quarta-feira, 6 de abril de 2016

Associação de Pequenos Agricultores de Barrancos (APAB)

A associação com este ou outro nome ou acrónimo, (ainda) não existe em Barrancos. Mas, será necessária? 
A estrutura fundiária da região, mas em especial o enquadramento fiscal do sector, tem levado ao aparecimento de dezenas ou centenas de "novos" agricultores, de empresários agrícolas ou de produtores pecuários, muitos deles idosos e/ou reformados, que exercem a atividade como complemento de rendimento ou de lazer.
A agricultura, mas sobretudo a produção pecuária - a criação de ovelhas, de cabras, de vacas e de porcos (suinicultura) - é atualmente pouco rentável, ruinosa quando exercida de forma isolada. Sem apoios, está sujeita à forte concorrência de intermediários, de multinacionais e das grandes distribuidoras que fixam os preços e espoliam o produtor.
Estou convencido que o associativismo agrícola seria vantajoso para muitos "pequenos" agricultores ou produtores pecuários locais (de Barrancos), que neste momento "trabalham sem rede", ou seja, sem qualquer tipo de apoio técnico, logístico ou financeiro. As fileiras agrícola e de pecuária, poderiam e deveriam ser melhor rentabilizadas, através duma associação do sector.
A constituição de uma associação (p.ex.) de agricultores, mas incluindo a pecuária, tendo como objetivo principal a defesa dos interesses económicos dos seus associados, com possibilidade de intervenção noutros domínios, tais como na aquisição, utilização e partilha de bens e equipamentos (recursos), contribuiria não só para a criação de emprego e a redistribuição de rendimentos, mas também para a redução do êxodo rural, passando pela valorização do trabalho do agricultor/produtor.
A união de todos estes conterrâneos que partilham esta atividade, a título principal ou secundário, traria vantagens imediatas aos próprios e certamente contribuiria para o desenvolvimento económico e social de Barrancos.
associativismo agrícola - partilha de recursos 
porcos em regime de criação extensiva, algures nos campos de Barrancos
Foto: eB, 01-01-2016

3 comentários:

Jacinto Saramago disse...

Obrigado, por partilhar o desabafo, mas continuo a considerar (vendo também alguns dos teus argumentos), que seria de interesse a união daqueles que sentem na pele a espoliação do seu trabalho como agricultor/criador de animais.
Abç.

romcadur disse...

Essa é uma verdade, estamos sem rede e expostos a quem queira vir comprar os produtos que criamos no concelho.

Há já algum tempo venho tentando iniciar isso mesmo um Associação dos Criadores de Gado de Barrancos. (ASCRIGABA), pedi até a pessoas conhecidas que me enviassem cópias dos seus estatutos, não a uma, mas a três, nenhuma até agora o enviou, mas continuo com vontade e até tenho listagem de possíveis associados, mas o tempo vais passando e há gente jovem por aí para fazer esse trabalho, eu ajudo
Não é dificil, mas começar sozinho é obra.

Anónimo disse...

Ainda estamos à espera dos estatutos da SUB do Srº Romcadur