar um sistema mais justo". Seguindo a explicação do folheto distribuído, "os cidadãos irão pagar os sacos destinados aos resíduos indiferenciados (lixo), sendo que o valor do saco já incluí o valor do serviço de gestão de resíduos. Os sacos destinados aos resíduos recicláveis (vidro, papel/cartão e plástico/metal) são gratuitos, por isso quanto mais separar, menos irá pagar".! 
3 - Sabe como "pagar menos vs reciclar mais" para um consumidor doméstico que produza cerca de 95% ou mais de lixo indiferenciado? Onde está aqui ganho?
R: Se hoje já recicla, e no payt continua a usar os sacos de reciclagem, sem misturar os lixos, o ganho estará em "gastar menos sacos" pretos (os únicos que são pagos). Mas, mesmo assim, há dúvidas.
4 - Sabe se temos a obrigatoriedade de utilizar o sistema payt?
R: A participação no sistema payt devia ser recomendada, mas no caso será de utilização obrigatória, por abranger 100% do território urbano da Vila de Barrancos.
5 Sabe se Barrancos será o único município que vai ter este novo sistema de recolha de lixo?
R: Não, este sistema de recolha irá abranger outros municípios sob a gestão da Resialentejo. Contudo, Barrancos vai servir neste caso como "cobaia" (experiência piloto), sendo o único que, pelas suas caraterísticas (população concentrada numa única localidade), vai ficar dependente a 100% da recolha porta-a-porta (payt), sem possibilidade de uso de contentores, que serão retirados. Já outras localidades, como Moura, Ourique ou Mértola (p.ex), só implementam o payt nas chamadas "zonas históricas", permitindo a manutenção e o uso dos contentores nas outras zonas.
6 - Sabe como serão identificados os produtores de resíduos?
R: Em princípio, serão identificados pela listagem dos consumidores (clientes) da água.
7 - Sabe se a cada casa/habitação/fração, corresponde um "produtor", sabendo que há moradias (casas), que possuem dois contadores domésticos de água (pela porta principal e pelo quintal)?
R: Ainda não se sabe como se vai proceder nestes casos, onde, atualmente, há dois pagamentos de tarifas (a fixa e a variável). Aguardamos que o novo regulamento preveja estas situações.
8 - Idem, com dois contadores domésticos, mas em locais distantes um deles com consumo habitual (casa da família) e o outro com consumo ocasional - por. ex. garagem ou monte na periferia da vila (que há alguns!)
R: Não há ainda nenhuma resposta para estes casos. O (novo) regulamento deverá prever e salvaguardar estas situações, sendo que será muito difícil abranger os casos atípicos.
9 – Sabe onde pode adquirir os sacos do lixo?
R: Apesar de não haver ainda qualquer decisão por parte das entidades locais, a Resialentejo informa através do folheto, que os sacos de lixo serão "adquiridos na CMB e no posto de turismo de Barrancos" (?!)
10 – Sabe quanto custa cada unidade de saco de lixo?
R: Não há ainda nenhuma decisão sobre o assunto. Contudo, segundo foi divulgado na sessão de esclarecimento de 30 de outubro, o saco de lixo para o lixo indiferenciado “terá um valor mínimo de 30 cêntimos”, ao qual deve acrescer o IVA! Tenhamos presente, seguindo o princípio do poluidor-pagador,  que a aquisição do saco (tarifa) tem subjacente a prestação de um serviço, ou seja, a recolha do lixo porta-a-porta!
11 - Sabe se o saco de lixo é pago no momento da aquisição (levantamento)?
R: Há duas alternativas, não se sabendo ainda a opção da entidade gestora local: a) o saco será pago no momento do  levantamento, ou b) os sacos serão debitados juntamente com a fatura da água do mês seguinte. Esta última opção parece-nos a mais adequada, sendo que implica a construção de instrumentos e mecanismos de controlo por consumidor/cliente, que deverá ser monitorizado mensalmente para saber o consumo e/ou a produção de resíduos  por habitação.
12 - Sabe como e de que forma o sistema é aplicado nas chamadas "segunda habitação" ou "casas de férias", que só têm ocupação sazonal ou de fim-de-semana?
R: O sistema é generalizado e de aplicação obrigatória para todos os habitantes em Barrancos, permanentes ou temporários, aguardando-se que o regulamento esclareça como se deve proceder se não tiver "saco de modelo oficial" e/ou "onde depositar o saco", caso deixem a casa num dia sem recolha desse resíduo. 
13 - Sabe de haverá controlo/monitorização da produção de lixo por habitação? (p.ex: se o consumidor X, pertencente a uma família com residência permanente, logo com consumo de água, adquiriu Y sacos de lixo no mês Z, mas não coloca  sacos na porta em nenhum dia desse mês ou seguinte, o que sucede?) 
R: Não se sabe. Não há nenhuma informação. E no caso desse consumidor, ou fica com o lixo em casa,  ou "empresta-o" ao vizinho, ou, pior ainda, deita-o em lixeira ilegal!
14 - Sabe como se vai proceder para os consumidores não domésticos (p. ex. cafés, bares, restaurantes e lojas)? Compram sacos? Continuam com os contentores coletivos? Passam a ter contentores especiais?
R:  Não há nenhuma informação. Se há a intenção de retirar os contentores coletivos, terão de passar a usar sacos identicos ao dos consumidores domésticos!
15 - Sabe como se vai proceder para os "grandes produtores de resíduos" (p. ex:  industrias do parque empresarial; a Residência de Idosos; a Creche; as escolas, etc...)?
R: idem como resposta anterior. Por enquanto não se sabe. Talvez nem a Resialentejo saiba  como proceder...
 16 – Sabe a que horas pode colocar o saco do lixo na porta da rua?
R: Os sacos deverão ser colocados entre as 6 e as 8 horas. Se não for divulgado o horário/rua ou zona, corremos o risco de “ficar com o lixo na porta”, sem ser recolhido!
17 - Sabe a que horas será recolhido o lixo que colocou na porta, entre as 6 e as 8 horas?
R: Ainda não se conhece o circuito da recolha, nem o respetivo horário, que deve ocorrer a partir das 8 horas! É expectável que seja disponibilizado um mapa com horários/por zona ou rua, com a indicação previsível de "passagem da viatura e recolha do lixo". 
18 – Sabe qual o dia da semana para recolha do lixo “orgânico/indiferenciado” ?
R: Segundo a informação desta data, os resíduos serão recolhidos à segunda, quarta e sexta-feira. Ainda não se conhece o horário da recolha (por zona/rua/bairro, etc).
19 - Sabe se vai haver recolha do lixo orgânico/indiferenciado no dia marcado, se for feriado? E se não houver recolha nesse dia, passa automaticamente para o dia seguinte?
R: Espera-se que esta situação seja esclarecida no regulamento.
 20 – Sabe qual o dia de recolha dos resíduos (lixo) recicláveis?
R: Segundo a informação conhecida, a recolha decorre nas seguintes datas: a) O plástico/metal (saco amarelo), todas as terças-feiras, e no primeiro e terceiro sábado de cada mês; b) O vidro (saco verde), ao segundo e quarto sábado de cada mês; e c) O papel e o cartão (saco azul), à quinta feira.
21 - Sabe que há resíduos/materiais que não são recicláveis?
R: Segundo o prospeto da Resialentejo, existem alguns materiais que não são recicláveis:, tais como "guardanapos de papel, lenços de papel, pratos e talheres descartáveis, papel autocolante, sacos de cimento, papel plastificado, toalhetes, fraldas, plástico não embalagem, garrafões de combustível, vidraças, espelhos, chávenas, jarras, cristal e copos", que deverão constar do saco preto (resíduo indiferenciado).
22 - Sabe em que saco devemos colocar os tecidos (por. ex: roupa velha, rasgada e/ou ou imprópria para uso) e outros trapos?
R: Não, aguardemos a indicação no regulamento.
23 – Sabe o que acontece ao saco de lixo que não seja de “modelo oficial”?
R:  Não, mas em princípio não será recolhido. 
24 - Sabe que não pode deitar "lixo"orgânico no saco azul, nem no amarelo, e vice-versa? E se houver, propositadamente ou por descuido, o que sucede?
R: Admitindo que o payt tem como objetivo principal a separação/reciclagem, não poderá haver misturas de resíduos.  Se houver mistura (e for detetada) pelos operadores do serviço de recolha, os sacos não serão recolhidos, podendo haver penalização (!?) para o produtor. Aguardemos os esclarecimentos no regulamento.
25 - Sabe que, nesta data, o pagamento do serviço de recolha do lixo aparece na fatura da água?
R: Nesta data, este serviço está incluído na factura da água.
26 - Sabe quanto paga (nesta data) pelo serviço de recolha do lixo (consumidor doméstico)?
R: Há duas tarifas: a) a tarifa fixa, no valor de € 0,90, que é paga sempre, mesmo que não tenha consumo de água ou não produza lixo; e b) a tarifa variável, no valor de € 0,4635/m3 de água consumida.
Simulação de custos do serviço de recolha de RSU (doméstico)
27 - Sabe quando entra em vigor este novo sistema de recolha do lixo?
R: Apesar de não se conhecer ainda qualquer decisão oficial ou regulamento sobre o assunto, o “sistema de recolha de lixo entra em vigor a 1 de janeiro de 2020”, sendo adotada duas fase: a) regime transitório, entre janeiro e março; e b) definitivo, a partir de 1 de abril de 2020;
28 - Sabe se os atuais contentores são recolhidos ou continuam nos mesmos locais?
R: Em princípio, ao optar pela solução exclusiva de recolha porta-a-porta, todos os contentores existentes em diferentes zonas serão recolhidos, sendo esta a única disposição sobre payt prevista no atual regulamento (nº 3 do art. 21º).
29 - Sabe como se vai proceder para o caso dos "grandes produtores", tais como lojas, empresas do parque empresarial, lar, creche, EBI, etc,? Vão manter os contentores?
R: Não há nenhuma informação sobre estes casos.
30 - Sabe como irão proceder os restaurantes e similares com o lixo produzido na sexta-feira e no sábado? 
R: Em princípio terão de ter locais para armazenamento, salvo porque a recolha dos orgânicos/indiferenciado só está previsto para os dias úteis.
31 - Sabe se continua a haver o circuito semanal de recolha de "monstros" ou "monos"?
R: A recolha de resíduos volumosos, que está prevista no atual regulamento, deverá (?!) ser incluída no novo regulamento payt, com a especificação inerente ao sistema praticado.
32 - Sabe quem fiscaliza este sistema de recolha de lixo?
R: Em principio, será o Município (como e de que forma não se sabe), com o apoio das autoridades policiais. Estas e outras questões serão (esperamos) esclarecidas pelo regulamento municipal sobre a matéria, que ainda não é conhecido, tal como o regulamento tarifário.
33 - Com a aplicação do sistema payt será esperado um aumento de deposição ilegal?
R: Sejamos optimista, e esperamos que não! Mas, provavelmente sim, e até o (re)aparecimento das estrumeiras e lixeiras que há anos foram extintas. Contudo, serão previstos em termos a regulamentar, mecanismos de fiscalização, sendo que os casos de deposição ilegal de resíduos serão alvo de penalização.
34 - Sabe se existe regulamentação municipal sobre penalização no domínio da higiene e salubridades pública e, ainda sobre remoção de lixo?
R: Para além do (ainda em vigor) regulamento municipal de gestão dos resíduos urbanos de Barrancos, existe o Código de Posturas Municipais de Barrancoss (cf. cap. V e VI), que se presume se mantenha plenamente válido, com disposições gerais e especiais sobre deposição de lixos nas vias públicas, a existência de lixeiras e de estrumeiras, entre outras normas.
35 - Sabe se foi equacionada a possibilidade de suspensão da recolha payt durante os tradicionais Festa de Barrancos - em toda a Vila ou nalgumas zonas, por ex,. na praça e arredores?
R: Não há qualquer informação.
36 - Já há ou se conhece a regulamentação municipal sobre esta matéria?
R: Não se conhece publicamente, e também não há qualquer informação sobre a mesma, nem sequer que tenha sido "iniciado o procedimento", obrigatório para alteração ou criação de normas regulamentares, salvo este, ainda pendente, que depois de lido torna ainda mais confuso todo este processo.
37 É, ainda, possível reverter esta decisão de "entrada em vigor do payt" e continuar com o sistema de recolha atual?
R: Não sabemos. Provavelmente não. Contudo, penso que ainda estamos a tempo de "parar para pensar", e adiar a entrada em funcionamento deste sistema, que poderá ser justo, mas é muito complexo. 
Com uma população maioritariamente idosa, corremos o risco de 50% "entrar em depressão, ... por causa do lixo"! E não haverá médico, nem "terapeutas ocupacionais", que tenham capacidade de resposta.
fatura-recibo - ex. para 5m3 de água
trio de contentores individuais (em fase de distribuição pela população)
contentor individual às porta...
contentor individual à porta, antes da recolha...
(Fotos: eB, 03-12-2019)
sacos de lixo "normais"
(Foto: eB, 31-10-2019)

