A vila de Barrancos está sem médico de família desde a passada sexta-feira, dia 17, data em que o Dr. José Carreira Tavares, que vinha exercendo no centro de saúde local, desde há cerca de oito anos, cessou funções, por ter sido contratado pela ARS Algarve, para o centro de saúde de Vila Real de St. António, extensão de Monte Gordo.
Desde esta manhã que a afluência de barranquenhos ao centro de saúde de Encinasola tem vido aumentar, à procura de assistência médica que não encontram em Barrancos.
7 comentários:
VERGONHA!!! De que serve ter um Centro de Saúde novo (obra em curso) se não temos o mais importante que são os serviços de saúde?! Médico já não temos, enfermeira vamos no mesmo caminho... Agora, resta-nos esperar que tenham "pena" dos Barranquenhos no CS de Moura e venham até cá uma vez por semana, enfim...
Ir a Encinasola, sim por última alternativa... mas eu NÃO QUERO ISSO! Os meus impostos são pagos ao Estado Português, tenho o direito de ser tratado cá, senão permitam-me ceder os meus impostos (trabalhando em Portugal) ao estado Espanhol, seria justo não acham?!
Em parte concordo com a opinião, no entanto, também precisamos pensar a frio e esperarmos. Estas questões, são complexas e não se resolvem facilmente ainda para mais envolvendo questões tão sensíveis como a saúde.
Enfermeiras não há? Temos uma e desemprega, o centro novo faz todo o sentido.
Apesar de tudo o que se passa no País, Barrancos perto de outras zonas do país não tem estado assim tão mal, repensem ponham os olhos no mundo e não temos muito com que nos queixar. As coisas a seu tempo se resolvem, que é revoltante estarmos longe com estradas de m…etc etc ? ÉÈ mas temos ter esperança que melhores dias virão, e este será apenas um mau bocado que teremos de viver.
Bom natal para todos e que este assunto se resolva e 2011 da melhor força possível. Médico permanente em Barrancos.
Nota do autor
1º - O Centro de saúde de Barrancos tem dois enfermeiros/as ao serviço;
2º Boa notícia (carece de confirmação): O Dr. Francisco Alcayde, que vem prestando serviço em Barrancos aos fins-de-semana (pago pela CMB), foi contratado pela ARS Alentejo para trabalhar no CS de Barrancos, a partir de amanhã, dia 21.
Cpts.
Jacinto Saramago
Dois enfermeiros mas um não está a tempo inteiro, apenas um ou dois dias por semana, nos restantes anda noutras localidades limitrofes...
Se for mesmo confirmada a noticia da contratação do Dr. Alcayde, ficamos muito bem servidos também... um excelente profissional ao qual desejo muita sorte!
Pelos vistos parece que tudo vai se vai resolver. Precisamos é não desesperar logo à primeira e ter esperança que as coisas se vão resolver. Sei que ás vezes é dificil, principalmente quando estamos desesperados e precisamos mesmo de assistência. Boa sorte e que o assunto seja resolvido definitivamente.
Aproveito para desejar a si Jacinto e a todos os que por aqui passam, BOM NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO.
laura
Barrancos se merece tener un medico y deben exigirlo al Gobierno Portuges. No obstante parece que hay muchos reparos a asistir a una consulta en España, si no quieren ir a España vayan a otro sitio de su Pais
IANTT
Parece que há mais médicos na Rua Joaquim António Aguiar em Lisboa do que em todo o Alenteja. Exagero é claro, mas os mádicos são uma classe muitocorporativa e nesta época em que se perdeu um pouco a devoção e se objectiva nais o quinhão, está profissão já não é o que era.
Vir para Barrancos a ganhar unicamente o vencimento de médico e perder a oportunidade de trabalhar para uma ou duas clinicas, ou companhias de seguros ou hospitais privados, não é fácil convencer um individuo.
Mesmo apresentando-lhe casa de habitação gratuita e outras denesses não é cativante, pois o individuo que o estado forma em medicina quer ter a sua independencia financeira, boa e rápidamente e isso só o consegue nos grandes ou médios centros urbanos.
Ao parecer o legislador prepara-se para exigir do recem~formado obrigá-lo a permanecer no SNS entre 10 a 15 anos e só depois poderá trabalhar no particular mas, até lá muita água vai passar por baixo da ponte de ressuanas.
O médico que agora nos deixou, afirma a pés juntos que saiu por desinteligências com os politicos de Barrancos, o que nao diz é o porque. Talvez fosse bom saber, a fim de poder pedir explicações, a uns e a outros.
Talvez no sapatinho nos caia alguma coisa que valha a pena apreciar.
BOM NATAL
Enviar um comentário