domingo, 28 de fevereiro de 2010

Grupo de Barrancos do Movimento Limpar Portugal reúne dia 1 de Março

Vai realizar-se uma reunião do grupo de voluntários de Barrancos. Esta será muito importante, ainda há muito que fazer, mas tudo é possivel.
Compareçam!
REUNIÃO:
Horário: 1 de março 2010, às 18 horas.
Local: Salão Nobre dos Paços do Município de Barrancos
Organizado por: Margarida Vazquez Valério e Patrícia Costa
Não esqueças:
No dia 20 de Março MÃOS À OBRA! VAMOS LIMPAR PORTUGAL
No DIA L os VOLUNTÁRIOS devem estar inscritos num evento em http://limparportugal.ning.com/  ou devem comparecer nos pontos de encontro divulgados para o seu Município ou Freguesia nos horários estabelecidos pela CoordenaçãoLocal.
Acompanhe o seu grupo na rede http://limparportugal.ning.com/, esteja atento ao site http://www.limparportugal.org/  e visite o Blog da sua terra, no caso de Barrancos.
Melhor ainda: participa nas reuniões do seu Grupo Local!
Nenhum voluntário tem horário obrigatório: devem trabalhar o tempo que entenderem.
No entanto, não deixe de informar o Chefe de Lixeira que estiver a orientar os trabalhos, da sua partida.
A limpeza das lixeiras deverá sempre que possível ocorrer de manhã, contudo poderá haver continuação ou outras actividades de tarde: informe-se no site acima, na Junta de Freguesia da sua área de residência ou esteja atento à comunicação social local.
Quem não puder participar nas limpezas de grupo na floresta, pode efectuar outra actividade de remoção de lixos em qualquer local público (bermas de estrada, parques e jardins).
Todos os VOLUNTÁRIOS devem respeitar as instruções de segurança transmitidas pelos Coordenadores Locais e pelos Chefes de Lixeira.
Se puder, venha já prevenido com luvas e máscaras para o pó.
O calçado que usa deve ser apropriado (botas são recomendadas).
Os VOLUNTÁRIOS "deslocados" ou de passagem num terra fora da sua residência, poderão consultar os pontos assinalados e a lista de intervenções no site http://www.3rdblock.net/  
NOTA: seja previdente ao máximo, somos todos VOLUNTÁRIOS.
A organização não se responsabiliza por qualquer acidente que ocorra.
Vamos todos LIMPAR Portugal?

Saúde em Barrancos: reduzido o horário de atendimento do médico

O Centro de Saúde de Barrancos tem novos horários para os diferentes serviços, com destaque para a redução do horário das consultas médicas.
De acordo com a informação disponibilizada no site da Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS), o Centro de Saúde de Barrancos funciona agora de segunda-a sexta feira, das 8h30 às 17h30, com pausa para almoço das 12h30-14h00. Até aqui funcionava das 9h00 às 19h00, excepto à quinta-feira, que encerrava às 18h30.
Quanto à valência da medicina geral e familiar (v. consultas médicas), houve uma diminuição no horário de atendimento: a partir de agora só há "médico" da parte da manhã - de terças a quintas, das 8h30 às 12h30. Às segundas e sextas-feira o horário de atendimento do médico prolonga-se, de tarde, até às 17h30.
Esta alteração que não foi comunicada publicamente  resulta, segundo consta na Vila, da "necessidade de reforço do pessoal médico no Centro de Saúde da Amareleja", onde o Dr. Tavares, médico de Barrancos, já vinha colaborando desde há cerca de um ano.
Abaixo publica-se, para melhor conhecimento, os novos horários do

CENTRO DE SAÚDE DE BARRANCOS
Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE, criado pelo Decreto-Lei n.º 183/2008, de 4 de Setembro
Morada: Rua Dr. Filipe Figueiredo, 4 - 7230-012 Barrancos
Telefones: 285 950 660 - Linha Azul: 285 958 185 Fax: 285 958 161
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Segunda a sexta-feira: 08h30-12h30 – 14h00-17h30;
CONSULTAS ESPECÍFICAS
Planeamento Familiar: Quinta-feira: das 14h00-17h30;
Saúde Materna: Quinta-feira: das 14h00-17h30;
Saúde Infantil: Terça-feira: das 15h00-17h30;
Medicina Física e Reabilitação *: Dias úteis, dos 9h00-12h30 e 14h00-17h30
Medicina Geral e Familiar:
Segunda-feira: 08h30-12h30 – 14h00-17h30;
Terça-Feira: 08h30-12h30;
Quarta-feira: 08h30-12h30;
Quinta-feira: 08h30-12h30;
Sexta-feira: 08h30-12h30 – 14h00-17h30.
MEIOS DE DIAGNÓSTICOS
Análises Clínicas: Segundas, quartas e sextas-feiras: das 8h00-9h00.
ECG – Provas de esforço: Dias úteis, das 9h00 - 12h00.
PROMOÇÃO DA SAÚDE
Vacinação Crianças: Terça-feira, das 9h00-12h00.
Vacinação Adultos: Dias úteis, das 9h00 -12h00.
TRATAMENTOS/OUTRAS ACTIVIDADES
Domicílios de enfermagem: Dias úteis, das 14h00 – 18h00.
Pensos: Dias úteis, das 9h00 - 12h00.
Injectáveis: Dias úteis, das 9h00 - 12h00.
Algaliações: Dias úteis, das 9h00 - 12h00;
Aerossóis: Dias úteis, das 9h00 - 12h00;
Remoção de cerúmen: Dias úteis, das 9h00 - 12h00;
Tratamento nasal: Dias úteis, das 9h00 - 12h00;
Remoção de pontos: Dias úteis, das 9h00 - 12h00;
Avaliação Tensão Arterial: Sexta-feira, das 9h00 - 12h00;
Avaliação Glicemia Capilar: Quinta-feira, das 9h00 – 12h00.
MARCAÇÃO DE CONSULTAS
Todos os dias, pessoalmente ou pelo telefone.
* Funcionam no Gabinete do Movimento – Centro de Reabilitação Física e Reabilitação de Barrancos, sito na Rua Duque de Cadaval.
(actualizado em 09-02-2010 - 14:02:38)

