domingo, 28 de fevereiro de 2010

Alunos de Barrancos apresentaram Plano de Prevenção e Evacuação da escola

Os alunos do 7º ano, área de projecto, apresentaram publicamente na Biblioteca de Barrancos, o Plano de Prevenção e Evacuação do estabelecimento de ensino.
Na mesa, a coordenar os trabalhos, estiveram presentes a Dr.ª Juliana Santos, técnica da ANPC/ Beja, o prof. Francisco Bossa, chefe de Segurança da EBI de Barrancos, a prof. Isabel Correia, responsável do projecto e a aluna Elisa Borralho, delegada de turma.

Na sessão participaram os alunos, os docentes e praticamente todo o pessoal não docente do estabelecimento de ensino, que tomaram conhecimento da nova versão deste instrumento de planeamento.
A cultura de Segurança começa em cada um de nós. Esta é uma temática cada vez mais trabalhada nas escolas através dos Clubes de Protecção Civil, que Barrancos terá a partir do próximo ano (ficou a promessa). É importante que as crianças cresçam com esta cultura de segurança para que se possam auto-proteger em situações de catástrofes e acidentes graves, visando minimizar os seus efeitos.

O trabalho desenvolvido pelos alunos possibilitou uma reflexão de 1h30, por parte dos presentes, em especial  do público alvo  (funcionários e alunos).
No final da sessão, que contou com várias intervenções por parte dos alunos, ficou o apelo para que os responsáveis pelas diferentes componentes do plano (docentes, alunos e funcionários) procurem conhecer as suas responsabilidades e tarefas atribuídas, sem esquecer que a Protecção Civil é uma tarefa de todos para todos.
Na sessão estriveram presentes, para além do director do Agrupamento, o prof. Bento Caldeira, o presidente da Junta de Freguesia de Barrancos, André Carvalho, dirigentes e técnicos municipais, e representantes dos BVB.
Apresentado o plano, ficou também a promessa de realização de um simulacro … brevemente.
Está de parabéns a escola, os alunos do 7º ano e a prof. Isabel Correia, que tão bem soube motivar e conduzir este projecto.

Esclarecimento:
Este artigo não seria possível sem o contributo da Vânia Reganha, bombeira, finalista do curso de Protecção Civil do Instituto Politécnico de Beja.

Sem comentários: