sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Síntese dos acontecimentos recentes em Barrancos

Ponto de situação dos acontecimentos ocorridos desde há dois dias em Barrancos:

3 de Fevereiro, por volta das 13h00:
1 - Cinco indivíduos, de nacionalidade brasileira, que se fazim transportar num Fiat Punto cinzento, tentam raptar (carjakign) e meter na bagageira do seu carro uma professora da EBI de Barrancos, junto à ponte 2ª, a cerca de 3 Km da Vila de Barrancos.

2 - A resistência da professora e a aproximação de uma vitura da GNR de Barrancos, evitam o sequestro, provocando a fuga dos assaltantes/criminosos. Na fuga um dos assaltantes dispara contra um agente da GNR, que quase é atingido.

3 - A professora, que felizmente saiu ilesa do assalto, consegue chegar à EBI de Brarancos, em estado de choque.

4 - A GNR de Barrancos monta um dispositivo de perseguição aos criminosos, que dura praticamente toda a noite.

4 de Fevereiro, entre as 7-10h:
5 - Os alegados criminosos tentam roubar uma viatura junto à ponte do ribeirinho, em St.Aleixo da Restauração.

6 - A GNR que andava na sua perseguição, intervem e, na troca de tiros, morre um dos assaltantes e  dois são capturados.

7 - A GNR reforça o dispositivo de segurança para captura dos dois restantes assaltantes, que continuam foragidos.

8 - As buscas decorrem durante todo o dia no  município de Barrancos e nas freguesias de Santo Aleixo e Amareleja (Moura).

9 - Por volta das 14h00 começa a circular a informação que os assaltantes poderiam estar na zona da Serra Colorada, muito próximo da Vila de Barrancos. Muitos habitantes, com montes na zona, regressam a casa apressadamente.

10 - A GNR visita o estaleiro das obras de construção do novo Lar de Barrancos. No início da noite começa a circular o rumor,  não confirmado, que um dos elementos do grupo poderia ter trabalhado nesta obra, logo no seu início (Abril/Maio).

5 de Fevereiro:
11 - A GNR mantém o dispositivo, nalguns casos reforçado, de vigilância dos principais cruzamentos, estradas, caminhos e campos de Barrancos, St. Aleixo e Amareleja, A Guarda Civil espanhola reforça também a vigilância da zona da raia, desde Encinasola a Valência de Mombuey.

12- O Tribunal da Comarca de Moura decreta a prisão preventiva para os dois assaltantes.
Nota do autor:
O estado de Barrancos, que nestes dois dias tem sido muito visitado, não pode deixar de registar publicamente a actuação da GNR, em especial dos elementos do Posto Territorial de Barrancos, sendo de destacar e louvar o seu grau de profissionalismo e prontidão, apesar dalguma falta de meios.

3 comentários:

Anónimo disse...

Os meus parabéns aos GNR's de Barrancos (e a todos outros também como é óbvio) com a falta de meios (não tinham um único colete à prova de balas no nosso posto) para estas situações é de louvar a prontidão e a entrega de todos eles na protecção do nosso povo.

Anónimo disse...

os meus parabens a gnr de barrancos porque sem condicoes nenhuma conseguem apanhar tres dos assaltantes, entre que noutras localidades com mais segurança e condicoes nao sao capaz de fazer o que os nossos agentes da gnr fizeram assim que muito mas muitos parabens tem feito um grande esforço e tem posto as suas vidas em perigo

Teixeira Correia disse...

Além da grande atitude profissional da GNR, Barrancos incluida, a minha saudação e reconhecimento ao "Estado de Barrancos" e ao seu autor pelo acompanhamento e constante informação sobre este caso, funcionando como uma autentica rádio local ou jornal diário do concelho.
É desta massa que se fazem coisas construtivas. Mais do que um blog de mexericos, é um grande meio de informação.
PARABÉNS
Teixeira Correia