quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sucedeu na fêra de 1992...

Para recordar o que aconteceu na fêra de há 20 anos:
- Na tourada do dia 29, o matador de touros desse dia, (E. Rei), que já mostrava sinais de nervosismo desde a tarde anterior, quando tinha visto o curro de touros na ganadaria de Couto de Fornilhos, não foi capaz de entrar a matar (recusou) e teve de passar a espada ao ajudante (maletilha), que cumpriu à segunda tentativa. Nesse ano, o triunfador da fêra (ainda não havia prémios taurinos municipais!) foi o novilheiro suplente, enquanto o matador de touros abandonava a praça de Barrancos a meio da primeira corrida. Não mais foi visto pela Comissão desse ano.
- No encerro do dia 30, logo no primeiro touro, na confusão que se gera no canto da Sociedade dos Ricos, um homem (M. A. Caçador) é surpreendido pelo novilho que "varre a praça", não consegue subir os paus e é colhido com alguma gravidade.  Depois de momentos de aflição e muita confusão no local, o M. A. Caçador é retirado pelas grades da portada. Diagnóstico: fraturas na perna e várias escoriações. Depois de 12 dias de hospital, regressa a casa, para repouso. Melhorou e está bem. Com mais medo que, à época, já tinha.
- Na tourada do dia 31, no terceiro tércio da primeira lide, uma jovem (15-16 anos) - P. Ramos -, que estava no tabuão de baixo, cai à praça e fica de cócoras frente ao touro, sendo de imediato "colhida" pelo animal que a atira a uma altura de 3-4 metros. Felizmente, nada de grave aconteceu à jovem. Foram momentos de cortar a respiração e as imagens captadas em vídeo testemunham a sequência e a potencial gravidade da colhida, entre a estupefação e impotência do público.
Aditamento, com o apoio de familiar: Nesse dia "foram três jovens a cair na arena. Antes da P, caíram os dois rapazes, da mesma idade, que se encontravam sentados à sua direita. O primeiro jovem a cair subiu de imediato para o tabuado, o segundo chamou a atenção do touro mas conseguiu refugiar-se na torneira, e a terceira pessoa apanhou o touro de frente e foi colhida. O resto da tourada foi passado não no mesmo local dos tabuados, mas junto à parede da igreja."
Observação:
Informação revista a atualizada. Na versão inicial constava por lapso o dia 29, quando na realidade ocorreu no dia 31.  Agradecimento especial ao C.P. Ramos.
Fonte: O autor que era um dos Festêros desse ano.

Sem comentários: