sábado, 29 de agosto de 2015

O 1º encerro 2015

São 7h25 - (céu com alguma nuvens, 18ºC, vento E 5 km/h, 64% humidade) -  já estamos à espera do primeiro encerro. Na praça, uns sobem e outros descem os tabuados. Na rua da Igreja espera-se a passagem dos cabrestos, mas ainda a ninguém se ouviu dizer "já estão ai" (os touros, claro, vindos em jaulas desde as Mercês - Couto de Fornilhos).
Entretanto, na rua da Igreja, alguém passa a espalhar um zum-zum ou o diz-que-diz: "quem serão os que apanham os touros este ano"? A interrogação é pertinente, mas nada que atrapalhe a comissão que, ao subir a rua, vem dizer "já chegaram". Os touros, claro... O foguete confirma.
7h50 - os touros já estão no fundo da rua, faltam os cabretos que, pouco depois, começam a subida por entre a aficion deitada no meio da rua.
8h07 - já o primeiro touro sobe a rua cheia de gente,mas sem se importar com ninguém. Na praça, junta-se aos cabrestos, dá uma ou duas voltas e amansa. No tabuado, o António Violante e na arena o David Rúbio (tendo o irmão Ricardo, por conselheiro), enlaçam o bicho à segunda ou terceira tentativa. Fácil e simples, sem história este touro.
8h30 - o segundo vem já por acima, mais metediço que o primeiro, mas sem importunar os aficionados que o aguardavam na rua e nas varandas. Na arena, foi mais atrevido que o anterior, fez subir várias vezes a rapaziada nos paus. Entretanto, dois nossos conhecidos de outros anos, o Gonçalo, na praça e a mãe do Gonçalo, debaixo do tabuado a chamar por ele, alertavam a aficion, que pouco conseguia ver, que o touro estava perto dos paus e corriam perigo.
Às 8h45 o touro estava enlaçado e caminhava para os curros, quando o escriba de serviço interrompeu a reportagem e foi comprar uns eringos (churros) para o segundo pequeno-almoço, que isto de encerros dá fome. Até logo!
Momentos do encerro, antes da largada do primeiro touro
(Fotos: eB, 29-08-2015)
o primeiro touro...
o segundo...
... e a vista, no tabuado das finanças. (Fotos: eB, 29-08-2015)
(ver  aqui a reportagem do 1º encerro 2015)
 

Sequência do leitor JCR, 29-08-2015

6 comentários:

Anónimo disse...

Gostava aqui de fazer um pedido se possível, gostava de saber o contacto das Águas de Portugal ou alguém ligado a esse sector sobre o motivo de não haver água na rede pública desde ontem! Segundo ontem circulava que o motivo era por deixar acabar a agua nos depósitos

Jacinto Saramago disse...


AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A.
Rua Dr. Aresta Branco nº 51
7800-310 Beja
Portugal

NIF: 509 133 843

Tel.: + 351 284 101 100
Fax: + 351 284 101 199

E-mail: geral.agda@adp.pt

Antonia Bergano disse...

Boa TARDE Jacinto estou a levar as tuas publicações!!!
Muito obrigado e bjs.

IANTT disse...

Esta mañana estuve en el encierro juntocon un amigo de Bodonal. Llegamos a Barrancos sobre las 7,30 y conseguimos situarnos en el tablado junto a la Sociedade Recreativa Artistica Barranquese, y desa forma podiamos ver (no sin ciera dificultad por la aglomeración) los toros cuando venian los toros por la calle y cuando llegaban a la plaza. Magnificos los cabrestos, sin historia el primer toro, y mucho mejor y mas bravo el segundo toro.

También comimos uns jeringos (churros) a 1 € la pieza, y cuando finalizó el encierro y todavia con los cabrestos en la plaza pudimos pasar para tomar unos cafés en la Sociedade União Barranquense a 0,80 € el café

Me gusto el ambiente, me sorprendió como cojen a los toros por los cuernos con la soga o maroma, y a pesar de estar en ferias me causo extrañena que la gente a esa hora de la mañana (9 hopras) solo bebian cervezas y cervezas

Jacinto Saramago disse...

jesus

Espero que tenhas passado uma boa manhã por Barrancos.
O ambiente matinal de festa é sempre assim. Quem bebe cerveja de manhã, passou a noite a beber..

saludos.

js

IANTT disse...

Si, por supuesto, hemos pasado una excelente mañana en Barrancos. Como siempre el trato de la gente muy bueno, e incluso aquellos que digo bebian tan temprano cerveza y por tanto como dices habian pasado la noche bebiendo, su comportamiento era muy correcto.

Buenos recuerdos para volver en otra ocasión.

Un cordial saludo y que disfruteis de las Fiestas