Criminoso é o
termo que vem logo à cabeça, quando somos confrontados com o péssimo serviço
prestado pelo fornecedor de eletricidade em Barrancos, a EDP. Ao longo do dia são
dezenas as interrupções do fornecimento de energia. Breves ou longas, as interrupções subsistem desde há anos, com maior frequência nas últimas semanas.
A interrupções ou falhas na energia começam logo pela manhã, por volta das 7 horas e continuam durante todo o dia. Algumas, demoram segundos (breves), outros largos minutos (longas).
A interrupções ou falhas na energia começam logo pela manhã, por volta das 7 horas e continuam durante todo o dia. Algumas, demoram segundos (breves), outros largos minutos (longas).
Não há pachorra
para tanto desprezo da EDP, da REN e da ERSE, o regulador, que em vez de proteger o cliente,
defende os infractores (a EDP e a REN).
Em baixo, transcreve-se a epopeia de uma reclamação, que começou há um ano e está mais atual que nunca:
1
– Em 20/01/2012 - reclamação simultânea à EDP e à ERSE):
Sr.
Presidente da ERSE
Serve
o presente para protestar pelo péssimo serviço prestado pela EDP aos
consumidores de Barrancos, que diariamente são confrontados com dezenas, para
não dizer centenas, de cortes no fornecimento de eletricidade, provocando danos
e prejuízos difíceis de calcular.
Ao
abrigo das vossas competências estatutárias, agradeço informação
pormenorizada sobre esta situação que vem ocorrendo desde há mais de 6
meses, com agravamento nos últimos meses. Os "apagões" ou
interrupções começam por volta das 7h30, não se percebendo o motivo.
2 – Em 20/01/2012, resposta automática da ERSE (primeiro acto duma comédia):
Exmo(a)
Senhor(a),
Acusamos
a recepção da comunicação de V.Exa., a qual foi registada com o nº de
Pedido/Processo 1/00643/2012 a qual merecerá a nossa melhor atenção.
Solicitamos
que em futuras comunicações que venha a estabelecer com a ERSE sobre o mesmo assunto, faça
referência ao número de processo supra referido.
Para
melhor informação sobre este e outros assuntos sugerimos a consulta do “Portal
do Consumidor de Energia”, na internet, acessível a partir de: www.erse.pt/consumidor
Mais
informamos que, caso pretenda consultar o processo supra identificado, poderá
fazê-lo no Portal de Serviços da ERSE disponível em: http://servicos.erse.pt/consultapedido.aspx, através
da inserção dos seguintes dados:
- n.º do bilhete de identidade, cartão do cidadão ou número
de identificação fiscal e
- o número do Pedido / Processo.
Com
a brevidade possível voltaremos ao seu contacto.
Com
os melhores cumprimentos,
Apoio
ao Consumidor de Energia
ERSE -
Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos - apoioconsumidor@erse.pt
3 –
Em 05/09/2012, a ERSE dá mais um ar da sua graça (a comédia continua - 2º acto):
Exmo.
Senhor,
Com
referência à reclamação apresentada por V.Exa, sobre o assunto em epígrafe,
vimos enviar, para conhecimento, cópia de resposta recebida da entidade
reclamada.
Conforme
se verifica, não foi possível obter uma resposta satisfatória por parte da
empresa reclamada que fosse ao encontro da pretensão de V.Exas.
Nesse
sentido e uma vez que, dos elementos trazidos ao processo, não nos afigura
subsistir qualquer incumprimento regulamentar, iremos proceder ao arquivamento
do correspondente processo de reclamação, salvaguardando-se posição em
contrário de V.Exa., a comunicar à ERSE no
prazo de 20 dias úteis.
Para
melhor informação sobre este e outros assuntos sugerimos a consulta do “Portal
do Consumidor de Energia” na internet, acessível a partir do endereço
electrónico www.erse.pt/consumidor
Com
os melhores cumprimentos,
3.1
– Em anexo à carta de 05/09/2012, a ERSE junta a resposta da EDP, datada de 26/03/2012, que diz o
seguinte:
Ex.mos
Senhores
Em resposta à
comunicação de V. Ex.as acima referenciada, informamos que o contacto que sobre
o mesmo assunto o Ex.mo Sr. (...) também apresentou diretamente ao
Conselho de Administração da EDP Distribuição SA, a 20 de janeiro de 2012, foi
respondido pela carta 700/12/DAE a 15 de março de 2012.
Por entendermos
que a referida carta de resposta é devidamente esclarecedora, anexamos cópia da
mesma.
Sempre
disponíveis para o que entenderem por conveniente, apresentamos os melhores
cumprimentos.
Com
consideração,
Pela EDP Serviço
Universal, SA
Sai
Carvalho/Responsável de Departamento
3.2 – Para maior confusão, a ERSE junta mais uma carta, também da EDP, endereçada ao cliente, em 15/03/2012, que diz:
Assunto: Seu
e-mail de 20 de janeiro de 2012, dirigido ao Conselho de Administração da EDP
PN 7438505 - 201103677387
Estimado Cliente
Na sequência da
sua comunicação em assunto, que mereceu a nossa melhor atenção, pretendemos,
antes de mais, apresentar o nosso pedido de desculpa pela demora excessiva
desta resposta.
Sobre o assunto
que nos reporta, nota-se que efetivamente no decurso dos últimos meses se
registaram algumas interrupções do fornecimento de energia elétrica a essa
proteções das linhas de média tensão, em consequência de defeitos não
permanentes advindos de interferências externas.
Reconhecendo os
incómodos causados por esta situação, temos vindo a intervir na nossa rede
implementando ações técnicas que permitam minimizar a sua ocorrência, não
deixando de intervir sempre que se manifeste essa necessidade.
Esperando poder
contar com a compreensão de V. Ex.a, manifestamos a nossa disponibilidade para
prestar quaisquer esclarecimentos que entenda solicitar-nos.
Com os melhores
cumprimentos.
(não tem
assinatura)
4 – Para rematar, vem a
ERSE, por mail de 18/01/2013, cotinuar a gozar com o reclamante…
Exmo.
Senhor,
Acusamos
a recepção da última exposição de V. Exa., relativa ao assunto identificado em
epígrafe, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Atendendo ao
exposto na mesma, vimos solicitar que nos informe se a situação reclamada se
resolveu na totalidade ou se algum dos assuntos reclamados ainda
subsiste.
Para
melhor informação sobre este e outros assuntos sugerimos a consulta do “Portal
do Consumidor de Energia” na internet, acessível a partir do endereço electrónico www.erse.pt/consumidor
Com
os melhores cumprimentos,
Apoio
ao Consumidor de Energia
ERSE -
Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
5 –
Conclusão
Não sei se rir. Não sei se chorar! Os cortes continuam, a EDP goza e a ERSE assobia para o
lado e pede que o cliente o informe se o assunto foi resolvido. NÃO FOI. Pior, agravou-se nos últimos meses.
1 comentário:
Assim está o Pais !!! chulos de m...aaa !!!.Franklyn
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