quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Comissão de Festas 2015 prestou homenagem ao Manuel Violante e ao Domingos Reganha

A Comissão de Festas de Nossa Senhora da Conceição 2015 homenageou o Manuel Violante e o Domingos Reganha (Xiri-biri), que este ano se encontram doentes, pelos contributos e serviços prestados ao longo de décadas às Festas de Barrancos. À homenagem, que decorreu momentos antes do início da corrida de touros do dia 31, associou-se "toda a praça", com largas salvas de palmas à chamada dos homenageados.
.
O Manuel Violante foi (e continua a ser) um dos enlaçadores dos touros dos encerros, a partir dos tabuados. O Violante, para além de maioral da ganadaria Couto de Fornilhos, fazia parte do grupo de cavaleiros que traziam os touros a pé até aos idos de 1978, com o eB recordou recentemente (aqui e aqui) e, desde então, continua a  trazer e acompanhar os cabrestos.
.
O Domingos, que tem sido sempre, desde há quatro décadas, o "sexto festêro", que desinteressadamente ajudou todas as sucessivas comissões de festas, incluindo a do escritor destas linhas em 1991/1992, já tinha sido justamente homenageado pela Comissão de Festas 2011, que também homenageou o mestre Vitor Mendes.
-
Saliente-se, também, que o ex-companheiro do Manuel Violante, o Rúbio (Manuel dos Santos Fernandes), que enlaçava os touros a partir da tornêra da igreja, foi também homenageado pela Comissão de Festas de 2012, um ano depois da sua retirada destas lides.
O Domingos, junto à tornêra, com a mão na cintura
O Domingos no momento em que é chamado pela Comissão de Festas 2015
Momento da entrega da placa de homenagem ao Manuel Violante,
recebida pelo seu irmão António
(Fotos: eB, 31-08-2015)
Manuel Violante, à frente dos cabrestos, numa imagem de arquivo do eB
(28-08-2011)

Sem comentários: