quarta-feira, 27 de maio de 2015

Memórias de Barrancos - a primeira grande Festa de Barrancos em Lisboa (Casa do Alentejo)

"Barranquenhos invadem Lisboa" ou "Barrancos em Festa, na Capital", eram estes os títulos dos jornais da capital do dia 24 de janeiro de 1982. Na véspera, 400 barranquenhos idos de Barrancos em meia dúzia de autocarros fretados pelo Município chegavam aos Restauradores, a caminho da Casa do Alentejo. À sua espera estavam outros tantos conterrâneos e amigos de Barrancos, residentes na área da Grande Lisboa -  (há quem diga que seriam perto de mil!) - para depois, a cantar e ao toque das zambombas percorrerem o percurso do Rossio até à Casa do Alentejo!
.
No dia 23, sábado, com a Casa do Alentejo a abarrotar de gente, depois do almoço-convívio de guisado de grãos, regado com vinho alentejano, que Barrancos ainda não produzia, seguiu-se uma animada tarde cultural que se prolongou pela noite adentro: a banda filarmónica, o grupo coral da Casa do Povo de Barrancos, um grupo coral de alentejanos da zona de Lisboa, o grupo de teatro Os Carolas, entre outros, animaram a festa. Nesse dia, na Rua Portas de Santo Antão, onde fica a Casa do Alentejo,  "só se ouvia falar baranquenho", dizia-se.
.
A Semana de Barrancos na Casa do Alentejo em Lisboa, era esta a designação oficial, tinha começado a 19 de janeiro, pelas 19h30, com uma exposição "que apresentava uma nota histórica documentada com escritos e fotografias sobre a antiga vila e castelo de Noudar". Nessa exposição seria apresentada a reedição fac similada, de 1951, da "Filologia Barranquenha" do Dr. Leite Vasconcelos, ainda hoje muito procurada.
.
A primeira grande Festa de Barrancos em Lisboa foi uma organização conjunta duma comissão constituída por: Joaquim  Serrano Rosa, Manuel Gomes Mendes "Lely", Francisco Mendes, José Burgos, Carlos Mendes, José Manuel Lema "Barrigana", António Guerreiro e António Pica Tereno (atual presidente da câmara municipal), com o apoio logístico e financeiro da Câmara Municipal de Barrancos, à data presidida pelo Sr. Carlos Caçador Durão,
.
Recorrendo à memória, ao contributo de vários leitores do eB, passando pelo registo do "Boletim Municipal" e do Luzeiro, da época, podemos dizer que "foi uma grande Festa." Foi um sucesso de participação, mas sobretudo de organização. Um êxito.
Boletim Municipal de Barrancos, nº 3 - março 1982
Luzeiro, nº 230. jan/fev 1982
Boletim Municipal de Barrancos, nº 2, de janeiro 1982
pormenor do pátio árabe da Casa do Alentejo
Atuação do Grupo Coral da Casa do Povo de Barrancos
A animação popular de zambombas
(Fotos e documentos cortesia de M.P.V)

3 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Jacinto!!

É sempre com misto de tristeza, saudade, e alegria também que vejo estas fotos onde já vai faltando muita gente, que saudades ;)

IANTT disse...

Magnifico sitio la Casa do Alentejo en rua Portas de Santo Antonio de Lisboa. Cada vez que voy a esa ciudad procuro pasar por alli, es un sitio que me gusta.

Antonia Bergano disse...

Boa Noite Jacinto só hoje é que vi esta publicação que acho muito interessante, levei para o Grupo de Barrancos e para o meu mural.
Obg. e um Abraço!