Monitores vs distribuição de contentores à população

29 comentários:

Anónimo disse...

"Não se sabe"...
"Não há nenhuma informação"...
"Apesar de não se conhecer ainda qualquer decisão oficial ou regulamento sobre o assunto"
..."aguardemos a indicação no regulamento."
"Não há ainda nenhuma decisão sobre o assunto"...
"Não há ainda nenhuma resposta para estes casos"...
"Ainda não se sabe como se vai proceder nestes casos"...
"idem como resposta anterior. Por enquanto não se sabe. Talvez nem a Resialentejo saiba como proceder..."

Que é isto, pergunto eu?! Valha nos Jesus Cristo e o município que tem a obrigação e dever de proteger os seus munícipes dos devaneios vindo de fora.

Anónimo disse...

Sinceramente, há muitas dúvidas e perguntas sem respostas, estando a menos de um mês de entrada em vigor deste novo sistema de recolha de lixo.
Deviam os nossos "governantes" ponderar esta data de entrada em vigor, ou exigir a quem de direito uma resposta rápida para estas e outras questões que têm surgido.
Quem ainda não tem qualquer contentor de separação do lixo em casa como deve proceder?
Quando são disponibilizados os sacos e onde? No Posto de Turismo ninguém sabe (e diziam que era lá...).
Quando tenhamos lixo (gordo por exemplo) para levar ao depósito da Eira de Carrasco, podemos, somos recebidos?
E se levar-mos lá cima reciclagem vidro e plástico como costumo fazer atualmente, podemos e somo recebidos?
Muitas duvidas, zero respostas, seja da Junta de Freguesia, da Câmara Municipal como da Resialentejo...
Assim não vai resultar, em vez de solucionar um problema, vamos arranjar muitos mais!

Jacinto Saramago disse...

Aos anónimos(as) das 9h4 e 12h22:
Curiosamente, hoje, o Município de Serpa publica no Diário da República o "Regulamento de Serviço da RESIALENTEJO" - https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/127064077/details/3/maximized?serie=II&parte_filter=36&dreId=127017060 - que poderá explicar alguma coisa, mas só vincula Serpa.

