quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Barrancos e municípios espanhóis limítrofes "juntam-se para reconhecimento da linha de fronteira"

O presidente da câmara de Barrancos e os alcaldes dos Municípios espanhóis, reúnem anualmente durante o mês de agosto para "proceder ao reconhecimento da linha internacional de fronteira (...) e desse reconhecimento lavrar auto ...". Estas reuniões estão previstas no artigo 25º do Tratado de Limites entre Portugal e Espanha de 1864  e do artigo 14º do Convénio de Limites de 1926.
.
Na nossa região, as reuniões decorrem alternadamente nas localidades de Barrancos, Encinasola, Oliva de La Frontera e Valencia del Mombuey. Em 2014 o encontro decorreu ontem dia 19, na Vila de Barrancos. (foto 1)
.
Esta formalidade tem periodicidade anual, conforme o eBaqui tinha dado conta em setembro 2010. Curiosamente, em 2014 passam 120 anos sobre a cerimónia de colocação dos marcos da fronteira que tornou definitiva a raia fronteiriça nesta zona (foto 2), em cumprimento da Convenção da Divisão da Contenda assinada em Madrid em 2 de Março de 1893.
Foto 1: (Legenda: da esq.) Angel Mendez, Alcalde-Presidente do  Ayuntamiento de Encinasola;  Francisco Diaz Salguero, Alcalde-Presidente do Ayuntamiento de Valencia del Mombuey; António Tereno e António Gavino, Presidente e Vereador da CMB; Francisco Serrano Rangel, 1º Teniente de Alcalde do Ayuntamento de Oliva de la Frontera e J. Saramago. Chefe UASC/Secretário
Foto 2: Divisão da Contenda, 1894. Foto existente nos Paços do Município de Barrancos. Fotos: DS
Tratado - Limites entre Portugal e Espanha
Convenio de Limites entre Portugal e Espanha
Auto de reconhecimento da fronteira, elaborado no "porto dos almendros (ribeiro d'ardila, a 25 de agosto de 1922", entre Barrancos e Oliva de Jerez", atual Oliva de la Frontera. Foto:  Cortesia arquivo CMB

6 comentários:

IANTT disse...

Magnifica información. Hoy parece un hecho poco importante, y aunque las fronteras han desaparecido, siempre hay diferencias (unas a favor y otras en contra de caracter económico y social)por la pertenencia a un pais u otro.

IANTT - Jesús

romcadur disse...

Será úil conhecer se existir mais documentação sobre o assunto, nomeadamente sobre a CONTENDA, aqui só aparece Barrancos e Oliva mas na divisão da fronteira que diz respeito à CONTENDA, houve ou não a menção em acta dos limites em concelhos Po0rtuguese, ou seja entre Moura e Barrancos, é tempo de deitar cá para fora o que houver de verdade para ezclarecimento. Uma grande parte da população de Barrancos pensa que o limite vai pelo Murtigão e não pelo Arroio. Uma pesquisa ao assunto e a sua publicação, levará ao conhecimento real do que se passou na altura.

Jacinto Saramago disse...

Caro RCD

Era bom que tivesse havido erro e, nesse caso, a Contenda "seria nossa".

lembro que, este zona seria território natural de Barrancos, mas foi Moura (Santo Aleixo) que o partilhou com Aroche e Encinasola (que numa primeira acordo não aceitou a divisão).

Quanto a Barrancos, terá ficado "arredado" da contenda, porque, naquela data (1894) se encontrava anexado a Moura?!

Cpts

Anónimo disse...

Uma boa parte que divide o conselho de Barrancos e Moura é mortigão menos na zona da contenda que é o arroio!como dizemos aqui em Barrancos, aqui há gatos...

Anónimo disse...

Não há gato, simplesmente fomos enganados ou alguém beneficiou com o "fazer assim" do acordo, é sempre igual

Anónimo disse...

Porque tanta preocupação com a contenda se ja nem se pode passar lá nem de bicicleta?