quarta-feira, 25 de março de 2009

Grupo Coral da Casa do Povo de Barrancos

Para quem gosta ou não se lembra, aqui fica um cheirinho do cante do Grupo Coral da Casa do Povo de Barrancos, infelizmente extinto:

www.joraga.net/gruposcorais/index.htm

Vale a pena ouvir o Chicuelo, o Cantare, o Carlos, e tantos outros que fizeram o imaginário da geração dos 40....

20 comentários:

Anónimo disse...

Este Grupo Coral na minha opinião foi o melhor dos melhores A CASA DO ALENTEJO EM LISBOA que o diga Aquela moda quando começa e a seguir vem aquela voz sub-natural só podia ser " O meu lirio roxo" até arrepiou os que lá estavam.
Nos em Barrancos temos excelentes executantes sejam eles Altos, Pontos,Ternos.

Anónimo disse...

Boa noite Jacinto,

Estas musicas são cantadas em que ano? Ouvi-as todas e não reconheço as vozes. Adorei este teu post. É mesmo uma pena não termos um grupo coral em Barrancos com tantos talentos do cante alentejano que temos na nossa terra. Quando li o titulo por momentos ainda pensei que fosse um regresso, mas infelizmente não.

Cumprimentos,

Tiago Raposo

Anónimo disse...

Grandes vozes que aqui estão, e grande Grupo Coral, porque acabou?

Não foi por acabar a Casa do Povo de Barrancos certo!!!

Alguem me pode dizer de quem é o vozeirão do "Meu Lirio Roxo"?

Em que ano foi feita esta gravação?

Isto é um Marco de uma cultura e de uma vida, e temos que ver que que há uns anos atrás, a vida era cheia de sacrificios para estes homens fartos de trabalhar no campo e familias e as coisas fizeram-se, estão aqui demonstradas.
E levaram o nome de Barrancos bem longe.


Cumprimentos

Tói Guerreiro disse...

Parabéns Jacinto!
Como habitualmente, vais continuando a noticiar e supreendendo-nos com todo o teu empenho e dedicação,a nossa cultura e a forma de ser Barranquenha.Fizeste reviver a mim particularmente a qualidade do grupo de então,que tantas vezes assisti às suas inéditas actuações,não menosprezando o actual.
Respondendo ao Sr.Anónimo,julgo que o ensaiador do Grupo nessa data,era um responsável dos cantoneiros de estradas natural de Serpa,e a segunda voz presumo ser o inconfundível"Chicuelo".
Mais uma vez, relembro o executivo da Câmara, estas informações oportunas e úteis, cabiam na página electrónica.

O desenvolvimento seja do que for não se compadece com a comodidade e a inércia,de quem lidera.

Tói Guerreiro

Anónimo disse...

Bem Jacinto adorei este post...realmente está muito bom...
...e é claro como diz o primeiro comentario este foi o melhor dos melhores nao desfazendo de nenhum porque adoro o grupo e tenho muita pena que ande sempre nestes altosa e baixos..
Um abraço
Vera Cortegano!!

Anónimo disse...

Sr. Toi Guerreiro e Sr. Jacinto penso que não é o Chicuelo porque nesta altura já existiam os Arraianos que ensaiavam nas Bicas.
É outro Sr?
Sobre o porta-voz do grupo da altura penso eu, mas gostaria de o confirmar Tio Candeo ou Tio Alfredo, acho?

Cumprimentos


Cumprimentos

Jacinto Saramago disse...

Caros Leitores:

A História do Grupo Coral da Casa do Povo de Barrancos e dos seus membros, está por fazer. Se tiverem documentos ou qualquer informação útil sobre o Grupo, gostaria de a conhecer: tentarei, dentro das minhas limitações, dar a conhecer e divulgar esta componente esquecida do vasto Património Cultural Barranquenho.

Quanto às vozes e aos elementos do grupo, naquele registo audio, tentarei o esclarecimento brevemente, assim receba as informações solicitadas.
Cpts.

Jacinto Saramago

Anónimo disse...

Boas,
eu acho que o vozeirão até pode ser o pai da Vera (o Celestino) que me recordo também canta muito bem.
Jacinto fala com ela.
Ela provavelmente terá muito gosto em colaborar nessa pesquisa. Era muito bonito conhecer esta história eu nem me lembrava deste grupo, nem sabia que tinha existido com este nome e adorei o post muito BOM MESMO.
Gracias
Vânia Reganha

Anónimo disse...

Parabéns Jacinto!!!
Excelente post sem qualquer dúvida, é um previlégio poder ter acesso a ouvir semelhantes vozes, vozes que são as raizes da "nossa" geração.
Ouço o GRUPO CORAL DA CASA DO POVO DE BARRANCOS, e sinto orgulho de ser BARRANQUENHA.
Zinha

Anónimo disse...

Penso que a voz do auto é inconfundível, o Sr Chicuelo

Anónimo disse...

Boa tarde a todos
Sr. jacinto penso que o teu post esta excelente e deve-se aprofundar este assunto ainda mais ou seja escrever o historial deste Grupo porque foi esquecido ou convém esquecer.
Acho que o vozeirão perante uma pesquisa e informações que me facultaram acho que é o Sr. Carlos Boiero mas todos nós gostariamos de confirmar?

Um Abraço

Anónimo disse...

Dizem que o chicuelo nessa altura não cantava nesse grupo por isso a pessoa que tanto fala no inconfudivel esta confundido eheheh mas ao pesquisarmos concerteza vamos tirar todas as dúvidas

Vânia Reganha disse...

Boa noite Jacinto,
e restantes leitores.
Tenho perguntado às pessoas mais "vividas" com as quais lido informação sobre este tema e todas mencionam o INCONFUNDIVEL Sr. Carlos Caçador (Boiero para os amigo) como o dono do vozeirão da música Meu lírio roxo como já um anónimo mencionou num post mais acima.
Cpts,
Vânia Reganha

Anónimo disse...

Boa noite Senhores e Senhoras
Estive a fazer uma pesquisa e recolher informações aqui e além e fiz a reunião já de alguma informações sujeita a actualizações por estar incompleta.
Os senhores que se encontram na capa da cassete audio são os seguintes:

ALTOS:

TIO ALFREDO
CELESTINO
CARLOS CAÇADOR
TIO ALEXANDRINO TORRAO

PONTOS

RUBIO
TIO CARLOS TORRAO
TIO DOMINGO ESPERANÇO

BAIXOS

TIO CANDEO
MANUEL PIRIQUITO
MACERO
MAMEDE
TIO CHICO MALOQUIMQUI
CHICO MARIA
XINO
ALEXANDRINO BALEIZÃO
ZÉ CORRITO
ZÉ RÁDIO
TIO MARUJO

VESTUÁRIO:

CHAPEU PRETO
CALÇAS PRETAS
CAMISA BRANCA
COLETE PRETO
LENÇO AZUL BOLAS AMARELO
JAMBRA XADREZ PEQUENO AZUL

LOCAL DE ENSAIOS:

CASA DO POVO DE BARRANCOS
QUINTALÃO DE FESTAS DE BARRANCOS

Quem não estiver o nome envie um post para actualizar e confirmar-mos para podermos reunir o maximo de informação possivel para não cair no esquecimento como estava.
E se com isto acende a luz para reconstruir-mos um BOM grupo em Barrancos sem altos e baixos como dizia a Sra. Vera, sem fins politicos e etc....
Ainda não responderam porque acabou????
Cumprimentos

Anónimo disse...

Bem tou a ver que realmente ainda restam dúvidas sobre os altos deste grupo...eu vos digo entao...lol..na canção Meu lirio roxo - é o carlos boieiro e meu pai Celestino Cortegano...o meu avô Alfredo tb faz alguns altos e tb começa algumas cantigas a Ablha bem trabalha e Igreja da nossa terra são começadas por meu avô entre outras...o Chicuelo nao cantava neste grupo...nenhuma voz que aparece ai é a dele...Boa noite a todos. Abraços Jacinto!!!
Vera Cortegano

Anónimo disse...

Boa noite jacinto,

Pela quantidade de comentários desta tua espectacular publicação, ve-se claramente a vontade/saudades que nos os barranquenhos temos dos nossos grupos corais! O que seria preciso fazer para voltarmos a ter um grande grupo coral em barrancos? Seria realmente fantástico termos novamente um grupo em grande.

Cumprimentos,

Tiago Raposo

Anónimo disse...

Boa noite caros leitores
É com um enorme prazer e honra que digo temos muita matéria-prima de primeira qualidade bons executantes não digo talvez, mas sim os menhores vai ter-se reunir os esforços só num sentido reunir o passado com o presente para ter-mos um excelente futuro, e principalmente querer porque sempre
se disse querer é poder.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Muito bom dia a todos, gostária de saber se já se reuniu mais alguma informação sobre este post - Grupo Coral da Casa do Povo de Barrancos.


Cumprimentos

Jacinto Saramago disse...

Sim. Já tenho mais alguma informação que espero divulgar brevemente.

Obrigado pela leitura do blog.

Jacinto Saramago

Anónimo disse...

Bom dia caros leitores, venho preguntar através do blog do Sr. Jacinto Saramago se já tenheem e reuniram mais alguma informação sobre o Grupo Coral da Casa do Povo de Barrancos, se tiverem algumas informações enviem-nas o mais rapido possivel para para que este GRUPO não voltar a ser novamente esquecido enviando para Sr.Jacinto Saramago e o Sr. JOsé RAbaça GAspar de CORROIOS que foi o senhor que colocou no seu blog -http://www.joraga.net/gruposcorais/index.htm - através de um Barranquenho que muito preza as suas raízes disponibilizou as modas para estarem hoje e sempre disponiveis todos e hoje as estarem a ouvir em formato Wave e MP3.

Aguado atentamente

Cumprimentos a todos Barranquenhos