(notícia desatualizada. Confirmar post de 03/05/2012)

Alunos de Barrancos apresentaram Plano de Prevenção e Evacuação da escola

Os alunos do 7º ano, área de projecto, apresentaram publicamente na Biblioteca de Barrancos, o Plano de Prevenção e Evacuação do estabelecimento de ensino.
Na mesa, a coordenar os trabalhos, estiveram presentes a Dr.ª Juliana Santos, técnica da ANPC/ Beja, o prof. Francisco Bossa, chefe de Segurança da EBI de Barrancos, a prof. Isabel Correia, responsável do projecto e a aluna Elisa Borralho, delegada de turma.

Na sessão participaram os alunos, os docentes e praticamente todo o pessoal não docente do estabelecimento de ensino, que tomaram conhecimento da nova versão deste instrumento de planeamento.
A cultura de Segurança começa em cada um de nós. Esta é uma temática cada vez mais trabalhada nas escolas através dos Clubes de Protecção Civil, que Barrancos terá a partir do próximo ano (ficou a promessa). É importante que as crianças cresçam com esta cultura de segurança para que se possam auto-proteger em situações de catástrofes e acidentes graves, visando minimizar os seus efeitos.

O trabalho desenvolvido pelos alunos possibilitou uma reflexão de 1h30, por parte dos presentes, em especial  do público alvo  (funcionários e alunos).
No final da sessão, que contou com várias intervenções por parte dos alunos, ficou o apelo para que os responsáveis pelas diferentes componentes do plano (docentes, alunos e funcionários) procurem conhecer as suas responsabilidades e tarefas atribuídas, sem esquecer que a Protecção Civil é uma tarefa de todos para todos.
Na sessão estriveram presentes, para além do director do Agrupamento, o prof. Bento Caldeira, o presidente da Junta de Freguesia de Barrancos, André Carvalho, dirigentes e técnicos municipais, e representantes dos BVB.
Apresentado o plano, ficou também a promessa de realização de um simulacro … brevemente.
Está de parabéns a escola, os alunos do 7º ano e a prof. Isabel Correia, que tão bem soube motivar e conduzir este projecto.

Esclarecimento:
Este artigo não seria possível sem o contributo da Vânia Reganha, bombeira, finalista do curso de Protecção Civil do Instituto Politécnico de Beja.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Criada a Secção de Tauromaquia

Na sequência da petição aqui divulgada, cumpre-me informar que a ministra da Cultura assinou o despacho nº 3254/2010, que cria a Secção de Tauromaquia como secção especializada permanente, no âmbito do Conselho Nacional de Cultura, reconhecendo a tradição da tauromaquia em Portugal.

Fazendo minhas as palavras do António Eloy, "penso que é uma grande vitória de todos aqueles, como nós povo de Barrancos, que temos lutado em defesa dos valores sócio-culturais e registo de reminiscências etno-religiosas"

Decisões da Assembleia Municipal de Barrancos de 25 de Fevereiro

A Assembleia Municipal de Barrancos reunida no passado dia 25, quinta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Município, resolveu o seguinte:

1 – Aprovar a acta da sessão ordinária de 28/12/2009
2 – Tomar conhecimento do expediente diverso e dos esclarecimentos prestados pelo seu presidente
3 – Apreciar o Relatório de Actividades de 2009 da CPCJ de Barrancos
4 – Apreciar a informação escrita do presidente da CMB e análise da situação financeira do Município
5 – Eleger, para integrar a Comissão Alargada da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Barrancos: Dr. Emílio Carvalho Domingues, Vânia de Jesus Torrado Reganha, Profª Maria da Purificação Pica Carvalho Almeida e Profª Rosa Jordão Sezinando Ramos Pinto.

Os Piporros da Sociedade

Quem, para matar a sede, curiosidade ou brincadeira, não tentou beber por um piporro


Nas colectividades locais de Barrancos - a dos "Ricos" e a dos "Rapazes" (na foto) - essa experiência continua a ser possível.  Com água da Pipa!

Para além do Patinho...


A exposição, promovida pelo Município de Barrancos, integrada no programa de itinerâncias do Museu Jorge Vieira, Beja, é composta por 50 trabalhos em formato A3, sendo apoiados por imagens de DVD.

Esperamos a tua visita... vais ficar encantado com os desenhos de Rui Cardoso*
.
* nascido na Azambuja, em 1968, cedo revelou grande entusiasmo pelo desenho tendo sido premiado diversas vezes, em concursos de ilustração e banda desenhada. Frequentou o 3º ano do Curso de Design de Comunicação na escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Entre 1989 e 2000 foi designer na Renaul Portuguesa, CGTP e CM Lisboa.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O blogue da Biblioteca de Barrancos

A Biblioteca de Barrancos criou um blogue   através do qual pretende divulgar as suas actividades e projectos, bem como sugestões de leitura e opiniões de seguidores e leitores.

