Começo a simpatizar com o movimento independentista - (com o Povo Catalão, não com o governo regional da Catalunha, nem com os grupos políticos radicais locais) - em oposição a um governo central, alegadamente democrático, que está a exagerar nos meios coercivos à sua disposição enquanto Estado.
A situação na Catalunha começa a ser preocupante, com todos os órgãos do Estado espanhol ao serviço do governo central, contra o referendo.
Concordo com o referendo, para saber de uma vez por todas se a catalunha quer ser independente. E será, não tarda muito. Por via democrática ou pela força. Espero que pela via democrática.
A TVs e jornais nacionais espanhóis estão a fazer um péssimo serviço ao jornalismo. Salvo raras exceções, são todos "contra o processo de referendo". Seguem, sem contraditório, as instruções de Madrid. Fazem mal. Deviam informar mais, em vez de desinformar em nome dum alegado "estado de direito", que não se cansam de invocar.
a bandeira catalã |
6 comentários:
Estimado Jacinto:
La situación no es tan simple como la planteas
Hay que partir de la base que la Constitución Española prohibe expresamente el referendum
Y hay que partir de la base que las Instituciones Catalanas se han saltado todas las normas y se rien de las leyes, incluso del propio Estatuto.
Esto no quiere decir que no tenga que haber mucho más dialogo del que ha habido, y que posiblemente el Gobierno lo tendria que haber hecho mucho mejor
Muchas provocaciones ha aguantado el Estado.
Estos Sres. se estan riendo del resto de Españoles
jesus
partindo desse princípio "constitucionalmente proibido", nunca haverá referendo. por isso, compreendo e percebo a posição da catalunha, E defendo o referendo.
Afinal, Espanha quer o quê? Quer uma Catalunha atada ao estado espanhol? Mas os catalães não querem saber de Espanha!
Bem sei a complexidade do problema para Espanha. Mas o risco da desagregação é atual.
saludos
Jacinto:
Tu que eres lector habitual del periodico El Pais, periodico com una gran treyectoria democratica, mira lo que dice hoy un editorial sobre titulado "Las mentiras de Puigdemont"
https://elpais.com/elpais/2017/09/20/opinion/1505920628_019009.html
Imagina Jacinto que Barrancos quisiera separarse de Portugal e incluirse dentro de España, y que la Camara municipal se saltara todas las leyes Portuguesas e incumpliera todo el ordenamiento juridico existente en Portugal.
¿que haria el gobierno Portugués, permitir un referendun para que Barrancos se anexionara a España?
Estou com Catalunha. Não com Puidgmondt e companheiros. Que. Reconheço, alguns são tenebrosos. E como disse, os jornais espanhóis são parciais faciosos.
Enviar um comentário