Na sequência da visita a Barrancos, o deputado José Soeiro (PCP) questionou a Srª ministra da Saúde acerca da assistência médica em Barrancos. As perguntas colocadas e as respectivas respostas publicam-se seguidamente:
Perguntas do Deputado José Soeiro:
"1. Vai o Governo reforçar o número de médicos no Centro de Saúde de Barrancos de modo a reforçar a prestação de cuidados de saúde no concelho?
2. Se, face às dificuldades que se têm verificado em recrutar clínicos nacionais, houver disponibilidade de recrutamento de médicos na vizinha Espanha está o Governo disponível para assegurar a respectiva contratação? "
Resposta da Ministra da Saúde:
“O médico colocado no centro de Saúde de Barrancos tem a seu cargo uma população inscrita de 1746 cidadãos, não tendo sido mobilizado para o concelho vizinho 3 dias por semana, mas sim 3 tardes por semana. Ou seja, num horário laboral de 42 horas, o médico em causa não está presente no Centro de Saúde de Barrancos apenas 15 horas.
O Centro de Saúde de Barrancos, para além do médico aí colocado, conta também como o apoio de 2 médicas de Medicina Geral e Familiar, provenientes do Centro de Saúde de Moura, que fazem consultas de Saúde Materna, Planeamento Familiar e Rastreio do Cancro do Colo do Útero, Saúde Infantil e Saúde Escolar.
No Centro de Saúde de Barrancos não existe lista de espera para consulta, estando assegurada a acessibilidade dos cidadãos aos cuidados de saúde."
Fonte: www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalhePerguntaRequerimento.aspx?BID=46841
Sem comentários:
Enviar um comentário