De acordo com a nota publicada no primeiro post,  espera-se "que este blogue seja um meio de chegar a alunos e demais público que visita ou que pode vir a visitar a nossa Biblioteca."

E tu/você leitor, que me está a ler, já conhece a Biblioteca de Barrancos?

Banco da Roupa de Barrancos

Para conhecimento geral publicita-se o comunicado do Lar de Barrancos, sobre o assunto em título:
"LAR NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE BARRANCOS
IPSS Fundada em 20/01/1934 - NIPC 504395050
Sede: Rua 1º de Dezembro, nº 66 – 7230 Barrancos - Tlf/fax: 285 958 353 – Mail: lar.barrancos@gmail.com~

COMUNICADO
(Criação do Banco da Roupa de Barrancos)
Desde a tomada de posse desta direcção, que temos sido confrontado com inúmeros pedidos para que procedamos à recolha de roupas (vestuário e calçado e brinquedos), novos e/ou em desuso, susceptível de reutilização por terceiros, mediante entrega directa ou através de entidades como a Cruz Vermelha Portuguesa, a Cáritas, etc.
Por esse motivo e verificando que não existe a nível local entidade que se dedique a este tipo de iniciativas, pareceu-nos de interesse desenvolver esta acção de solidariedade, sob a forma de projecto, que designamos por Banco da Roupa de Barrancos, no âmbito do qual esta IPSS passa a recolher não só roupa, mas também calçado e brinquedos, nos seguintes termos e condições:
1 – O Banco da Roupa de Barrancos, gerido por esta associação, funciona na Lavandaria, serviço responsável pela recepção/recolha, triagem e entrega aos beneficiários.
2 - O produto do Banco da Roupa de Barrancos será entregue, a título gratuito, às pessoas interessadas, directamente, mediante levantamento no local, ou através de instituições regionais, nacionais ou internacionais.
3 – O Banco da Roupa de Barrancos só aceita roupa nova ou usada em perfeito estado para ser reutilizada, devendo ainda ser entregue bem acondicionada em caixas. O mesmo se aplica ao calçado e aos brinquedos.
4 – A associação, através dos funcionários responsáveis pela gestão do Banco, reserva-se o direito de recusar as entregas que não se encontrem nas condições referidas no ponto anterior. Não será aceite roupa interior.
5 – O Banco da Roupa de Barrancos dá preferência, neste momento, a vestuário e calçado para crianças, até aos 16 anos.
6 – O Banco da Roupa entra em funcionamento a partir de 1 de Março de 2010.
Para esclarecimento de dúvidas não hesite em contactar a associação, com sede na Rua 1º de Dezembro, nº 66, em Barrancos: Telef. 285 958 353 -mail: lar.barrancos@gmail.com.

Barrancos, 24 de Fevereiro de 2010
O Presidente da Direcção a) assinatura ilegível"

Plano Municipal de Emergência de Barrancos: aprovação e revisão

Pela Resolução nº 2/2010,  da Comissão Nacional de Protecção Civil, abaixo transcrita na íntegra, ficamos a saber que foi aprovado o Plano Municipal de Emergência de Barrancos, que entra em vigor no primeiro dia útil seguinte à publicação no DR, isto é, dia 25 de Fevereiro, com a recomendação do mesmo ser revisto no prazo máximo de um ano.

Para conhecimento geral, abaixo se transcreve a "pérola legislativa" da resolução citada, que aprova o nosso Plano Municipal de Emergência, que, conforme decisão, entrou já em processo de revisão:

"Comissão Nacional de Protecção Civil
Resolução n.º 2/2010

Ao abrigo do disposto no n.º 6 do artigo 50.º da lei de Bases de Protecção Civil, aprovada pela Lei n.º 27/2006, de 3 de Julho, compete àComissão Nacional de Protecção Civil aprovar os planos de emergência de âmbito municipal.
Ao abrigo do disposto no n.º 11 do artigo 4.º da Resolução n.º 25/2008, de 18 de Julho, da Comissão Nacional de Protecção Civil, que aprovou a directiva relativa aos critérios e normas técnicas para a elaboração e operacionalização de planos de emergência de protecção civil, as deliberações de aprovação de planos de emergência de protecção civil são objecto de publicação no Diário da República.
Assim, nos termos e ao abrigo do disposto no n.os 1 e 2 do artigo 7.º da Portaria n.º 302/2008, de 18 de Abril, a Comissão Nacional de Protecção Civil, em reunião ordinária realizada em 10 de Fevereiro de 2010, deliberou por unanimidade:

§ Aprovar os Planos Municipais de Emergência de Protecção Civil de Alandroal, Barrancos e Coimbra, com a recomendação que os mesmos sejam revistos no período máximo de um ano.

Nos termos do n.º 12 do artigo 4.º da Resolução n.º 25/2008, de 18 de Julho, da Comissão Nacional de Protecção Civil, os Planos Municipais de Emergência de Protecção Civil de Alandroal, Barrancos e Coimbra, entram em vigor no primeiro dia útil seguinte à publicação da presente Resolução no Diário da República.
Lisboa, 10 de Fevereiro de 2010. — O Presidente da Comissão Nacional de Protecção Civil, Vasco Franco."


