sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Livro em destaque na Biblioteca de Barrancos - Outubro 2010


Sinopse
"Ouvimos falar de violência na escola, vemos notícias de professores que não conseguem controlar alunos indisciplinados, de crianças que humilham e maltratam os seus colegas. Mas há uma nova realidade, invisível, fechada em quatro paredes que é fundamental enfrentar: os pais são vítimas da violência dos filhos dentro das suas próprias casas. Actualmente existem casos de filhos que batem nos pais. Crianças mimadas, sem limites, a quem tudo se consente, que organizam a vida familiar, dão ordens aos pais, chantageiam quem os tenta controlar. Crianças que se tornam jovens agressivos, que enganam, ridicularizam os maiores, que não hesitam em roubar a carteira da mãe. Adolescentes que desenvolvem condutas violentas e marginais.
Em suma, filhos que impõe a sua própria lei. É preciso educar no respeito e afecto, transmitir valores, falar com as crianças, ouvi-las, ensiná-las a aceitar as frustrações, impor limites e exercer a autoridade sem medo. É preciso recorrer a ajuda especializada sem vergonha."
--
Sobre este livro será interessante a leitura da entrevista do Javier Urra, autor, publicada no site educare.pt.

1 comentário:

Maria galhoz disse...

A entrevista de Xavier Urra é bastante interessante,aborda como ele a relação entre pais filhos e a maneira como evitar que os últimos se tornem pequenos ditadores."De pequenino é que se torce o pepino",aconselho a leitura do "Pequeno Ditador" pois acho que é bastante educativa e pode nele encontrar conselhos úteis.