segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Barrancos sem médico

A vila de Barrancos está sem médico de família desde a passada sexta-feira, dia 17, data em que o Dr. José Carreira Tavares, que vinha exercendo no centro de saúde local, desde há cerca de oito anos, cessou funções, por ter sido contratado pela ARS Algarve, para o centro de saúde de Vila Real de St. António, extensão de Monte Gordo.
Desde esta manhã que a afluência de barranquenhos ao centro de saúde de Encinasola tem vido aumentar, à procura de assistência médica que não encontram em Barrancos.

7 comentários:

Anónimo disse...

VERGONHA!!! De que serve ter um Centro de Saúde novo (obra em curso) se não temos o mais importante que são os serviços de saúde?! Médico já não temos, enfermeira vamos no mesmo caminho... Agora, resta-nos esperar que tenham "pena" dos Barranquenhos no CS de Moura e venham até cá uma vez por semana, enfim...
Ir a Encinasola, sim por última alternativa... mas eu NÃO QUERO ISSO! Os meus impostos são pagos ao Estado Português, tenho o direito de ser tratado cá, senão permitam-me ceder os meus impostos (trabalhando em Portugal) ao estado Espanhol, seria justo não acham?!

Anónimo disse...

Em parte concordo com a opinião, no entanto, também precisamos pensar a frio e esperarmos. Estas questões, são complexas e não se resolvem facilmente ainda para mais envolvendo questões tão sensíveis como a saúde.
Enfermeiras não há? Temos uma e desemprega, o centro novo faz todo o sentido.
Apesar de tudo o que se passa no País, Barrancos perto de outras zonas do país não tem estado assim tão mal, repensem ponham os olhos no mundo e não temos muito com que nos queixar. As coisas a seu tempo se resolvem, que é revoltante estarmos longe com estradas de m…etc etc ? ÉÈ mas temos ter esperança que melhores dias virão, e este será apenas um mau bocado que teremos de viver.
Bom natal para todos e que este assunto se resolva e 2011 da melhor força possível. Médico permanente em Barrancos.

Jacinto Saramago disse...

Nota do autor

1º - O Centro de saúde de Barrancos tem dois enfermeiros/as ao serviço;

2º Boa notícia (carece de confirmação): O Dr. Francisco Alcayde, que vem prestando serviço em Barrancos aos fins-de-semana (pago pela CMB), foi contratado pela ARS Alentejo para trabalhar no CS de Barrancos, a partir de amanhã, dia 21.

Cpts.
Jacinto Saramago

Anónimo disse...

Dois enfermeiros mas um não está a tempo inteiro, apenas um ou dois dias por semana, nos restantes anda noutras localidades limitrofes...
Se for mesmo confirmada a noticia da contratação do Dr. Alcayde, ficamos muito bem servidos também... um excelente profissional ao qual desejo muita sorte!

Anónimo disse...

Pelos vistos parece que tudo vai se vai resolver. Precisamos é não desesperar logo à primeira e ter esperança que as coisas se vão resolver. Sei que ás vezes é dificil, principalmente quando estamos desesperados e precisamos mesmo de assistência. Boa sorte e que o assunto seja resolvido definitivamente.
Aproveito para desejar a si Jacinto e a todos os que por aqui passam, BOM NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO.
laura

Anónimo disse...

Barrancos se merece tener un medico y deben exigirlo al Gobierno Portuges. No obstante parece que hay muchos reparos a asistir a una consulta en España, si no quieren ir a España vayan a otro sitio de su Pais

IANTT

romcadur disse...

Parece que há mais médicos na Rua Joaquim António Aguiar em Lisboa do que em todo o Alenteja. Exagero é claro, mas os mádicos são uma classe muitocorporativa e nesta época em que se perdeu um pouco a devoção e se objectiva nais o quinhão, está profissão já não é o que era.
Vir para Barrancos a ganhar unicamente o vencimento de médico e perder a oportunidade de trabalhar para uma ou duas clinicas, ou companhias de seguros ou hospitais privados, não é fácil convencer um individuo.

Mesmo apresentando-lhe casa de habitação gratuita e outras denesses não é cativante, pois o individuo que o estado forma em medicina quer ter a sua independencia financeira, boa e rápidamente e isso só o consegue nos grandes ou médios centros urbanos.
Ao parecer o legislador prepara-se para exigir do recem~formado obrigá-lo a permanecer no SNS entre 10 a 15 anos e só depois poderá trabalhar no particular mas, até lá muita água vai passar por baixo da ponte de ressuanas.

O médico que agora nos deixou, afirma a pés juntos que saiu por desinteligências com os politicos de Barrancos, o que nao diz é o porque. Talvez fosse bom saber, a fim de poder pedir explicações, a uns e a outros.

Talvez no sapatinho nos caia alguma coisa que valha a pena apreciar.

BOM NATAL