O PME de Barrancos esteve em apreciação pública durante o mês de Março de 2009.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Parque Natureza de Noudar: Oferta Pública de Emprego

Para conhecimento geral publica-se a oferta pública de emprego recebida do Parque Natureza de Noudar:


PRECISA-SE COLABORADOR(A)

para desempenho das seguintes tarefas:
- LIMPEZA E ARRUMAÇÃO
- SERVIÇO DE LAVANDARIA
- AJUDANTE DE COZINHA E SERVIÇO DE MESA

REQUISITOS:
- TRANSPORTE PRÓPRIO
- DISPONIBILIDADE IMEDIATA
- HORÁRIO FLEXÍVEL

LOCAL:
PARQUE DE NATUREZA DE NOUDAR
HERDADE DA COITADINHA, BARRANCOS

CONTACTAR:
Patrícia Silva | Tel.: 285.950.000


Parque de Natureza de Noudar – Apartado 5 | 7230-909 Barrancos
 Tel.: +351 285.950.000 | Fax: +351 285.950.001
pnoudar@edia.pt | http://www.parquenoudar.com/

O blogue do Poker

Para conhecimento geral divulga-se a existência do blogue da comunidade barranquenha de Poker.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Tabela de Taxas e Licenças de Barrancos em apreciação pública

Por imposição da Lei nº 53-E/2006, de 29/12, na sua actual redacção, todos os Municípios foram obrigados a rever e a actualizar as "suas" tabelas de taxas, licenças e preços, sob pena de caducidade a partir de 1 de Abril de 2010.
Por esse motivo, o Município de Barrancos preparou e colocou em apreciação pública, por um período de 30 dias, o projecto de Regulamento Municipal e respectiva Tabela de Taxas, cuja versão pode ser consultada no DR ou no site da CMB.
De acordo com o aviso nº 4003/2010, de 24/2, publicado no DR, "as sugestões, propostas, pareceres e ou reclamações, a apresentar obrigatoriamente por escrito, no prazo de 30 dias seguidos a contar da data de publicação deste aviso no Diário da República, serão dirigidas ao presidente da Câmara Municipal de Barrancos, por via postal para Praça da Liberdade, n.º 2, 7230-030 Barrancos, entregues pessoalmente na Divisão de Administrativa e Financeira, por fax — 285950638 ou e-mail geral@cm-barrancos.pt."

Participe na discussão pública.

Os campos da Carolina

Tela a óleo, s/ título, de Carolina Segão, Barrancos, 2007

Dedicada aos leitores e visitantes de blogue: Vale a pena apreciar a beleza desta paisagem.

(Fotografia da tela de Carolina Segão, artista plástica local, exposta no Gabinete do Comando dos BVB)

Barrancos Futebol Clube (Infantis) - Temporada 2009/2010



A classificação final da equipa está pendente da realização da última jornada, na qual o Barrancos Futebol Clube descansa. Actualmente o BFC ocupa o 5º lugar da tabela (16 pontos)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Assembleia Municipal de Barrancos reúne a 25 de Fevereiro de 2010

A Assembleia Municipal de Barrancos reúne no próximo dia 25 (1ª sessão ordinária de 2010) , pelas 21h30, no Salão Nobre dos Paços do Município, tendo a seguinte
Ordem de Trabalhos
1 – Apreciação e aprovação da acta da sessão ordinária de 28/12/2009.
2 – Apreciação de expediente diverso e prestação de informação e esclarecimentos
3 – Apresentação do Relatório de Actividades de 2009 da CPCJ de Barrancos
4 – Apreciação da informação escrita do presidente da CMB e análise da situação financeira do Município
5 – Eleição de quatro cidadãos para a integrar a Comissão Alargada da CPCJ de Barrancos

Barrancos cumpre luto Nacional

Barrancos cumpre os três dia de luto nacional, como forma de expressão de pesar pelas vítimas da tragédia na Madeira.

Apelo público à criação da Secção de Tauromaquia em Portugal

O estado de Barrancos associa-se à petição pública a favor da criação da Secção de Tauromaquia no âmbito do Conselho Nacional de Cultura (CNC), órgão consultivo do Ministério da Cultura.
Vamos todos apoiar. Para o efeito basta clicar no link e assinar a Petição on line, dirigida a Presidente da República, Presidente da Assembleia da República e Primeiro-Ministro.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Contrabando na fronteira: debates em Lisboa a 3 de Março

SESSÃO CONJUNTA
3 Março 2010 (18h30)
na Livraria Ler Devagar da LX Factory (antiga Gráfica Mirandela)
Rua Rodrigues de Faria, 103 - Edifício G.03 – Alcântara - Lisboa (junto ao Largo do Calvário)
Com a participação de
Fabienne Wateau e Heriberto Cairo Carou,
em torno dos livros
Livro 1 - Contrabando na fronteira Luso-Espanhola. Práticas, Memórias e Patrimónios.
e
Livro 2 - Portugal e Espanha. Entre discursos de centro e práticas de fronteira.

Observações:
Livro 1:
Contrabando na Fronteira Luso-Espanhola. Práticas, Memórias e Patrimónios.
Dulce Freire ● Eduarda Rovisco ● Inês Fonseca (coordenadoras)
Durante séculos, o contrabando foi fundamental para as populações raianas. Impulsionando contactos e solidariedades entre as povoações de cada lado da fronteira, influenciou a construção das identidades locais e fomentou distintas percepções dos Estados e das Nações.
Nas últimas décadas, o êxodo rural e as políticas de livre circulação transformaram as funcionalidades tradicionais da fronteira. No contexto do debate sobre património, memória e cultura, este livro é um contributo para a reflexão sobre as mudanças ocorridas no contrabando e nos territórios historicamente a ele associados.
Contribuições de Paula Godinho, Daniel Lanero Táboas, António Míguez Macho, Ángel Rodríguez Gallardo, Eduarda Rovisco, Eusebio Medina Garcia, Dulce Simões (O contrabando em Barrancos: memórias de um tempo de guerra), José Maria Valcuende del Rio, Rafael Cáceres Faria, Inês Fonseca, Dulce Freire, Luís Silva, Luís Cunha, José Neves.
2009 – Lisboa, Edições Nelson de Matos (Col.Pensar-Navegar nº1)
Livro 2:
Portugal e Espanha. Entre discursos de centro e práticas de fronteira.
Heriberto Cairo Carou ● Paula Godinho ● Xerardo Pereiro (Coordenadores)
Através do estudo dos limites de Portugal e Espanha nos séculos XIX e XX, esta obra abarca a análise de vários dos discursos geopolíticos acerca da fronteira ibérica, bem como as práticas da construção das identificações nacionais.
Como resultado intercalar dum projecto internacional e multidisciplinar, que reúne antropólogos, historiadores, cientistas políticos e sociólogos de várias universidades de Portugal e Espanha, são discutidas e analisadas as perspectivas dos centros de poder - em Lisboa, Madrid ou Bruxelas - e os usos quotidianos pelas populações fronteiriças, repartidas por grupos sociais, tempos e lugares diversos, em conjunturas variadas e com interferências múltiplas, entre lugares e fluxos.
Contribuições de António Monteiro Cardoso, Dulce Simões, Eusébio Medina, Heriberto Cairo, Humberto Martins, Javier Franzé, José Maria Valcuende, María Lois, Paula Godinho, Rosa de la Fuente, William Kavanagh e Xerardo Pereiro.
2009 - Lisboa, Edições Colibri / IELT - Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Curso de Botânica – Morfologia e Identificação de Plantas no Parque Natureza de Noudar

A Sociedade Portuguesa de Botânica, em colaboração com o Parque Natureza de Noudar, promove um Curso de Botânica - Morfologia e Identificação, que vai decorrer de 26 de Abril a 1 de Maio de 2010.

Informações Gerais
O Curso de Botânica - Morfologia e identificação -  26 Abril - 1 de Maio -  pretende ser um curso inteiramente prático, com aulas de identificação à lupa e no campo.
Objectivos
• Fornecer conhecimentos científicos práticos que permitam a identificação de plantas à lupa e no campo.
• Adquirir as bases teóricas para a compreensão das estruturas morfológicas das plantas.
• Desenvolver a prática na observação de material vegetal com recurso a instrumentos de observação.
• Desenvolver a prática na utilização de chaves de identificação, uso de Floras e nomenclatura botânica.
Destinatários
Esta formação destina-se a estudantes e profissionais da área do ambiente, profissionais do ensino, ou público em geral interessado em desenvolver conhecimentos de botânica.
Propinas
No valor da propina está incluído o alojamento, todas as refeições, documentação e material para as aulas.
Profissionais - 450 euros (10% de desconto para sócios SPB)
Estudantes (até mestrado) - 300 euros (10% de desconto para sócios SPB)
Alojamento e alimentação
Toda a formação decorrerá no Parque de Natureza de Noudar nas instalações da Herdade da Coitadinha. Os participantes ficarão alojados na Casa da Malta e todas as refeições serão servidas num espaço comum. As aulas terão lugar no auditório da Herdade. Caso pretenda ficar num quarto individual poderá fazê-lo reservando um quarto na Casa do Monte mas neste caso o valor do mesmo ficará na totalidade a cargo do participante. Todos os participantes podem dormir na Casa da Malta da noite de 25 para 26 de Abril.
Datas
Limite inscrições - 28 de Março
Escolha dos participantes - 30 de Março
Limite pagamento - 5 de Abril
Recepção dos participantes - 26 de Abril, 9h00
Abertura do curso - 26 de Abril, 10h00
Para mais informações consulte a página da Sociedade Portuguesa de Botânica.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

expoBARRANCOS 2010 - Bombeiros promovem corrida de touros

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Barrancos apresentou o Cartel do Festival Taurino Misto, previsto para o próximo dia 10 de Abril, sábado, por ocasião da expoBARRANCOS 2010.
Festival Taurino BVB, 10Abril2010

O Festival tem como objectivo a angariação de fundos a favor do Corpo de Bombeiros Voluntários de Barrancos.
O estado de Barrancos associa-se à iniciativa e convida os leitores que visitem Barrancos, por ocasião da expoBARRANCOS 2010 a assistir ao Festival Taurino, cuja receita reverte a favor dos bombeiros locais.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Baile da Pinha em Barrancos 2010

Depois do Carnaval e antes de entrar na quaresma, temos ... o Baile da Pinha, amanhã, sábado, a partir das 22 horas, no Quintalão de Festas...

