quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

O Barranquenho quer ser a 3ª língua oficial de Portugal

O Município de Barrancos pretende que o Barranquenho "venha a ser considerado língua oficial de Portugal, a exemplo do Português e do Mirandês", aprofundando o projeto que esteve subjacente à decisão da sua classificação como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal em 2008. A proposta esteve também em debate no I Congresso Internacional sobre o Barranquenho, realizado a 2 de junho de 2017.
Segundo Maria Victoria Navas, uma das principais investigadoras do barranquennho, o projeto, para já com um horizonte de três anos, "vai começar agora, por "formar pessoas da terra que saibam gravar, recolher e arquivar aspetos relativos ao modo de vida de Barrancos, como a culinária, as tradições da matança do porco, as festas de casamento, o património literário e oral, os contos, anedotas, refrões".
Para o presidente da câmara de Barrancos, J. Serranito Nunes, ouvido pelo Sul Informação, "o barranquenho ainda hoje é uma língua viva e praticada por milhares de pessoas, apesar de cada vez sermos menos. Mas tem todas as condições para ser reconhecido como uma língua minoritária em Portugal", contando com protocolos de cooperação entre o Município, a Universidade de Évora e o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.
A linguista Maria Victoria Navas
(Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação)

3 comentários:

Anónimo disse...

Queremos e vamos ser!

Jacinto Saramago disse...

Eu já estive mais entusiasmado!
O processo, sem contar o Leite Vasconcelos (1934-36), começou em 1984/86, com a primeira investigação da prof Vitória Navas. Depois de um período de sono, acordou novamente em 1994/96, para inventar outro tanto..Em 2007/08 regressou com a classificação de Pat Imaterial de Int Municipal, que tinha, entre outros objetivos, a criação ou oficialização da língua! Em 2017, no congresso Internacional do Barranquenho, esse objetivo foi recuperado..vamos no 3° ou 4° prolongamento, mas aonda longe do final.

Jacinto Saramago disse...

Adenda
Faltou acrescentar que a União Europeia tem um prograna para proteção das línguas minoritárias ou em perigo de extinção. O barranquenho está nesta fase.