terça-feira, 23 de março de 2010

A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, ... em Barrancos

A Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB), prepara-se para investir, "no seu lagar de Moura", 4,5 milhões de euros, parcialmente subvencionados.
Espera-se que alguns euros  sejam investidos no "pólo de Barrancos" da Cooperativa, situado na Rua Duque de Cadaval, em Barrancos
Edifício da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, Barrancos. Foto: eB
Fundada em 1954 a CAMB funcionou como Lagar de Barrancos até finais da década de 80 do séc. XX. A partir dessa data a produção de azeite foi concentrada em Moura. A filial de  Barrancos funciona actualmente como um entreposto para receber a azeitona, que depois é transformada em Moura.
Na última campanha, que terminou recentemente, o lagar de Moura transformou 27 mil toneladas de azeitona em cinco mil toneladas de azeite e o volume de negócios da instituição em 2009 rondou os 15 milhões de euros.

2 comentários:

Anónimo disse...

O que nos parece é que não temos capacidade individual de fazermos dos nossos produtos aquilo que os outros fazem com o mesmo.

Bem sei que a união faz a força mas, se o concelho tem a matéria se nos dias de hoje, fazer um lagar não é assim tão dispendioso, se acima de tudo a não dependência significa a não submissão o que pode não dar dinheiro mas tem muito valor, então porque não voltar ao que se fazia antes AZEITE DE BARRANCOS, pois nos supermarcados não se vê este rótulo, só se vê Azeite de Moura, para se ver Barrancos é necessário binóculo.
POouco ou muito comercializar o que é nosso será uma forma de identidade regional.
O Caoncelho é pequenos, sim todos sabemos, mas com grandes possibilidades naturais.~

romcadur disse...

As minhas desculpas por não ter assinado o íltimo comentário da Cooperativa, não é minha politica