terça-feira, 30 de julho de 2013

Nova Casa Mortuária de Barrancos

Na sequência da notícia aqui divulgada sobre o "projeto de construção da nova Casa Mortuária de Barrancos", vários leitores quiseram "participar" enviando comentários (privados) com sugestões de locais alternativos. Um deles, que me parece o mais sensato, "propõe" que a Casa Mortuária seja instalada no local "onde está a Segurança Social (Barrancos)", na zona das Fontainhas. Este edifício,  acrescento eu, que também concordo, está situado numa zona de fácil acesso, com amplos espaços para estacionamentos e isolado de habitações residenciais, necessitando de pequenas obras de remodelação.
Um senão: Seria necessário arranjar espaço alternativo para a Segurança Social,... mas não será difícil!
Haverá mais sugestões (alternativas), com toda a certeza.
Atual sede da Segurança Social, Barrancos. Fontainhas. Foto: eB, 07fev2013

7 comentários:

Anónimo disse...

A Segurança Social poderá funcionar onde atualmente está a funcionar o GIP por exemplo. Nos altos dos CTT, etc

Anónimo disse...

O que não falta à câmara municipal de Barrancos são espaços. Aproveitem aqueles que já existem e deixem de gastar dinheiro que não temos!

Jacinto Saramago disse...

Caro/a leitor/a anónimo/a das 14h31:

Estamos a falar duma casa mortuária, que não "cabe" em qualquer espaço, por muitos que a CMB alegadamente posssa ter!
Cpts

Anónimo disse...

Acho o lugar "espetacular", principalmente para as familias que tiverem a infelicidade do falecimento de um familiar entre 28 e 31 Agosto, Passagem de Ano, Carnaval, Pascoa, 25 Abril entre outros. Não é necessário apenas ampliar o espaço, a sua localização é também muito importnte, ou se vai corrigir um erro com outro erro ????

Anónimo disse...

A opção de que se fala o post não me parece de tudo a mais correcta, pois esta localização fica muito próxima do quintalão de festas, onde como o nome indica realizan-se quase todas as festas e espectáculos que se realizam em Barrancos, não sendo no meu entender o local mais propicio para a instalação de uma casa mortuária.
Deveriam ser estudadas outras hipóteses e uma vez encontrada a solução deseja-se que a nova casa mortuária tenha todas as condições possíveis para essa finalidade.

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
Há pelo menos um leitor/a, muito confuso ou confundido. Não sei se leu toda a noticia; se leu só o início!!
Este leitor/a, ao mesmo tempo que quer "nova" casa mortuária, não quer "gastar" dinheiro; também não gosta do local sugerido, "porque está perto dos bailes (presumo que dos 4 bailes da fêra!!!).

Enfim, resumindo: a noticia é uma especulação sobre a necessidade de uma nova Casa Mortuária; a atual, situda na rua da Igreja, junto à CMB, não tem condições, nem dignidade para o efeito.

À data da notícia, não existia nenhum "projeto de obras para a construção da Casa Mortuária" no local sugerido, çpelo menos que seja do conhecimento do eB. O local citado foi sugerido por vários leitores do eB. Sugerido, apenas isso.

Cpts.

romcadur disse...

As casas mortuárias são, salvo raras exceções anexa ou muito perto de igrejas cristãs isto porque o nosso país é maioritariamente católico, no entanto existem outras correntes religiosas no país.

O eB levantou tão somente uma questão para que nós os seguidores comentássemos dando ideias do que, ou onde seria o melhor local.

Comentar este assunto é interessante, pois tem relação com a morte que é certa de todos nós e que em vida gostamos de a tratar com a dignidade que se impõe.

Onde a nossas tradição se alterou, foi quando se fez a atual VASA MORTUÁRIA, e surgiu o carro funerário, em vez de velório em casa e levar os falecidos á mão, mudou tudo.
A CM deveria situar-se num local onde houvesse condições para acolher as pessoas com dignidade e com espaço para mais do que um velório.
O Largo de S. Sebastião tem algumas alternativas que poderiam servir para o efeito, está claro com algum investimento.`
Isto é um pensamento e um comentário pessoal que não tem bases em qualquer estudo ou tendência mas que é o meu comentário.