domingo, 30 de agosto de 2015

O 2º encerro de 2015

7h00 - Céu limpo, azul, 20ºC, vento E 5 km/h, 68% de humidade. Já a praça está preparada para o 2º encerro. Ainda muitos calcorreiam as ruas vindos do baile ou indo dormir um pouco. O encerro é só às 8 horas, mas é preciso apanhar os melhores lugares no tabuado ou nas varandas da sociedade dos rapazes.
7h50 - um festêro, questionado, diz que já chegaram (os touros). Como que a confirmar, rebenta o foguete. Na rua, enquanto uns ainda descem, muitos começam a subir, em direçao à praça. Os cabrestos não tardam a passar.
7h57 - vêm ai os cabrestos, que passam de mansinho por entre grupos de jovens deitados na calçada.
8h04 - mal rebenta o foguete, abrem a porta da jaula do primeiro touro que, sem ligar aos espontâneos e aficionados, chegará à praça num minuto. Aqui, faz uma ou duas limpezas dos paus e encosta-se aos cabrestos. Um, dois, três, ... até seis vezes é "chamado" para perto da sociedade dos rapazes e tábuas da CGD,  sem sucesso. A corda começa a passar na arena. O António e o David, não tardam nada a enlaçar o novilho, que cinco minutos depois estará no curro.
8h16 - vamos de regresso à rua da Igreja, que hoje o repórter mudou de poiso, mas não teve sucesso nas fotos.
8h20 - o segundo foi uma cópia do primeiro. Sobe a rua, sem ligar a ninguém. Desilusão. Na praça, corre várias vezes entre o centro da arena e a torneira da sociedade dos ricos, dali para o centro e depois para onde se preparava a corda. Menos de 10 minutos depois estava terminado o segundo encerro. Os novilhos são bonitos, pesam cerca de 500 kg (460 e 490 kg, para ser mais preciso). Prometem um boa corrida. Esperamos que igual, ou melhor que a de ontem!
enquanto se esperam os casbrestos
os cabrestos a subir a rua
a largada do primeiro touro
a vista de quem chega tarde à praça
o segundo touro ainda estava a sair, mas já procurava-se o melhor local.
(ver aqui a reportagem possível do encerro)
Fotos: eB, 30-08-015

3 comentários:

IANTT disse...

Algun amigo mio que le ha encantado la foto de los cabrestos que hice ayer, dice que son de la raza "berrendo en colorao".

Antonia Bergano disse...

BOM DIA JACINTO E MUITO OBRIGADO... BEIJO
LEVEI PARA MIM E PARA O GRUPO DE BARRANCOS...

Antonia Bergano disse...

jACINTO SEMPRE EM CIMA DO ACONTECIMENTO... LEVEI COMIGO ESTAS LINDAS IMAGENS..
OBRIGADO