segunda-feira, 4 de junho de 2012

TDT - afinal a ANACOM existe!?

A propósito das notícias aqui publicadas sobre as constantes avarias do sinal TDT em Barrancos, quero partilhar com os leitores a resposta da ANACOM (!)  a uma das várias reclamações/protestos apresentadas desde 26 de abril passado.
Segue a resposta, recebida hoje, pelas 08h29, na sua versão integral:
."Agradecemos o seu contacto e informamos que analisámos a sua comunicação sobre televisão digital terrestre (TDT).
Em primeiro lugar, e no que respeita ao preenchimento do formulário de reclamação da ANACOM, não queremos deixar de assinalar que o serviço de TDT está disponível para seleção no ponto 1 do separador «Serviços» (imediatamente à esquerda do separador «Pacotes de Serviços», que surge por defeito após preenchimento dos seus dados identificativos).
Sobre o assunto que nos expôs, consideramos importante prestar-lhe alguns esclarecimentos que entendemos úteis.
.1. A PT Comunicações está a ajustar a rede TDT: A PT Comunicações, entidade à qual foi atribuído, em concurso público internacional, um direito de utilização de frequências para implementar e gerir a rede de televisão digital, é quem tem a obrigação de proceder ao planeamento da rede e de adotar soluções para ultrapassar eventuais anomalias na receção do sinal. No âmbito da normal atividade de monitorização da rede de TDT, a ANACOM constatou a existência de algumas perturbações de sinal, que afetavam um número reduzido de pessoas. Neste contexto, contactou de imediato a PT Comunicações para que esta empresa solucionasse de forma rápida as perturbações existentes, inadmissíveis, dado o direito reconhecido a todas as pessoas de visualizarem os canais de televisão em boas condições. As afinações e ajustamentos técnicos na rede que foram propostos pela PT Comunicações estão já em fase de implementação, o que permitirá repor as adequadas condições de receção do sinal. Mais informamos que a PT Comunicações, para a qual encaminharemos a sua reclamação, terá que suportar todos os custos em que as populações venham a incorrer na sequência das afinações feitas na rede de TDT. Para mais informação, consulte a deliberação da ANACOM de 18/05/2012, acessível através da ligação http://www.anacom-consumidor.com/informacao-e-comunicados/deliberacao-da-anacom-de-18-de-maio-de-2012.html.
.2. Verifique a sua instalação de receção: Sem prejuízo do exposto, poderá ser útil que verifique a sua instalação de receção, designadamente: - se a antena de que dispõe é adequada à receção do sinal digital (pode encontrar informação sobre as antenas que se adequam à receção de TDT em Portugal em http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1032429 ). Note que a rede TDT apenas foi planeada de modo a permitir a receção portátil interior do serviço (por recurso a uma antena interior) em locais determinados, coincidentes, geralmente, com os centros históricos de algumas cidades; - se todas as ligações na sua instalação de receção se encontram bem efetuadas, e se todos os cabos estão corretamente ligados; - se a sua antena se encontra orientada para o emissor que melhor serve a sua área de residência - no caso, o emissor de Barrancos ou, em alternativa, o emissor de Vila Viçosa, de acordo com a informação disponível em http://tdt.telecom.pt/ . Se necessário, proceda à sua reorientação.
.3. Onde pode obter mais informação: Se tem dúvidas sobre a TDT, em particular sobre a forma de receção da TDT na sua zona, os equipamentos a adquirir, as condições de atribuição de compartição, entre outras, ligue gratuitamente o número 800 200 838, aceda aos sítios na Internet http://www.tdt.telecom.pt/  e www.facebook.com/tdtoficial  ou visite a secção "Televisão Digital" do nosso Portal do Consumidor em http://www.anacom-consumidor.com/home/televisao-digital.html.
Com os melhores cumprimentos,
ass) Maria Corte-Real Chefe da Divisão de Apoio aos Consumidores e Atendimento ao Público"
.Lida a prosa coloca-se a questão: Afinal  para que serve a ANACOM? Para defender o interesse dos consumidores de TV ou para ser portavoz da PT ou TDT?

3 comentários:

Burro Celestino disse...

Que afectem um numero reduzido de pessoas??? Se uma vila no seu todo é um numero reduzido, estamos bem, há falhas para muito tempo, pelo menos até venderem mais uns quantos abonos a Meo, que pertence a PT, e claro está, não tem interesse nenhum em solucionar o problema, pois lucra menos com isso.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

para se resolver o problema de Barrancos sobre a TDT é necessário que a PT mande colocar um cabo de fibra optica desde a escola até o calvário, cabo esse que é necessário para ser colocado um emissor em Barrancos, que agora esta a funcionar como retransmissor que bloqueia periodicamente e para, É apenas isso que a PT deve mandar fazer.Francelino

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor:
O problema é que a PT não assume a responsabilidade, e há interesses superiores...

Qual a vantagem da TDT Portuguesa?
R: Nenhuma. Continuamos como os memsos 4 canais, enquanto os espanhóis passaram de 4-5 para mais de 50!

Quem ganhou com a mudança do analógico para a digital?
R: A PT (meo), a Zon e compª que estão a vender pacotes de canais que não necessitamos, a preço de ouro. Enganando o povo.

Cpts
Jacinto Saramago