domingo, 30 de agosto de 2015

A tourada do dia 30 - segundo bem, primeiro mal

Está marcada para as 6 da tarde, mas começa sempre cerca de uma hora depois. Depois do sucesso de ontem, os matadores de turno, Nuno Casquinha e João Augusto Moura, ambos portugueses, têm uma tarefa complicada. Todos esperamos que a boa prestação de ontem de Ivan Calvo e Paco Velasquez, se repita hoje e tenhamos uma "boa tourada".
Já na praça, muito calor. A meio da tarde, ouvia-se trovejar. O vento ameaçava com nuvens mais negras, mas afinal não se concretizaram.
Como é costume, a corrida começou perto das 19h00, depois do passeilho e da entrega da festa à nova comissão. Os tabuados estavam compostos, mas com menos afluência que ontem.
Da tourada propriamente dita, uma estória menos feliz. O Nuno Casquinha, que tinha despertado expetativas, frustrou-as na estocada final. Que esteve mal. Precisou uma mão. Mal também, mas aqui já vinha de ontem, estiveram os pontilheiros. Assunto a merecer atenção, para o futuro. Neste primeiro novilho, só as bandarilhas safaram a faena.
No segundo, a falha esteve no tércio das badarilhas, que "não tinham gancho" e caiam do touro (!), mas o João Moura, sobrinho de outro Moura, com o mesmo nome, mas de cavalo, portou-se muito bem. Safou a tarde, diziam os maestros que estavam no terraço da sociedade, a relatar a tourada para este servidor.
Em síntese, muito bem dia 29, bem hoje, dia 30 (ver aqui a reportagem da tarde)
Antes de começar...
a preparação para o passeilho e a apresentação da nova comissão de festas
O primeiro de Nuno Casquinha
segundo touro,de João Moura Fotos: eB,30-08-2015

(Barrancos, 2015, Corrida de Touros, 30/08/2015, 2º novilho, João Moura)

1 comentário:

Maria Agostinha disse...

Obrigado Jacinto pelas suas "reportagem"
E muito agravel ver essas fotos das montagem dos tabuados
E é muitas recodaçaos
Muito obigado e continue a fazer isso
Bjs