...Suas altezas, Luís & Marisa, esperam por si.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Contabilista em Barrancos

Para quem não conhece ou não sabe aqui fica a informação, um pouco desactualizada, mas sempre pertinente, da existência em Barrancos de uma firma que trata de todos os assuntos na área da contabilidade, consultadoria fiscal e financeira:

Tomar Consulting, Lda
Rua 1º de Dezembro, nº 41-A
7230-042 Barrancos
Contactos:
Telef. 285 958 740
Mail: tomarconsulting@sapo.pt  


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Mostra de enchidos de Barrancos

Enquanto continuam as matanças... aqui fica uma pequena mostra, para abrir o apetite, da variedade de enchidos de Barrancos - chouriço, morcilha, catalão, salcichão,.. - sem esquecer o Presunto.
Enchidos de Barrancos, 2010

Todos os estes produtos podem ser adquiridos no comércio local e na:
Casa do Porco Preto
Barrancarnes, Transformação Artesanal, S.A.
Eiras Altas, Apartado 2
7230 - 999 Barrancos
Tel.: 285.958530
www.barrancarnes.com

Boleta Barranquenha – Transformação
Artesanal do Porco Alentejano, Lda
Eiras Altas
7230 Barrancos
Telef – 285 958 070

Casa Luís Fialho Alcario
Rua Dona Bela Pulido n.º 5
7230-09 Barrancos
Telef – 285 958 209

Frescos e Compª
Loja de António Oliveira
Largo de Montes Claros, nº 4
7230 Barrancos
Telef - 285 958 686

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Empréstimos bancários a estudantes do ensino superior

Se és estudante do ensino superior não esqueças que podes beneficiar de um empréstimo a conceder por uma instituição bancária.
Os empréstimos são concedidos sem necessidade de recorrer a avales e garantias patrimoniais, beneficiando de uma taxa de juro mínima, com um spread máximo de 1%, apurada com base na taxa dos swaps, que será reduzida para os alunos com melhor aproveitamento escolar.
Os empréstimos são “reembolsáveis entre 6 e 10 anos após a conclusão do curso, com pelo menos 1 ano adicional de carência de capital. O montante poderá variar entre 1.000 e 5.000 euros por ano de curso, com um máximo de 25.000 euros (em cursos de cinco anos).
Regime jurídico: Decreto-Lei nº 309-A/2007, de 7/9.
Beneficiários: Alunos do ensino superior, incluindo alunos inscritos em cursos de especialização tecnológica, licenciatura e mestrado, assim como alunos de doutoramento ou outros estudantes envolvidos em programas de pós-graduação. Inclui alunos abrangidos por programas de mobilidade internacional, nomeadamente para estadias no estrangeiro no âmbito do Programa ERASMUS e outros programas de intercâmbio internacional de estudantes.
Condições de acesso: Certificado de matrícula/aceitação no estabelecimento de ensino técnico ou superior.
No caso do aluno ter idade inferior a 18 anos, o crédito será concedido aos pais ou outros membros da família.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O blogue do 8º ano da EBI de Barrancos

A turma do 8º ano da EBI de Barrancos decidiu criar um blogue para divulgação os trabalhos "realizados na Área de Projecto, por todos os alunos do agrupamento".


Vale a pena visitar.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Câmara de Barrancos recruta Nadador Salvador

O Município de Barrancos pretende recrutar cinco assistentes operacionais, nadador salvador, para o exercício de funções no Complexo Municipal de Piscinas.
Os interessados deverão consultar as condições de admissão (DR) ou contactar o serviço de pessoal do Município.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Barrancos: o desfile escolar de Carnaval

Eram 10h45, quando os alunos da EBI de Barrancos, acompanhados dos auxiliares e docentes, chegaram à Praça. Estava frio, muito frio... (3ºC)!
Cantaram, dançaram, riram. Divertiram-se e divertiram.
Um palhacinho distribuía doces e rebuçados muito disputados, que puseram a boca a arder a mais que um guloso...
Muita gente assistiu na praça e ao longo das ruas, por onde o desfile passou. Estiveram muito bem os nossos alunos.
Parabéns aos organizadores, em especial aos docentes, auxiliares e directores envolvidos no desfile.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O chilhadêro de Barrancos

Estamos quase no Carnaval. Época de chilhadêro.
A esta hora, há vinte anos atrás, para não ir mais longe, já estavam formados os grupos de jovens que, em Sº Bento, no Cantinho, no Cerro, no Baldio, ou nas Bicas, se preparavam para chilhar de porta-em-porta, onde houvesse menina.
O chilhadêro é uma das manifestações populares desta época  que, apesar dalgum esforço na sua divulgação e reconstituição - por parte da Câmara, da escola ou da Associação de Reformados - , temos vindo a perder. O chilhar, que em Barrancos assumiu-se como ritual masculino, constitui uma espécie de passagem da puberdade para a adolescência, onde o rapaz, normalmente em grupo, "chamava"  (chilha) à rapariga para que espreite à porta ou saia à rua.
Esta algazarra nocturna de juventude, que andava de rua em rua, ou porta-em-porta, só terminava no sábado, vésperas de Carnaval.

Desfile de Carnaval dos alunos da escola de Barrancos

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Barrancos desfilam, amanhã, sexta-feira, a partir das 10h pelas ruas da Vila, com uma actuação especial na Praça da Liberdade.

Da parte da tarde, a partir das 14 horas, tem início o Baile de Máscaras, organizado pela turma do 9º ano, no âmbito da Área Projecto, que vai decorrer no edifício-sede da EBI.


 

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O tempo em Barrancos

O tempo de hoje:
Hoje amanhaceu chuvoso, tendo passado a regime de aguaceiros, diminuido a intensidade a partir do meio da tarde. Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, rodando gradualmente para noroeste
A temperatura entre os 8º (7h30) e os 16º (14º). Às 21h estavam 7ºC e muita humidade, sem chuva.

O tempo para amanhã:
Céu pouco nublado aumentando gradualmente de nebulosidade na região Sul. Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte. Descida da temperatura mínima.
ESTADO DO MAR
Ondas de sudoeste com 2,5 m diminuindo para 1 a 2 m. Temperatura da água do mar: 16ºC

Nota:
Peço desculpa, não liguem à previsão do estado do mar. A leitura dos comentários ao "mercadillo" e às férias do "nosso padre", confundira-me. Barrancos não tem mar. Aqui non ay playa... vaya... vaya.

