domingo, 22 de fevereiro de 2009

Ser Voluntário em Barrancos

Numa altura em que os ministérios da Saúde e da Educação discutem a possibilidade do regresso ao trabalho, em regime de voluntariado, de médicos, enfermeiros e professores, é bom lembrar que em Barrancos, para além dos Bombeiros, há outra instituição local capaz de acolher voluntários: o Lar Nossa Senhora da Conceição de Barrancos.

Se está disponível, se acha que tem competências, vontade e está interessado(a) em prestar um serviço à comunidade, não hesite, contacte a IPSS e ofereça-se para fazer parte duma "casa" que tem como objecto social a prestação de cuidados e de assistência aos seus residentes e aos beneficiários do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).

Quem é o Voluntário?

"É o indivíduo que de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora. A qualidade de voluntário não pode, de qualquer forma, decorrer de relação de trabalho subordinado ou autónomo ou de qualquer relação de conteúdo patrimonial com a organização promotora, sem prejuízo de regimes especiais constantes da Lei." (art.º 3.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro)

O regime jurídico do Voluntariado está previsto no Decreto-Lei nº 389/99, de 30/9, que regulamenta a Lei nº 71/98, de 3/11.

2 comentários:

Anónimo disse...

Jacinto,
quais as actividades ou áreas que o lar promove para que os voluntários possam exercer ou dar o seu contributo???
Vânia

Jacinto Saramago disse...

Olá Vânia!
Neste momento estamos a identificar as áreas prioritárias para integração no Banco do Voluntariado de Barrancos,em fase de insituição pela CMB.
Contudo, estamos receptivos a receber voluntários para prestar serviço no âmbito da animação socio-cultural e no apoio geral ao residente - desde a alimentação, até ao convívio (as conversas com os grupos informais são formas de terapia!). As oficinas de crochet, tricot, arraiolos, também são opções váoidas. O apoio técnico especializado continua a ser necessário: enfermagem, fisioterapia, os cuidados médicos, entre outros.

Cada caso é um caso, por isso aconselho os leitores sensíveis a esta modalidade de dedicação à comunidade, a pedir informações à directora técnica da IPSS, Drª Júlia G0mes, através do telefone 285958353 ou mail: lar.barrancos@gmail.com
Cpt.
Jacinto Saramago