segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Passar o "serão ao fresco, a falar na porta da rua" pode ser declarado património cultural imaterial da humanidade

Em Barrancos, perdeu-se a tradição de "passar o serão ao fresco"?

Dantes, numa noite de verão, uma pessoa "bem falada" que entrasse (p. ex.) na rua de Sº Bento, a partir das 21h00, vindo do Altossano ou da Rua da Cruz, tinha de dizer e de ouvir, mais de uma centena de "boas noites"! Hoje, nesta noite, quem faça esse percurso, à mesma hora, não deve encontrar vivalma. A rua deve estar "deserta", e não é por causa das redes sociais, nem da TV. 

Não quero com isto dizer que "já ninguém se senta ao fresco" em Barrancos. Não! Ainda há, aqui ou ali, gente que gosta de passar um pouco da noite "sentada na rua, ao fresco". Mas, é uma imensa minoria, e sem interlocutor/a para manter uma conversação.

Rua de Sº Bento, vista do largo do Cemitério, num dia 26 de dezembro de 2007
 Foto: LMJ (Arquivo, eB, 2014)

4 comentários:

aeloy disse...

E passear o cão também devia ser... apanhando o dito. Pois isto e outras deste tipo só contribuem para desvalorizar o verdadeiro património, que resulta de complexos processos culturais e enraizamentos socio-económicos. Este é uma anedota na linha dos facebooks que em breve também serão classificados, ou o passeio do cão, com a tal.
Isto é só para uns minutos de televisão e claro nma falta de notícias do mês aqui tem o seu lugar. Mas é preciso desmistificar não vá alguém pensar que isto tem a mínima credibilidade ou qualquer horizonte de execução.
Claro que conversar ao ar livre, não ver televisão, trocar bilhardices ou beber uma copa é importante. Não desvalorizemos esses actos em nome de uma treta.
António Eloy
Numa altura em que temos em curso a classificação dos toiros e do seu entoprno como património isto só pode, mesmo, ser uma brincadeira, emboa o 1º de Abril esteja longe, talvez por tê-lo falhado....

Fátima disse...

Vi um programa sobre este assunto na televisão espanhola há dias e lembrei-me logo das noites ao fresco em Barrancos. Decerto uma "rede social" mais coesa e saudável do que as atuais.

Jacinto Saramago disse...

Caro A.
Eu também pensei que fosse uma brincadeira, mas não é! O Ayt daquela localidade, com patrocínio da tv local, vai avançar com projeto.
Nós em BRCs, já não temos condições para seguir aquele, mas outros há para avançar: os tabuados, por exemplo, ou toda a fêra.
Abç
E leve sempre o saquinho quando for passear o Boby!!

aeloy disse...

Jacinto, não duvido do que dizes, mas é obviamente um "bulo", sem qualquer credibilidade, que esse ayuntamento agarrou para se promover e as televisões sem noticias agarraram. O processo de candidaturas é complexo e baseado em valores socio-culturais e patrimoniais efectivos e não em brincadeiras para encher chouriços (que também podiam ser classificados, aliás acho que a matança do porco, tradicional e familiar deveria essa sim sê-lo).
Em relação aos tabuados e a nossa fêra estou de acordo contigo.
Um abraço
António Eloy