Boa noite.

Campeonato de Futsal: como vai a equipa de Barrancos?


Classificação do Campeonato Distrital de Beja (9º Jornada) de Futsal, com a equipa do Barrancos Futsal no segundo lugar da tabela

O próximo jogo, decisivo, esta noite, 4ª feira, em Beja, contra o Instituto Politécnico de Beja, 3º lugar da tabela, com os mesmos pontos que o BFS.

 
Actualização: 11/02/2009
Resultado: O BFS venceu o IPB por 7-2. Parabéns à equipa do BFS.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Mercadillo: O Corte Inglês de Barrancos

Hoje terça-feira, foi dia de mercadillo em Encinasola.
Todas as terças-feiras, entre as 8 e as 12 horas,  Barrancos vai de “excursão” ao mercadillo.

Conta, que lá vai, que as nossas conterrâneas, imbuídas de espírito consumista e tendo presente um leque enorme e variado “do bom e do melhor”, nem regateiam preços. Tudo serve. O trapo, para o cortinado; o trapo, para lençol; o trapo, para toalha de mesa; o trapo, para guardanapo; o trapo para o vestido, para não falar nos sapatos, nas botas, nas flores e nas malas de senhora… Ai, as malas!

O mercadillo de Encinasola tornou-se o El Corte Inglês de Barrancos.

Reformados de Barrancos expõem pinturas no Posto de Turismo local

A Associação de Reformados de Barrancos, que celebra hoje o seu 3º aniversário promove, com o apoio da Câmara de Barrancos, uma exposição de trabalhos realizados no atelier/oficina de pintura.

A exposição de pinturas pode ser visitada entre os dias 9 e 26 de Fevereiro, no Posto de Turismo de Barrancos.

Entretanto, informa-se que para a comemoração do 3º aniversário, a associação convidou os seus associados para um almoço-convívio a realizar no Quintalão de Festas, no próximo dia 13, sábado, pelas 13 horas.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Os acontecimentos de Barrancos: ponto de situação

A GNR mantém o dispositivo de busca e captura dos dois assaltantes ainda a monte. Decorridos cinco dias, os assaltantes continuam a ser procurados pelas autoridades policiais.

Quanto aos dois capturados (foto: Rádio Planície), no passado dia 4, quinta-feira, irão aguardar julgamento em prisão preventiva, no Estabelecimento Prisional de Beja, por decisão do Tribunal da Comarca de Moura.

No interior do veículo onde os assaltantes se faziam transportar na passada quarta-feira,  foram encontradas "duas armas, uma caçadeira e uma pistola de calibre de guerra", que foram apreendidas pelas autoridades.

Turismo de Natureza em Barrancos

O turismo de aventura e natureza continua a procurar e descobrir Barrancos. Desta vez a Papa Léguas, uma empresa de viagens e turismo, promove, pelo preço de € 180,00, um passeio de dois dias em Barrancos, no Parque Natureza de Noudar, no fim-de-semana de 19 e 20 de Fevereiro.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

IRS – Consignação a favor do Lar de Barrancos

Pelo presente comunica-se aos contribuintes interessados que poderão optar por consignar 0,5% de IRS a favor da IPSS - Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos - , marcando um X, no quadro 9, à frente da linha onde se lê  "Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública (art. 32.º n.º 6), Campo 901 do Anexo H da declaração do IRS, completando com  o nº 504 395 050, correspondente ao NIPC dessa associação.

 
Para esclarecimento de dúvidas não hesite em contactar a associação com sede na Rua 1º de Dezembro, nº 66, em Barrancos: Telef/Fax. 285 958 353 - mail: lar.barrancos@gmail.com ou dinis.garcia@lardebarrancos.pt .

Barrancos tem novo pároco, interino

Isidro Pedro, é o novo padre da Paróquia de Barrancos, em substituição do seu titular, padre Leonardo Gaspar, que se encontra ausente da paróquia por tempo indeterminado.

Recorda-se que o padre Leonardo Gaspar, nomeado por carta pastoral de 28/07/2009 do Bispo de Beja, é pároco de Barrancos, Amareleja, Póvoa de S. Miguel e Estrela, desde Março 2009.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

I Convívio Internacional de Futebol 7 de Escolinhas

A Câmara de Barrancos, através dos serviços de desporto, vai promover o I Convívio Internacional de F7 (Escolinhas). No convívio, a decorrer no Estádio Municipal de Barrancos, espera-se a participação de 12 equipas de futebol provenientes das localidades identificadas no cartaz.
.

O regresso do Dr. Francisco Alcayde: Medico de fim-de-semana em Barrancos

O Dr. Francisco Alcayde reassume funções de médico aos fins-de-semana em Barrancos, a partir deste sábado, dia 6.

De acordo com o Comunicado Público da Câmara de Barrancos, ontem divulgado, o Dr. Francisco Alcayde terá Gabinete Médico no Centro de Saúde de Barrancos, onde atende aos fins-de-semana, dentro do seguinte horário:

Sábados: das 15h00 às 19h00;
Domingos: das 9h30 às 13h00.