Se ainda for a tempo, tentarei publicitar "novas" FAQ com outras tantas questões e dúvidas recebidas,...

cpts

Anónimo disse...

Boa tarde

A pergunta perante tantas incertezas é:

- É legal obrigar uma população a aceitar este tipo de situações?

Cpts

JC

aeloy disse...

Tudo isto é absolutamente ilegal. Infelizmente deixam chegar isto a este ponto.
Não há quem os demita?
António Eloy
E irresponsável.
Eu posso e irei colocar o meu lixo, pouco, e os meus recicláveis ao lado....mas e os nossos maiores?

Jacinto Saramago disse...

António
Há muitas dúvidas, e nenhuma certeza, num sistema em que Barrancos será cobaia.
Cpts.

Anónimo disse...

Estou a favor da reciclagem, mas também Estou a favor da liberdade ou seja não percebo porque tenho o dever de reciclar se não quero. Por outro lado alguém pensou nas pessoas mais velhas que nem sabem ler ou escrever? Que não tenhem quem as ajude ou quem lhes indique como fazer? E nas nossas ruas que certamente vao estar sujas com lixo? Pensaram no que? Se sao tudo incertezas, e ainda não sabemos, péssima ideia tudo isto e sem dúvida algumas se avizinham muitos problemas

Anónimo disse...

Cobaia, mas porque nós?
Simples, disseram-nos que nos davam um camião de recolha de lixo novo... Mas quem aceitou, quando foi aceite, por quem e em que data? É importante saber também esta verdade!
É algo qur não vai resultar, mas quem aceitou impor isto aos barranquenhos?

PedroGodinho disse...

"A mudança não é dolorosa. A resistência à mudança é."

Este sistema já se encontra implementado, por exemplo, no Município de Vidigueira. A câmara municipal disponibilizou caixotes do lixo aos munícipes para estes colocarem à porta o lixo nos dias de recolha e quem não tiver, coloca o saco do lixo. A recolha é feita às 2.ª, 4.ª e 6.ª durante o final do dia.

A recolha à porta é só do lixo indiferenciado. Quem quiser fazer reciclagem vai ao depósito separar o lixo no seu devido contentor.

A diferença para Barrancos é só uma, o depósito de resíduos encontra-se dentro da Vidigueira e em Barrancos a 2/3 km...

Até à data, nunca vi lixo no chão nem sacos rasgados. As pessoas já sabem mais ao menos a que horas passa o camião do lixo e coloca o saco na porta.

Esta questão da reciclagem depende da vontade de cada um de nós.

Cpts.

Jacinto Saramago disse...

Olá Pedro
O sistema payt de Barrancos será muito diferente da Vidigueira. Enquanto aí há contentores coletivos, os de Barrancos serão recolhidos.
Cpts

PedroGodinho disse...

Boa tarde Jacinto,

Se quando diz "Enquanto aí há contentores colectivos (..)." se refere ao típico contentor (aqueles de metal que existem actualmente) na Vidigueira não existe nenhum. Se for em relação aos ecopontos, esses existem, mas não são muitos.

O lixo ou é recolhido à porta ou é a própria pessoa que se desloca à estação de transferência.

Acrescento que, no boletim informativo de Dezembro de 2019, existe uma página dedicada a esta questão da recolha de lixo selectiva e as suas devidas coimas.

Nela constam também os horários da recolha dos diversos resíduos e quando é realizada a recolha junto dos estabelecimentos comerciais.

O que é importante referir aqui é que, existe um esforço muito grande por parte do município para que exista alguma consciência em relação à separação de resíduos.

Ao início é estranho, com o tempo torna-se um hábito.

Cpts.

Jacinto Saramago disse...

Olá, Pedro
Sim, referia-me a esse tipo de contentores. Nesse caso há alternativa - ecopontos . na Vidigueira.
Barrancos vai ter o sistema payt 100%, que a Vidigueira não tem. Aqui estão as diferenças, e são muitas.
Vi o BM da Vidigueira citado,
cpts

Anónimo disse...

Eu gostava de saber como vão fazer aqueles que vêm de fora apenas um fim de semana ou outro?! Não deixam opções nenhumas. Ou então vão deixar o lixo na porta da junta ou da cmb uma vez que os nossos representantes e eleitos por nós não nos defendem desta aberração. Não deixam opção nenhuma as pessoas, isto deveria ser feito de forma gradual e nunca sem abolir totalmente os locais para o depósito do lixo (contentores, moloks, etc).

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo(a) das 17h19
Essa preocupação foi também colocada na questão 12, que não soubemos responder.
Cpts

Anónimo disse...

Ainda há representantes que defendam a população e esta questão foi posta em cima da mesa na última assembleia por um membro da maioria e outros da oposição, pois nem todos os que estão lá aceitam este tipo de imposição porque é disso que se trata, impor sem primeiro consultar o povo.
Aproveito para acrescentar que se o descontentamento é assim tanto, e é, pois os comentários aqui presente são um belo barómetro de opiniões, e na maioria de pessoas descontentes com esta medida, porque não se juntam todas e vão a assembleia reclamar contra isto ou pedem uma reunião para dizer o que vai na alma de cada um?!
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Palhaçada...para alguem ou emprezas p se enxerem...

Anónimo disse...

Os eleitos para representar o povo não querem saber se o povo concorda ou não, preferem impor medidas deste estilo sem consultar a vontade dos munícipes e temos vários exemplos disso, como a localização da casa mortuária e quando questionado sobre as matérias em questão e confrontados com uma opção duma consulta publica/referendo, dizem que não são a favor e que eles foram eleitos para decidir pelo povo. Está registado em acta!
Cumprimentos!

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a das 19h43
Permita-me q discorde sobre a alegada "imposição ". Há assuntos que não têm "dignidade " para um referendo. Consultar o povo será pois um referendo! O nosso regime jurídico das autarquias locais não prevê estes mecanismos referendarios.
Contudo, parece-me que, nestes dois casos, seria um gesto de inteligência tomar a decisão de "parar para repensar". Ambos são polémicos.
Cpts.

Anónimo disse...

Tem toda a razão, não se pode ir a referendo por tudo e por nada, mas no mínimo, quando o assunto é contestado por grande maioria do povo, podia fazer-se uma consulta publica! Fácil, não seria mas seria, como diz o autor do blog, um gesto de inteligência e proximidade com os seus munícipes! Claro que não passa duma opinião pessoal e não quer dizer que esteja certo mas é o que penso!
Obrigado pelo esclarecimento.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Sei que não publicará porque não vai de encontro à sua opinião/posição, mas fica um contributo para si em especial, em que data foi feito o referendo aquando da localização da atual casa mortuária ???? em que data foi feito o referendo aquando do encerramento das lixeiras que havia um pouco por todo o povo ??? (exemplo: traseiras da rua de encinasola, traseiras da rua de s. bento - e se dizia então que, as pessoas mais velhas continuariam a deitar o lixo nos mesmos locais, foi assim ??? Para o ajudar no seu proximo post - desde quando está previsto isto do novo sistema de recolha de lixo ??? Julgo que com as sua capacidades conseguirá obter as informações corretas e divulgá-las sem deturpações.
Boa noite.

Anónimo disse...

Mas afinal, quem aceitou isto, o atual PS ou anterior CDU?
A que nos leva esta politiquiçe de comentário?
isto é que vai aqui um "lixo"...

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo/a das 12h16:
"entre todos la mataram, e ella solitá se murió"! É mais ou menos isto!.

Em resumo, e pelo que a Resialentejo divulga, o processo payt começou em 2015! E, desde essa data, tem andado em "lume brando"... sem que as entidades locais se apercebessem da complexidade do processo e do problema.

