terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Ordenamento do trânsito: A nova sinalética

Para quem não está lembrado recordo que há cerca de um ano o Município de Barrancos aprovou um novo regulamento de trânsito. O regulamento, que foi precedido de apreciação pública (Aviso nº 909/2008, DR, 2ª série, nº 7, de 10/01), tem por "objecto o ordenamento da utilização da via pública por peões, veículos motorizados e veículos não motorizados na vila de Barrancos."

As alterações ao ordenamento do trânsito começaram agora a ter alguma visibilidade. A nova sinalética já está colocada nalgumas zonas da Vila, em especial nas imediações da EBI.

Dada a sua complexidade e para evitar as normais confusões em automobilistas e peões, talvez seja aconselhável que a sua aplicação seja progressiva e faseada, com um período de adaptação para melhor conhecer as inovações.

Para quem quiser familiarizar-se com estas alterações, poderá consultar o regulamento do trânsito no site da CMB (www.cm-barrancos.pt) ou na página electrónica do Diário da República (http://dre.pt/pdf2sdip/2008/01/007000000/0123901241.pdf).

Espera-se que este regulamento venha ordenar o estacionamento - Praças da Liberdade e do Município (estacionamento caótico) e Rua 1º de Dezembro (estacionamento e paragens abusivas ) - facilitando a fluidez do trânsito e garantindo a segurança dos peões.

1 comentário:

Sérgio Rodrigues disse...

Mais um excelente caso de sucesso ao nivel da estratégia de sinalização