Urgências: Marcar TMV 00 34 607 542 071 (nº provisório)
BVB: Marcar 285 950 600

Recorda-se que o Dr. Alcayde (Dr. Paco, para os amigos), já prestou este serviço em Barrancos, durante vários anos, tendo deixado muitas saudades entre a nossa população.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Síntese dos acontecimentos recentes em Barrancos

Ponto de situação dos acontecimentos ocorridos desde há dois dias em Barrancos:

3 de Fevereiro, por volta das 13h00:
1 - Cinco indivíduos, de nacionalidade brasileira, que se fazim transportar num Fiat Punto cinzento, tentam raptar (carjakign) e meter na bagageira do seu carro uma professora da EBI de Barrancos, junto à ponte 2ª, a cerca de 3 Km da Vila de Barrancos.

2 - A resistência da professora e a aproximação de uma vitura da GNR de Barrancos, evitam o sequestro, provocando a fuga dos assaltantes/criminosos. Na fuga um dos assaltantes dispara contra um agente da GNR, que quase é atingido.

3 - A professora, que felizmente saiu ilesa do assalto, consegue chegar à EBI de Brarancos, em estado de choque.

4 - A GNR de Barrancos monta um dispositivo de perseguição aos criminosos, que dura praticamente toda a noite.

4 de Fevereiro, entre as 7-10h:
5 - Os alegados criminosos tentam roubar uma viatura junto à ponte do ribeirinho, em St.Aleixo da Restauração.

6 - A GNR que andava na sua perseguição, intervem e, na troca de tiros, morre um dos assaltantes e  dois são capturados.

7 - A GNR reforça o dispositivo de segurança para captura dos dois restantes assaltantes, que continuam foragidos.

8 - As buscas decorrem durante todo o dia no  município de Barrancos e nas freguesias de Santo Aleixo e Amareleja (Moura).

9 - Por volta das 14h00 começa a circular a informação que os assaltantes poderiam estar na zona da Serra Colorada, muito próximo da Vila de Barrancos. Muitos habitantes, com montes na zona, regressam a casa apressadamente.

10 - A GNR visita o estaleiro das obras de construção do novo Lar de Barrancos. No início da noite começa a circular o rumor,  não confirmado, que um dos elementos do grupo poderia ter trabalhado nesta obra, logo no seu início (Abril/Maio).

5 de Fevereiro:
11 - A GNR mantém o dispositivo, nalguns casos reforçado, de vigilância dos principais cruzamentos, estradas, caminhos e campos de Barrancos, St. Aleixo e Amareleja, A Guarda Civil espanhola reforça também a vigilância da zona da raia, desde Encinasola a Valência de Mombuey.

12- O Tribunal da Comarca de Moura decreta a prisão preventiva para os dois assaltantes.
Nota do autor:
O estado de Barrancos, que nestes dois dias tem sido muito visitado, não pode deixar de registar publicamente a actuação da GNR, em especial dos elementos do Posto Territorial de Barrancos, sendo de destacar e louvar o seu grau de profissionalismo e prontidão, apesar dalguma falta de meios.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Tentativa de rapto de docente da EBI de Barrancos (3ª Actualização)

Uma professora da EBI de Barrancos foi esta tarde objecto de agressão e tentativa de rapto na estrada das Cumbres, a cerca de 4 Km da Vila de Barrancos, por cinco desconhecidos que se faziam transportar num Fiat Punto cinzento (registado em nome de um cidadão brasileiro), que abandonaram na Serra da Gata.

A resistência da docente e a aproximação de uma viatura da GNR de Barrancos, que estava a patrulhar a estrada,  provocou a fuga dos meliantes pelo caminho das Taipas, na zona da Mina de Apariz, tendo na fuga disparado um tiro que quase atingia um militar. A GNR de Barrancos, que entretanto foi reforçada com pessoal de outros postos territoriais, montou um  dispositivo de  perseguição e captura dos criminosos, que ainda se mantém.

Actualização 1
Notícia não confirmada, de há cerca de uma hora atrás (cerca das 20h00), dava conta que a GNR tinha detido dois cidadãos (romenos ou de etnia cigana), aparentemente não relacionados com o caso.

Actualização 2
"Um assaltante morto e dois detidos, é para já o resultado da operação de captura dos homens envolvidos na tentativa de assalto que ontem ocorreu na EN 258, a 7 quilómetros de Barrancos. Voltou a haver troca de tiros entre a GNR e os assaltantes, da qual resultou a morte de um dos individuos. Serão cinco os envolvidos, existindo dois ainda a monte." Fonte: Rádio Voz da Planície (Beja)

A captura ocorreu na ponte do Ribeirinho, perto de St. Aleixo da Restauração, onde os meliantes terão tentado roubar uma viatura, depois de atingir gravemente o seu proprietário. Na troca de tiros com as autoridades, resultou um morto e a captura dos dois assaltantes.

Actualização 3
Consta que os dois criminosos que ainda andam a monte estejam refugiados na zona da Serra Colorada e baldio, tendo sido alertada a população da zona para reforçar a segurança das casas/habitações. Várias pessoas com montes na zona, regressaram apressadamente a casa.

Actualização 4
21h10-04022009
Continuam a monte os dois assaltantes que foram avistados na zona da Serra Colorada/Baldio, muito próximo da Vila e da fronteira espanhola. A população está alerta e vigilante.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Destaque do mês na Biblioteca de Barrancos



Tendo como palco a Londres vitoriana, “O Homem de Sampetersburgo” é um emocionante romance sobre um revolucionário russo que viaja até Inglaterra para tentar criar um incidente internacional.
.
A acção decorre em 1914, quando a época vitoriana vivia os seus dias de glória e nascia uma nova ordem política, o prelúdio do comunismo, e o sufrágio feminino já não era uma utopia.

À sua disposição na Bibloteca de Barrancos...