terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Festas de Barrancos 2020 - Tomás Campuzanos vai ajudar nas touradas de Barrancos

A Comissão de Festas Nossa Senhora da Conceição de Barrancos (2020), reuniu no passado fim-de-semana em Sevilha com o matador de touros e empresário Tomás Campuzano, com a finalidade de  ajudar a preparar o cartel das tradicionais  touradas de Barrancos.
Segundo a comissão de festas, a reunião com o maestro Tomás Campuzano, figura de reconhecida experiência no mundo taurino, teve como objetivo "manter e, se possível, elevar o nível dos artistas conseguido em anos anteriores".
Os contactos com empresários tauromáquicos para "apoiar" na organização das touradas de Barrancos não é nova, tem décadas, com mais ou menos sucesso ou protagonismo. No caso, o que se espera, é que a comissão de festas não se "desresponsabilize da escolha dos artistas", mas que acompanhe o processo, com possibilidade de escolha - aceitação ou de rejeição - dos matadores/toureiros propostos pelo maestro Campuzano.
Uma outra situação que, na nossa opinião, deve ser corrigida, tem a ver com a publicitação de cartazes da festa de Barrancos divulgando erradamente, ainda que na boa-fé, "festejos taurinos", "festival taurino" ou ainda "novilhadas". Estas "figuras" não existem nas nossas festas. Nas tradicionais Festas/Fêra de Barrancos realizam-se três espectáculos com touros de morte que, na falta de melhor designação, podem ou devem ser designadas como "touradas com touros morte", ou "corrida com touros de morte", ou simplesmente, de "tourada à barranquenha", indo ao encontro do espírito da  Lei nº 19/2002, de 31/7, que reconheceu a  nossa centenária tradição.
Comissão de Festas NS da Conceição de Barrancos 2020, tendo ao centro Tomás Campuzano,
e atrás, a cabeça do último touro lidado por este
(Foto: Porta dos Sustos, 08-02-2020)

Sem comentários: