A Vila de Barrancos recebe hoje um grupo de 70 refugiados provenientes de todo o mundo, que de uma forma simbólica vêm agradecer ao Povo Barranquenho o acolhimento prestado em 1936 aos refugiados da Guerra Civil espanhola.
Numa organização conjunta do Conselho Português para os Refugiados e do Município de Barrancos, esta iniciativa prevê uma visita ao Castelo de Noudar, ao Campo de Concentração da Coitadinha, ainda da parte da manhã e uma conferência pública sobre “Refugiados de ontem, refugiados de hoje” a realizar pelas 15h30 no Salão dos Bombeiros Voluntários de Barrancos.
Esta sessão é antecedida por uma conferência de imprensa noMuseu Municipal de Arqueologia e Etnografia de Barrancos, a realizar às 14h30.
Do grupo fazem parte 10 crianças, filhos de refugiados, com idades entre os 3 e os 5 anos, que serão acompanhadas pelas animadoras da CAF/ATL e integradas nas actividades juntamente com as demais crianças de Barrancos.
Na iniciativa associou-se o Agrupamento de Escolas de Barrancos que se disponibilizou para fornecer o almoço aos visitantes.
«Pessoas reais, necessidades reais» é o lema da campanha deste ano do Dia Mundial do Refugiado que vamos todos celebrar esta sexta-feira, 20 de Junho.
Sem comentários:
Enviar um comentário