sexta-feira, 15 de abril de 2011

Os Refugiados de Barrancos - o vídeo


Dado o interesse do assunto, aqui fica a informação na sua versão integral:
"Los Refugiados de Barrancos es el fruto de dos años de intenso trabajo de la Asociación Cultural Mórrimer. En su realización han participado testigos, historiadores, periodistas y escritores tanto de España como de Portugal; entre los que destacan la antropóloga portuguesa Dulce Simôes y el historiador español Francisco Espinosa."

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá Jacinto

Mais uma vez, obrigada pela informação aqui dada, sobre os refugiados da guerra espanhola, de que tantas e tantas vezes, ouvi a minha mãe falar.
O vídeo está mt bom.
Um abraço e continuação de bons posts

laura sequeira

Jacinto Saramago disse...

Obg. Laura.

Jacinto Saramago

Anónimo disse...

E assim vivei Barrancos a Guerra Civil Espanhola e assim a vivemos nós através das memórias dos nossos pais e avós barranquenhos. Como a minha irmã Laura já disse, vivemos através das memórias da nossa mãe tantos e tantos momentos agora aqui recordados. Esta guerra foi desumana como o são todas as guerras, mas o povo, esse sabe ter uma alma imensa, como teve o povo de Barrancos. A grandeza de um povo se traduz pelos seus feitos e Barrancos soube estar à altura dos acontecimentos.
Parabéns pelo excelente trabalho e por nos mostrar o horror desses tempos.

Francisca Sequeira Leite

romcadiur disse...

Caro Jacinto

Não é fácil fazer um comentário a guerra civil espanhola,posto que não tenho conhecimentos tecnicos para avaliar o trabalho de profissionais do Centro de Cultutra Morrimer, e porque nasci poucos anos depois dela ter terminado(1946), pude ainda assim apanhar ou ver o que era um povo em sofrimento, depois de adulto ter conhecimentlo de factos que se perpetuaram até os dias de hoje, por exemplo, lebro-me da familia Peres ( do torrão) que tinham e tem a familia em Encinasola e não podiam passar a fronteiora para a ver; Lambro-me do tio Miguel do camião(um alemão refugiado) lembro-me da familia Sanches e mais de Felipe Sanches que não conseguiu a naturalidade Portugues e teve que ir com medo bagagem para Oliva, habilitando-se (al Paredon) faleceu ha poucos anos. lembro-me de irmãos que, um ainda o ano passado morreu sem nunca mais ter falado com os outros irmãos, etc,etc,etc.
A Guerra essa foi ganha pelos militares mas quem perdeu foi todo o povo espanhol.
Também me lembro de algumas vissicitudes impostas aqui em virtude do que se passava, não só aqui no visinho mas por essa europa fora.
O Povo de Barrancos teve conserteza uma importante actuação, mas aquele Ten.Seixas esse mereceria bem o nome de uma Rua em Barrancos e nos povos visinhos de espanha.