quinta-feira, 25 de março de 2010

Novo Centro de Saúde de Barrancos: obras começam brevemente

A Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS), assinou no passado dia 2 de Março, o contrato de empreitada para a construção do novo Centro de Saúde de Barrancos, no valor de 635.648,16 euros.
Trata-se de uma obra de adaptação e remodelação da antiga escola primária nº 2,  que se encontrava desactivada, e que foi cedida pelo Município de Barrancos. O prazo de execução é de 10 meses e a adjudicação foi feita à firma “A Encosta Construções, S.A.”, estando o inicio dos trabalhos dependente da obtenção do visto pelo Tribunal de Contas.
Para a ARS Alentejo, este projecto pretende melhorar o acesso, a qualidade e a humanização dos cuidados de saúde prestados, as relações entre profissionais e utentes, bem como rentabilizar os recursos humanos.
Deste modo, o desenvolvimento do projecto permitirá:
- Dotar o Centro de Saúde de Barrancos com novas instalações e infra-estruturas técnicas modernas, a partir da adaptação / remodelação do edifício da antiga escola do ensino básico desactivada, localizado no centro da vila;
- Equipar os gabinetes médicos, de enfermagem, salas de tratamento e os espaços destinados aos utentes, com equipamento administrativo, médico e informático adequado ao desempenho das suas funções;
- Equipar as áreas de trabalho do apoio administrativo com equipamento administrativo e informático.
Fonte: ARS Alentejo

2 comentários:

romcadur disse...

Bem é necessário um Centro com mais acessos e com capacidade maior, no entando o espaço envolvente é de tal ordem grande que será o Centro pequeno para o seu aproveitamento, ou será que estão previstos outras valências?

Anónimo disse...

Olá, Jacinto Saramago, desculpe aproveitar este blogue para uma desabafo, e ao mesmo tempo um alerta:

Vamos ter um Centro de Saúde novo, com problemas velhos!Mas....

-Já alguém reparou que, desde há uns meses, o tempo de consultas do médico em Barrancos foi reduzido, praticamnete a metade?

- Alguém viu a/o pediatra no CS de Barrancos, desde há quase um ano?

- Onde estão as consultas de saude infantil, previstas para as terças-feiras, das 15-17h30?

- Quem assegura a Saúde Materna, das quintas feiras, das 14-17h30?

Pois é, a resposta é simples, perguntem às mamãs: se querem uma consulta infantil esperam semanas, meses ou anos... por que simplesmete não vão ter...
Como qualquer pai/mãe responsável, leva a/o bebé a um pediatra privado e paga 80-100 euros!!!

Assim, está a nossa Saúde, em Barrancos e, umm pouco por esse Portugal.

Sou favorável à construção do novo centro de saúde, mas... deve este ser reforçado com pessoal médico e as especialiades devem ser, pelo menos, semanais.

Felizmente, para Barrancos, temos o CS de Encinasola aberto 24h/dia e, com mais ou menos pagamentos (porque também os há), somos atentidos.

Felizmente tambem que a Câmara paga o Dr. Paco aos fins-de-semana. já agora: não é possível a contratação do DR. Paco a tempo inteiro? Não seria uma mais-valia para os doentes de Barrancos este esforço financeiro municipal?

Termino, com saudações barranquenhas.
MA