Projeto aprovado e financiado com dinheiros comunitários. Agora, em 2019, com o final do quadro comunitário, ala, que é preciso "por tudo no terreno", que é como que diz, "começar". São distribuídos os carros do lixo (para Barrancos vieram dois), e os contentores individuais (que serão aos milhares, e não cabem em armazém...).

Enfim, o menino está agora nas mãos, ou nos braços, como queiramos, das CMs e JFs, que o têm de embalar, alimentar e proteger!

Cpts.

Anónimo disse...

Jacinto, o sistema payt, como está a ser proposto, foi aceite pela câmara municipal em janeiro de 2018! basta ver as atas!

Anónimo disse...

Jacinto, afinal parece que hà muita gente vendo atas, pena que não as vêem todas (vários mandatos) e outras que ainda nem foram publicadas. Quem terá acesso a essas? Se calhar até sabemos quem é/são, mas isso não interessa para nada. Se foi a CDU que em 2015 deciciu avançar dou-lhe os parabens, se foi em 2018 o PS também lhe dou os parabens. Acho que este sistema é ambientalemente muito importante e localmente uma prova de fogo para nós barranquenhos demonstrarmos que não somos uns "atrasados" nem "selvagens", como certa gentinha nos acusa noutras circunstâncias. A partir de Janeiro veremos se corre bem ou mal, e como vemos por este post haverá muita gente rezando para que corra mal, mas se isso acontecer julgo haverá soluções para corrigir o que correr mal. Se correr bem, daqui a mês e meio já ninguem fala no assunto.

Jacinto Saramago disse...

A/o anónimo/a das 20h12
Também reparei que há dois anónimos comentarista, comunicando através deste post!.
Sobre o payt: já o disse anteriormente. Acho que o nosso modelo de recolha de lixo funciona bem. Carece de ajustamentos, mas está bem e recomenda-se. Já sibre o payt, tenho mtas dúvidas e, retirar os contentores coletivos, obrigando a um sistema unitário, dá-me "comichão", para além de não acreditar na sua viabilidade. E não falo dos custos, pq estes irão sempre aymentar para o produtor de lixo.
Cpts.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com a sua opinião Jacinto e pelos vistos há uma grande maioria que também concorda, aliás, aqui só uma pessoa é que defende isto!Porque será? Terá algo que ver com a implementação/imposição deste sistema e não sabe aceitar que outros não queiram?!
Já agora que se falou em partidos, acho piada ao facto de a cdu querer isto em 2015 e agora pôr bitaites, tal como ao facto, pelo que percebi, de o ps querer isto agora e ter posto bitaite quando era projeto da cdu... Ontem era bom e hoje é mau? Ontem era mau e hoje é bom? Em que ficamos? Os malucos do riso diriam "isto é que é uma açorda"...
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Jacinto, convinha era perguntar porque Barrancos é o único concelho onde o payt abrange 100% do Território.

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo(a) das 0h37
Não sei se esse pressuposto é assim como diz,porque não há informação pública sobre isso .
Contudo, reafirmo o que venho a dizer sobre este assunto: há pouca ou nenhuma informação; a empresa que o "impõe " não sabe como o fazer, e por isso a CM/JF têm um menino no colo!...
Cpts.

Jacinto Saramago disse...

Ao anónimo(a) das 5h31
Deve ser para seguir o princípio, hoje abandonado, de Terra Única, ou seja, no caso, um município com uma unica localidade!
Quando disse, que íamos ser cobaia, não tinha conhecimento de uma história, contada por um anónimo, que nem pode ser verdade, mas que ilustra bem a capacidade de ação! Segundo, este, alguém da empresa gestora estando de férias numas ilhas espanholas (!?) tc deste sistema, e lembrando-se de BRCs quis transpor tal e qual para aqui!
Somos uma localidade única, longe de outras, e "podem viver sem contentores coletivos ",.....
É uma história,mas pode ser verdadeira!