terça-feira, 11 de maio de 2021

Apresentado o livro "Tauromaquia - Património Cultural de Portugal" com um contributo barranquenho

Decorreu no passado sábado, dia 8 de maio, a apresentação do livro "Tauromaquia Património Cultural de Portugal", no Auditório do Fórum Cultual de Alcochete cheio de público, com a mesa composta pelo Luis Capucha, professor e investigador do ISCTE, Elisio Summavielle, diretor do CC de Belém e Telmo Correia, deputado do CDS/PP, com excelentes intervenções, num ambiente de exaltação da tauromaquia. 

O trabalho, sob a coordenação de Luís Capucha e Joana Camacho, resulta do projeto de investigação “Tauromaquia, Património Cultural de Portugal” proposta de candidatura ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, tendo como objeto a Corrida de Toiros. Como foi defendido pelos oradores - Elísio Summavielle, Telmo Correia e Luís Capucha - as touradas são cultura de facto e legalmente (de direito), pelo que têm de ser tratadas como tal, como a lei obriga, e não segundo o gosto de qualquer governante. Essa é a "obrigação e dever básico que o Estado tem para com os cidadãos e a sua cultura, numa sociedade democrática, livre e plural". Nas suas intervenções, todos os oradores se referiram elogiosamente a Barrancos e à sua tradição cultural ligada à tauromaquia.

A publicação inclui um excelente artigo de António Tereno, sobre a tradição dos "touros de morte em Barrancos", ilustrado com fotos do eB.

pode ver aqui o vídeo completo do evento

Fotos: Luis Capucha; e eB)

Sem comentários: