quinta-feira, 9 de abril de 2015

Sociedade União Barranquense fecha portas por desinteresse dos associados e falta de contínuo

A Sociedade União Barranquense (SUB), mais conhecida como “sociedade dos ricos”, vai encerrar por não haver interessados na exploração do bar/bufete (contínuo). De acordo com a informação prestada ao eB pelo presidente da direção, José Francisco Rico, a situação, que se arrasta desde o princípio do ano, está a tornar-se insustentável. Não há contínuo, e apesar da “porta aberta”, há mais de 600 sócios que não pagam as quotas, alguns ainda desde 2014. A Sociedade está sem dinheiro, esgotou o mealheiro com o pagamento da renda da casa, da água e da luz, nestes últimos quatro meses.
.
Na assembleia geral de terça-feira, dia 7, onde mais uma vez não foi apresentada proposta “para contínuo do bar da sociedade”, o presidente da direção manifestou a sua preocupação à meia dúzia de sócios presentes, explicando que a situação de impasse e de desinteresse dos associados pelo destino da coletividade, para a qual não encontra solução, levará ao seu encerramento imediato e à entrega da casa aos seus donos.
.
Entretanto, ontem, um dia depois da assembleia geral que, alegadamente teria aprovado o seu encerramento, grupos de associados, ao balcão ou sentados no corredor da Sociedade dos Rapazes, discutiam com mágoa e sentimentos de revolta a intenção de "fechar a sociedade", queixando-se da falta de "vontade, de interesse e de ambições desta malta nova". Entre os "revoltosos" ainda havia a esperança que alguém "de fora" - de Santo Aleixo ou da Amareleja, ou mesmo de Encinasola -, possa vir para contínuo e evitar o encerramento da sociedade que "tornará a praça num deserto, como está Montes Claros" !. Se nos tempos de grandes dificuldades sempre houve contínuo, porquê agora, "que todos temos dinheiro", não há ninguém interessado? Perguntava um dos mais velhos, para atiçar a discussão! A revolta está na praça.

Para os que não se lembram, o eB recorda que a Sociedade União Barranquense (SUB), conhecida como "sociedade dos ricos", fundada em 10/10/1942, faz parte da história de Barrancos, e da memória coletiva dos barranquenhos.
Sociedade União Barranquense. Fotos: eB, 08-04-2015
Convocatória da AG de 07/04/2015

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia
Não sei se alguém reparou, mas ontem, em dia de fecho da Sociedade Recreativa, a praça "esteve morta", ou "deserta", como citado na noticia. Havia lugares vagos para estacionar!

Esta questão deveria preocupar os barraquenhos em geral,mas em particular os associados da coletividade. A exploração do bufete da sociedade cria, pelo menos, um posto de trabalho! Ninguém pensou nisso!?

Este ano, por exemplo, onde "metemos a vaca no dia 31"!? Uma das preocupações que me assistem, desde que soube a notícia da morte da sociedade, e de mais um pouco do BARRANCOS que conheço.

Abraço.
(leitor eb)

Anónimo disse...

O anónimo anterior tem uma grande preocupação no seu interior!aconselho uma ida ao médico de familia e pedir uns antidepressivos e já agora, porque não leva a vaca do dia 31 para a sua própria casa?!Afinal em Barrancos é o unico problema que temos a resolver!!!

Jacinto Saramago disse...

Caro/a anónimo(a) das 14h33:

A "preocupação" com a vaca do dia 31, deve ser por ironia! É claro que, nesta situação, que presumo venha a concretizar-se, haverá coisas mais importantes.

cpts
jacinto saramago