quinta-feira, 14 de abril de 2022

A ZEC de Moura/Barrancos “não serve os interesses da região”

De acordo com o jornal a "Planície", para o presidente da câmara municipal de Moura, "a ZEC de Moura/Barrancos não serve os interesses da região", posição também assumida pela Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, que destaca "a importância do regadio dentro da Rede Natura, “numa altura em que se fala de soberania alimentar ou da falta dela".

Entretanto, segundo o Digital, a CDU juntou-se também ao coro de críticas à ZCE, "por incluir medidas com novas condicionantes às atividades humana e agrícola" na zona.

Recorde-se, conforme o eB tinha noticiado, que a UNAC (União da Floresta Mediterrânica) já se tinha mostra contra e emitido parecer negativo sobre a ZEC Moura/Barrancos.

A ZEC Moura/Barrancos tem uma área total de 43 290,8 ha e a análise do seu uso e ocupação do solo revela a dominância das paisagens florestais e agrícolas. As primeiras sobressaem particularmente na medida em que representam mais de 41% de toda a ZEC. A este nível, destacam-se as florestas de folhosas autóctones (quase 34%), distribuindo-se essencialmente nas áreas centrais e raianas. Ainda no domínio florestal realça-se uma fração constituída por florestas de resinosas (menos de 7%), com expressão bem mais localizada e concentrada essencialmente no setor sudeste da ZEC.

(Fonte: Participa.pt)

Sem comentários: