quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A tourada do dia 30 também correu bem

Passou mais uma dia de fêra e mais uma tourada. Correu bem.
17h30: Temperatura agradável (30ºC). Ao sol, frente aos curros, passamos bem, sem apertos nas bancadas.
Às 17h50 começou a rega da praça, com os bombeiros a puxar a mangueira e um ou dois jovens a pedir molha.
Às 18h16 entra a banda e toca no meio da praça. Sobe para o tabuado. Antes da corrida, a Comissão de Festas homenageia o "Rúbio" (Manuel dos Santos Fernandes), entrega-lhe uma salva de prata, em reconhecimento pelos serviços prestados durante décadas enlaçando os touros. O Rúbio está retirado desde 2011, passando o testemunho aos filhos, que há dois anos colaboram com as Comissões de Festas, juntamente com Manuel Violante.
18h20: Os bombeiros de Barrancos, com o apoio da Comissão de Festas, fazem um peditório na capa, que espero que tenha corrido bem. Os BVB, que estão em serviço permanente à população, não recebem qualquer compensação pelo trabalho prestado à Festa de Barrancos.
18h35: É apresentada publicamente a nova Comissão de Festas de 2013, que simbolicamente "recebem" o encargo de realizar a Festa do próximo ano, depois do passeílho.
18h40: O primeiro touro está a sair do encerro, sendo recebido na arena pelo matador José Maria Lázaro, que, depois duma boa faena, cumpre à segunda.
19h10: O segundo já está na praça, sendo este para o novilheiro Manuel Ponce. Muito jovem, demonstra arte, mas inexperiência na estocada final, que não lhe correu bem.
19h20: A aficion gostou. O tabuado começa a ficar vazio e os dois ramos de flores duma jovem ao meu lado murcharam. Com tanta gente no meio da arena, o novilheiro não deu a volta à praça...
A rega da arena
 A chegada da banda...
A homenagem ao Rúbio
  O peditório a favor dos Bombeiros Voluntários de Barrancos
A "entrega" ds Festas à nova Comissão de Festas para 2013
A saída do primeiro touro
Os primeiros passes de capote pelo matador José Maria Lázaro
... e, depois das banderilhas, ... à segunda, correu bem.
 A saída do segundo touro
 A lide... de Manuel Ponce (novilheiro)...
 .. correu bem...
 ... mas no final, houve um deslize...
... que não prejudicou a faena e a corrida.
A "entrega" da Festa. Passeio pelas ruas da Vila com a nova Comissão de Festas de 2013 (à frente) da Comissão "velha". Atrás a Banda Filarmónica Fim-de-Século de Barrancos, acompanha o passeio.
Fotos: eB, 30ago2012

Sem comentários: