terça-feira, 21 de abril de 2015

Sociedade dos Ricos - decisão de encerramento marcada para 30 de abril

A Sociedade União Barranquense (SUB) convocou mais uma assembleia geral extraordinária para o dia 30 de abril, numa derradeira tentativa de "arranjar contínuo" e evitar o seu encerramento definitivo. Da ordem de trabalhos da reunião consta expressamente  um ponto sobre a "tomada de decisão final" (o encerramento!),  caso não haja nenhuma proposta para continuo, que constitui o primeiro ponto da convocatória.
.
De acordo com o balancete de abril, a União, ou Sociedade do Ricos, como continua a ser conhecida, fundada em 10/10/1942, tem nesta data um saldo de € 92,68 na conta bancária, sendo que ainda falta pagar a fatura da luz. Segundo o seu presidente, José Francisco Rico, "a renda da casa, de abril, está paga". Foi paga pelo próprio, "por falta de liquidez da sociedade", disse. Ainda de acordo com o seu presidente da direção, que fez questão de mostrar a lista de pagamentos de quotas afixadas no corredor da entrada, como forma de agradecimento, "foi graças a esta centena de sócios - (apontando para os nomes) - que a sociedade, mesmo sem continuo, tem conseguido pagar as contas, em especial a renda, a luz e a TV (cabo), que só em fevereiro foi cortada".
.
A conversa com o Xico (assim é conhecido o presidente da direção), decorreu por volta das 7h45 duma manhã de primavera, mas a anunciar trovoada, neste mês cinzento de abril de 2015. Em jeito de passeio, e sempre na esperança de que "algum casal queira agarrar isto, para que não feche" percorremos os espaços vazios da sociedade, hoje quase uma espécie de museu do copeu, do convívio, da saudade ou ... da memória(!), como lhe queiramos chamar, onde sem dificuldade conseguíamos imaginar o bater dos copos no balcão, ouvir alguém a pedir "mais uma rodada, que pago eu..." ou "venha lá essa tapa, agora de carne!" ou, ainda, algum sócio mais alegre que desafiava começando  "Barrancos, és minha terra..."
.
Entretanto, na praça, à mesma hora, enquanto uns carros saem e outros chegam, para ocupar os mesmos lugares, já há gente à espera que a outra sociedade da frente, a dos Rapazes, abra as portas. No café Central, ao lado, o António, donde há pouco tínhamos bebido o primeiro café da manhã, estaria certamente a vender mais uma rifa de cogumelos, a fazer mais umas torradas, a ouvir mais um cliente a reclamar do tempo, das notícias da TV, sempre "negras", ... enfim, da vida. Esta vida, que continuando, levará ao encerramento desta casa, da SUB, da Sociedade União Barranquense, da Sociedade dos Ricos, ou simplesmente da "sociedade". Um pouco de Barrancos.
convocatória para 30-04-2015
aviso de "procura-se contínuo/a"
placa da fundação colocada no corredor de entrada
contas e lista de associados que pagaram as quota em 2015
quadro dos avisos e informação
zona do balcão (de copeu e tapeu).
Quem, conhecendo este espaço, não se imagina a beber um café, um mini ou um copo neste balcão?
quintal, zona de cozinha, arrumos e wc's
Fotos: eB, 16-04-2015

Sem comentários: